04 de março de 2021

Franca

NOTÍCIA ATUALIZADA

Vice-prefeito de Guaíra é preso durante a Operação Golpe Baixo

Em entrevista coletiva, o Ministério Público esclareceu que, ao contrário do que foi publicado anteriormente pelo GCN, contra o prefeito reeleito de Guaíra, José Eduardo Lelis (PSDB), havia um mandado de busca e apreensão, não de prisão.

Franca 09/12/2020
N. Fradique
da Redação
N. Fradique/GCN
Viatura da Polícia Militar com pessoas presas, nesta quarta-feira, no 3º DP
Atualizada às 17h59

O vice-prefeito de Guaíra Renato César Moreira (Cidadania) foi preso na operação Golpe Baixo, que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 9, realizada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). Pelo menos dez pessoas foram presas. Todos foram trazidos para Franca.
 
O Ministério Público investiga desde 2017 a existência de organização criminosa instalada na Prefeitura daquela cidade, desviando verbas públicas com as contratações fraudulentas de empresas pertencentes a pessoas próximas ao prefeito e ao vice. Os contratos investigados somam mais de R$ 2 milhões. 
 
Em entrevista coletiva, o Ministério Público esclareceu que, ao contrário do que foi publicado anteriormente pelo GCN, contra o prefeito reeleito de Guaíra, José Eduardo Lelis (PSDB), havia um mandado de busca e apreensão, não de prisão. Por isso, ele não foi preso, e não porque não foi encontrado em sua residência e tampouco na Prefeitura na manhã desta quarta. José Eduardo e seu vice estão afastados dos cargos pela Justiça.
 
O movimento no 3º Distrito Policial em Franca foi grande na manhã desta quarta-feira. Pelo menos outras 10 pessoas envolvidas nas fraudes estavam detidas dentro das viaturas, gerando também movimentação de advogados no local. As pessoas detidas tiveram requisição de exame de corpo delito expedidos pela Polícia Civil. Após os exames, elas seriam encaminhadas para a prisão, provavelmente, em Franca mesmo.
 
A operação contou com o apoio do 11º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), de Ribeirão Preto. Todos os mandados foram expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
 
O MP deverá divulgar nota com os nomes de todas pessoas presas, ainda hoje. A operação Golpe Baixo foi deflagrada pelo MP concomitantemente com a operação Hamelin, que cumpriu também nesta quarta-feira mandados de busca e apreensão na Prefeitura de Franca e na casa do prefeito Gilson de Souza (DEM).
 
 


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Região

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001