20 de janeiro de 2021

Franca

CORONAVAC

'É a partir da análise da Anvisa que os dados são disponibilizados na sua totalidade', diz diretor do Butantan

Após Anvisa informar que documentação entregue pelo Instituto Butantan no pedido para uso emergencial da vacina é incompleta, Dimas Covas afirmou que nesta fase, apenas dados essenciais são disponibilizados.

Franca 10/01/2021
Heloísa Taveira
enviada a Batatais
Dirceu Garcia/GCN
Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas deu entrevista em faculdade de Batatais
Natural de Batatais, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, esteve presente neste sábado, 9, na coletiva de imprensa promovida pelo Centro Universitário Claretiano da cidade. Na ocasião, Covas discutiu as principais questões envolvendo a Coronavac, vacina contra o coronavírus desenvolvida pelo instituto em parceria coma farmacêutica chinesa Sinovac, e explicou sobre os dados disponibilizados à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no pedido de uso emergencial do imunizante. 
 
Apesar de o órgão regulador dizer que ainda faltam dados na documentação enviada pelo Butantan, o diretor do instituto afirmou que, neste momento, apenas as informações importantes são disponibilizadas. “Os dados foram introduzidos no sistema na Anvisa ontem (sexta-feira). É a partir da análise deles que esses dados serão disponibilizados na sua totalidade de fato.”
 
Covas ressaltou que até mesmo vacinas como Pfizer e Moderna têm seus dados incompletos, já que a fase de estudo tem uma duração de 12 meses e somente a partir disso é possível a disponibilização total das informações. Ainda assim, o instituto enviou uma nota à Anvisa afirmando que “apresentará os dados com brevidade” e que “permanece fornecendo todos os documentos necessários”.
 
O diretor do instituto confirmou que o Ministério da Saúde comprou todas as doses de Coronavac do Butantan e esclareceu que, assim que liberada pela Anvisa, em 24 ou 48 horas, a vacina vai ser distribuída em todo o país de forma demográfica. “Todos os Estados serão atendidos. Com doses do Butantan e com mais 2 milhões que estão vindo pela Fiocruz. Teremos em janeiro, se a Anvisa autorizar, 8 milhões de doses para iniciar a campanha de vacinação”, afirmou. 
 
Covas afirmou que só haverá uma relativa “tranquilidade” quanto ao vírus quando cerca de 75% das pessoas estiverem vacinadas, o que inclui os principais grupos de risco e de maior exposição. “Essa população representa cerca de 75% do total. Atingida essa cobertura, a chance de nós termos um controle eficiente da pandemia é enorme”, disse. 
 
Durante o discurso sobre o plano de imunização, Dimas Covas enalteceu o SUS (Sistema Único de Saúde). “Não existe nenhum outro programa igual ao nosso no mundo. Não existe nenhum programa que dê mais de duas dezenas de vacina para as pessoas de forma gratuita. Isso é uma grande conquista para o povo brasileiro.”


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • darsio
    10/01/2021 2 Curtiram
    Está claro que a Anvisa, comandada por um general que nada entende de pesquisa e de ciência, mas que adora esfregar o seu rabo no capitão da reserva, está agindo politicamente. Está fazedno de tudo para atrasar a liberação emergencial da vacina de modo a beneficiar politicamente o bozo. Em outras palavras podemos dizer que a Anvisa está matando pessoas para benefício político do bozo. Aliás, é muito estranho essa demora, haja vista que essa mesma Anvisa aprovou o uso de 320 agrotóxicos apenas em um ano e meio do governo bozo e, parte deles proibida na Europa e nos EUA pela elevada toxidade. Certamente o alex sairá pela porteira e, com a boca cheia de capim, soltará aquele conhecido berro de protesto. Ele faz isso porque se sente protegido pela ivomec e, não admite qualquer crítica ao compnhairo ruminante de Brasília.
    • Andre
      10/01/2021
      Diretor da Anvisa é médico, gestor de hospital e militar.
Veja mais Local

CLIMA EM FRANCA

28°
18°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2335
    Sorteio: 09, 18, 23, 42, 47, 49 Data: 16/01/2021
  • Quina: 5470
    Sorteio: 05, 62, 66, 68, 75 Data: 19/01/2021