29 de novembro de 2021

Franca

NESTA SEXTA

Black Friday: Procon e especialista dão dicas para evitar fraudes

Apesar de ser um ótimo dia para fazer compras de fim de ano, o momento exige um pouco de cuidado para evitar ser enganado ou gastar mais que o orçamento.

Franca 26/11/2020
Kaique Castro
da Redação
Dirceu Garcia/GCN
Black Friday acontece nesta sexta-feira e promete até 80% de desconto
Nesta sexta-feira, 27, acontece a tão esperada Black Friday. Um dia em que as lojas prometem até 80% de desconto em seus produtos. Mas apesar de ser um ótimo dia para fazer compras de fim de ano, o momento exige um pouco de cuidado. E para que os consumidores não sejam enganados, o Procon de Franca realizou nos dias 24 e 25 uma fiscalização para verificar os preços que eram praticados e o cumprimento dos valores que serão ofertados amanhã.
 
De acordo com o coordenador interino do Procon, Luis Antonio Murari, os consumidores devem aproveitar a data de forma consciente e responsável. Ele disse que, durante a fiscalização dessa terça-feira e quarta-feira, nenhum comércio foi multado e que em vários locais as promoções já se iniciaram.  
 
"É importante que o consumidor verifique qual preço é praticado no mercado, pesquisar em mais de um estabelecimento, fazer prints das telas com os preços oferecidos pelas lojas, usar aplicativos e sites de comparação de preços, que ajudam a avaliar se o valor é de fato promocional", orientou o coordenador. 
 
O Procon também recomenda que os consumidores façam uma lista dos produtos ou serviços que pretendem adquirir e que estipulem um valor de gasto, evitando assim, gastar mais que o previsto e prejudicar no orçamento. 
 
 
Dicas 
 
Para a Professora de Direito do Consumidor e de Direito Civil na Universidade de Franca, Letícia Machel Lovo, os consumidores devem se atentar a pelo menos três cuidados  para ter uma compra segura e evitar dores de cabeça:
 
1- Evitar fornecedores desconhecidos. Ou seja, o consumidor deverá privilegiar sites e lojas físicas que já tenha comprado anteriormente. Este tipo de procedimento ajuda, também, a identificar se os produtos estão, de fato, com o preço reduzido.
 
2- Observar se a oferta condiciona a compra de um produto unitário à compra de outro produto. Por exemplo: quando só é possível adquirir uma camiseta na promoção Black Friday se levar junto uma calça jeans. Esta é uma prática abusiva, vedada pelo Código de Defesa do Consumidor, conhecida, também, como venda-casada. O consumidor não é obrigado a levar mais de um produto.
 
3- É válido lembrar que nas aquisições feitas fora do estabelecimento comercial (pela internet, telefone ou catálogo), o consumidor poderá desistir da compra, no prazo de até 7sete dias e, neste caso, escolherá pelo reembolso dos valores pagos ou pelo crédito na loja.
 
Além das dicas, para a especialista, é importante que o consumidor pesquise os valores em promoções, para evitar sempre de ser lesado. “O consumidor deverá pesquisar o mesmo produto em outros estabelecimentos para que tenha um parâmetro sobre o desconto – se vale a pena ou não. Outro ponto fundamental é ter cuidado com sites desconhecidos e valores excessivamente bons, fora do padrão de mercado. É importante que o consumidor esteja sempre alerta e, na dúvida sobre a confiabilidade da oferta, não comprar”, finalizou a professora.


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Local

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001