19 de janeiro de 2021

Nossas Letras

Cinco conselhos de um sábio

Eles nos conectam com o universo do qual fazemos parte, ajudam a acalmar a mente no entorno tumultuado, propiciam a manifestação da nossa natureza que é única - Sônia Machiavelli

Nossas Letras 09/01/2021
Sônia Machiavelli
Especial para o GCN
Sadhguru é conhecido por milhões na Índia e, de uns tempos para cá, em grande parte do mundo ocidental, considerando-se Greenwich. Seu discurso revela profundidade e leveza, as ideias não veiculam religião nem política. Há duas décadas criou a Fundação Isha, que oferece programas de yoga ao redor do mundo e apoia iniciativas a favor do meio ambiente. Aos 63 anos, ele vem ajudando através de vídeos e lives pessoas que buscam equilíbrio no viver.

Para o budismo, um guru é capaz de manter a consciência de que a vida existe não para que a usufruamos em estado de eterno conforto e inércia, mas para que possamos expandir nossa mente até o fim, com iniciativas que exigem esforço e disciplina. Cada situação adversa pode ser o motor da expansão interior. Não crescemos na alegria fugaz.

Rabindranat Tagore, poeta renovador da literatura de raízes bengali, traduzido em mais de trinta idiomas, sintetizou essa filosofia nos versos do imortal poema “Se...”, que um dia, adolescente, colei na parede de meu quarto. Nele diz, entre outras coisas, que deveríamos tratar da mesma forma o Triunfo e a Derrota, dois impostores, porque nem um nem outro duram para sempre.

Sadhguru está nas redes sociais falando de Tagore, de arte, de comportamentos. Atrai milhares de seguidores, principalmente jovens. No Youtube podemos acompanhar trechos de alguns depoimentos, como o mostrado no final de dezembro, quando deu aos internautas cinco conselhos para viver de forma mais verdadeira. Gostei tanto que os estou trazendo hoje para os leitores que não o tenham visto. Vamos lá, numa tradução de ouvido e aproximada.

1.Ao acordar, coloque um sorriso no rosto. Respirar, enxergar, ouvir, falar,sentir, pensar, andar são fenômenos extraordinários. 300 mil pessoas ao redor do mundo deixam de abrir os olhos para a vida a cada dia.

2. Depois, pense na sua família, nos seus amigos queridos. Eles também acordaram? Então manifeste de novo sua alegria com outro sorriso no rosto. Enquanto vocês dormiam, a máquina corporal mantinha o milagre da vida. Como não celebrar?

3.Por pelo menos mais três vezes durante o dia, sorria. Diante do engraçado, do equivocado, do belo, do inocente, do surpreendente, do curioso, do non-sense, sorria. O bom humor, capaz de alimentar o nosso bem-estar, deve ser desenvolvido.

4.Seja grato ao alimento que o sustenta. Conecte-se com a origem dele. Não coma distraidamente, olhando a tela do celular ou da TV. Pense no que come e como foi preparado. Respeite a hora da refeição. Comida é vida. Mas não viva para comer; coma para viver.

5.Em algum momento, todos os dias, escolha um lugar calmo e silencioso e medite. Na Internet você encontra várias lições de como meditar um minuto, dez minutos ou meia hora. Aos poucos aprenderá a manter o foco no instante vivido, sem o desperdiçar.

Cinco conselhos valorosos. Eles nos conectam com o universo do qual fazemos parte, ajudam a acalmar a mente no entorno tumultuado, propiciam a manifestação da nossa natureza que é única.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Textos

CLIMA EM FRANCA

30°
18°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2335
    Sorteio: 09, 18, 23, 42, 47, 49 Data: 16/01/2021
  • Quina: 5469
    Sorteio: 10, 14, 29, 63, 72 Data: 18/01/2021