26 de novembro de 2020

Eleições 2020

REPRESENTATIVIDADE

Mulheres representam 19% dos cargos eleitos em Franca e região

Considerando Franca e mais oito cidades da região - Rifaina, Cristais Paulista, Patrocínio Paulista, Pedregulho, São José da Bela Vista, Itirapuã, Ribeirão Corrente e Restinga -, apenas 19% dos cargos do executivo e legislativo (prefeitos e vereadores) serão ocupados por mulheres.

Eleições 2020 4 dias atrás
Higor Goulart
da Redação
Arquivo/GCN
Lindsay Cardoso (Cidadania) foi eleita a vereadora mais votada de Franca
A presença das mulheres na política tem sido cada vez maior ao longo dos anos. Apesar desse crescimento gradual, o número ainda é bastante pequeno. Considerando Franca e mais sete cidades da região – Rifaina, Cristais Paulista, Patrocínio Paulista, Pedregulho, São José da Bela Vista, Itirapuã, Ribeirão Corrente e Restinha-, apenas 19% dos cargos do executivo e legislativo (prefeitos e vereadores) serão ocupados por mulheres. Na legislatura atual (2017-2020), o número é ainda menor, pouco mais de 13%.
 
Franca, que contava com apenas uma mulher na Câmara Municipal – a vereadora Cristina Vitorino (Republicanos) -, dobrou esse número. Isso graças a Lindsay Cardoso (Cidadania), candidata mais bem votada, com 3.284 votos, e Lurdinha Granzotte (PSL), que teve 1.220. Cristina, que também foi candidata, não conseguiu se reeleger, mas se mostrou feliz com o resultado para as mulheres, vendo como essencial esse aumento.
 
Já Lindsay, protetora de animais, ficou contente também com o resultado, mas acredita que ainda falta um número maior de mulheres nas cadeiras do legislativo – são 15. “Só fico triste ao ver que ainda temos tão poucas mulheres ocupando espaços na política. Demoramos para ter a primeira mulher vereadora (foi a Maria Isabel, na década de 1990) e hoje, 30 anos depois, continuamos tendo uma só (Cristina Vitorino). Acho que a sociedade tardou para permitir que a gente tivesse espaço, mas também falta para as mulheres batalharem mais”.
 
Na cidade, onde até hoje nenhuma mulher liderou o executivo, a história pode ser feita. Flávia Lancha (PSD) foi a mais bem votada no primeiro turno, com 35.338 votos (24,61%), e disputa o segundo turno com Alexandre Ferreira (MDB). Caso eleita, o número de representantes femininas pode aumentar para 20%.
 
“Sinto uma responsabilidade imensa. Será uma honra, se eleita for e confio que serei, ser a primeira mulher a governar Franca. E pela minha história e pela minha determinação e compromisso com meus eleitores, tenho certeza de que estou credenciada para fazer a diferença em nossa cidade e na vida de nossa população”.
 
Assim como o que pode acontecer na capital do basquete, Cristais Paulista, Ribeirão Corrente e Restinga terão prefeitas para os próximos quatro anos. Em Cristais, Dra Katiuscia (PSD) conseguiu a reeleição, contando com 3.032 votos. Já em Ribeirão Corrente, Aninha Montanher (PTB) – vereadora nos últimos dois mandatos, se elegeu com 1.788 votos. Também do PTB, a candidata Karla Ferracioli foi eleita em Restinga, com 3.144 votos. 
 
Tanto em Cristais, quanto em Ribeirão, o legislativo também contará com representantes femininas. Na primeira, Edna Costa (Solidariedade) e Marilene Morais (PTB) foram eleitas. Já em Ribeirão, Aline Carrer (PTB) terá uma das nove cadeiras da Câmara Municipal. O mesmo não acontecerá em Restinga, que na próxima legislatura não terá nenhuma representante mulher.
 
Apesar de não contar com ninguém no executivo, a cidade que mais conseguiu eleger representantes femininas foi Patrocínio Paulista. Serão quatro mulheres nas nove cadeiras da Câmara Municipal. Foram eleitas Dandara e Valéria, ambas do MDB, Fátima Psicóloga (PSB) e Marília Lila (Cidadania). O número dobra em comparação à atual legislatura, que contava com duas mulheres, nenhuma delas reeleita.
 
Confira as mulheres eleitas em Franca e cidades da região:

Franca
Câmara (15 cadeiras – 2 mulheres)
Lindsay Cardoso (Cidadania) - 3,284 mil votos 
Lurdinha Granzotte (PSL) – 1,220 mil votos
* Na composição de 2017-2020, a Câmara contou com apenas uma mulher – Cristina Vitorino (Republicanos), que não conseguiu se eleger (468 votos)
 
Rifaina
Câmara (9 cadeiras – 1 mulher)
Ana Márcia Mateus (PP) – 188 votos
* As mulheres mantêm o mesmo número da composição de 2017-2020, que conta com Orfélia Alves (PSD), que não conseguiu se reeleger, tendo apenas sete votos.
 
Cristais Paulista
Prefeitura - 
Dra Katiuscia (PSD) – 3,032 (55,65%) - Reeleição
* Venceu o delegado Márcio Murari (PSDB), que obteve 2,416 votos
 
Câmara (9 cadeiras – 2 mulheres)
Edna Costa (Solidariedade) – 202 votos
Marilene Morais (PTB) – 190 votos – Reeleição
* Marilene Morais conseguiu se reeleger, ao contrário de Bel. As duas eram as representantes femininas na Câmara de Cristais.
 
Patrocínio Paulista -
Prefeitura -
* Apesar de Dr Mauro ter conseguido se reeleger na cidade, a candidata do PTB, Néria, foi a segunda mais bem votada, com 2,293 mil votos. A mulher já foi vereadora por duas oportunidades, além de ter sido vice-prefeita em 2012.
 
Câmara (9 cadeiras – 4 mulheres)
Dandara (MDB) – 396 votos – Candidata mais bem votada na cidade – Mulher trans e negra
Valéria (MDB) – 327 votos
Fátima Psicóloga (PSB) – 183 votos
Marília Lila (Cidadania) – 140 votos
* No período de 2017-2020, a Câmara Municipal de Patrocínio Paulista contou com duas mulheres no legislativo. Nenhuma delas segue para os próximos quatro anos.
 
Pedregulho
Câmara (11 cadeiras – 1 mulher)
Soninha da Igaçaba (PSDB) – 260 votos
* Sem nenhuma representante mulher no período de 2017-2020, a Câmara Municipal de Pedregulho contará com Soninha Igaçaba nos próximos quatro anos do legislativo.
 
Itirapuã
Câmara (9 cadeiras – 2 mulheres)
Sandra do Marcão (PSDB) – 187 votos – reeleição
Pastora Raquel (PSDB) – 148 votos – reeleição
* Itirapuã contará uma mulher a menos no legislativo. Na legislatura de 2017-2020, Sílvia de Souza, do PSDB, também estava presente. A vereadora não tentou reeleição.
 
São José da Bela Vista
Câmara (9 cadeiras – 2 mulheres)
Fernanda Cabeleireira (PTB) – 177 votos
Professora Maria Luiza (Avante) – 110 votos
* Na atual legislatura, São José da Bela Vista conta com apenas uma mulher.
 
Ribeirão Corrente
Prefeitura
Aninha Montanher (PTB) – 1,788 mil votos – 54,51%
* Aninha foi vereadora nos últimos dois mandatos.
 
Câmara (9 cadeiras – 1 mulher)
Aline Carrer (PTB) – 194 votos
* Assim como no atual mandato, apenas uma mulher terá cadeira na Câmara Municipal de Ribeirão Corrente

Restinga
Prefeitura
Karla Ferracioli (PTB) - 3,144 mil votos - 60,11%
 
89 vagas no legislativo – 15 mulheres (17%)
9 prefeituras – três mulheres eleitas e uma concorrendo (Flávia Lancha)


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • OSMAIR PONCE
    4 dias atrás 1 Curtiu
    JA EM RESTINGA A PRIMEIRA MULHER ELEITA PREFEITA BATEU SEU CONCORRENTE EM UMA VOTAÇÃO HISTORICA COM 1058 VOTOS DE DIFERENÇA OBTENDO CERCA DE 63% DOS VOTOS. SERÁ QUE ESQUECERAM RESTINGA OU O PROFISSIONAL NAO FEZ A MATERIAL COM UM DETALHADO ESTUDO?, SERA QUE TINHA ALGO DE RESTINGA NA MATERIA E EU NÃO LI?
  • FERNANDO HENRIQUE DA SILVA
    2 dias atrás
    Restinga não deve ser da região de Franca, mesmo sendo vizinha. Na cidade foi eleita uma mulher como prefeita.
  • FERNANDO HENRIQUE DA SILVA
    2 dias atrás
    Pô.... Pensei que Restinga não pertence a região de Franca...... Ainda bem que corrigiu.
Veja mais Franca

CLIMA EM FRANCA

30°
17°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2318
    Sorteio: 28, 44, 52, 54, 58, 60 Data: 14/11/2020
  • Quina: 5418
    Sorteio: 22, 35, 44, 53, 66 Data: 17/11/2020