19 de janeiro de 2021

Brasil e Mundo

FECHOU

Ford anuncia fim da produção no Brasil, com fechamento de três fábricas

A montadora, que já tinha encerrado a produção em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, comunicou que vai fechar neste ano as demais fábricas no País: Camaçari (BA), onde produz os modelos EcoSport e Ka, Taubaté (SP), que produz motores, e Horizonte (CE), onde são montados os jipes da marca Troller.

Brasil e Mundo 11/01/2021

do Estadão Conteúdo
Divulgação
A Ford anunciou nesta segunda-feira, 11, o fim de uma história de um século de produção de carros no Brasil. A montadora, que já tinha encerrado a produção em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, comunicou que vai fechar neste ano as demais fábricas no País: Camaçari (BA), onde produz os modelos EcoSport e Ka, Taubaté (SP), que produz motores, e Horizonte (CE), onde são montados os jipes da marca Troller.

Serão mantidos no Brasil a sede administrativa da montadora na América do Sul, em São Paulo, o centro de desenvolvimento de produto, na Bahia, e o campo de provas de Tatuí (SP).

Em comunicado, a Ford informa que tomou a decisão após anos de perdas significativas no Brasil. A multinacional americana acrescenta que a pandemia agravou o quadro de ociosidade e redução de vendas na indústria.

"A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável", afirmou, em nota, Jim Farley, presidente e CEO da Ford.

A produção será encerrada imediatamente em Camaçari e Taubaté, mantendo-se apenas a fabricação de peças por alguns meses para garantir disponibilidade dos estoques de pós-venda. A fábrica da Troller em Horizonte continuará operando até o quarto trimestre de 2021.

As vendas do EcoSport e do Ka serão encerradas assim que terminarem os estoques. A empresa informa que vai trabalhar "imediatamente" em colaboração com os sindicatos e outros parceiros no desenvolvimento de um plano "justo e equilibrado" para minimizar os impactos do encerramento da produção. Primeira indústria automobilística a se instalar no Brasil, a Ford está no Brasil desde 1919.

A decisão de fechar as linhas de manufaturas brasileiras segue uma reestruturação dos negócios na América do Sul.

A montadora diz que seguirá importando no Brasil utilitários esportivos, picapes, como a Ranger, e veículos comerciais de fábricas da Argentina, Uruguai e outras origens, mantendo "assistência total" ao consumidor brasileiro com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia.

Informou ainda que planeja acelerar o lançamento de diversos novos modelos conectados e eletrificados.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Abreu
    11/01/2021 2 Curtiram
    Ué, mas a Ford não é americana?, o Trump não é o presidente americano?, o presidente americano não é amigo do Bozo?, o Bozo não é o presidente do Brasil?, tô começando a achar que essa Ford é comunista....
  • José osmar
    11/01/2021 1 Curtiu
    O problema da Ford é que não tem mais o Lula para comandar as greves dos metálurgicos de araque e pedirem aumento de preços já combinados com o Fernando Henrique,acabou a galinha dos ovos de ouro,além de que o seu design está superado a muito tempo.
  • Paulo
    11/01/2021 1 Curtiu
    Parabéns aos envolvidos que voltaram no Bolsonaro e Posto Ipiranga. Querem carro? Paguem por importados. Argentina dançando tango para comemorar.
  • marcos
    12/01/2021
    essa é pra vocês canalhas que votaram nesse presidente vergonhoso, todas grandes empresas vazando do brasil, além de os alimento estarem um absurdo, agora não tem emprego , parabéns à todos canalhas que elegeram Bozonaro !
  • darsio
    12/01/2021
    Mais uma obra do bozo. A depender desse demente, a economia brasileira se redundará ao setor primário. Seremos unica e exclusivamente exportador de gêneros agrícolas de baixo ou nenhum valor agregado. E, excelente colocação do leito Abreu. Como ele disse, do que valeu o bozo viver lambendo as botas do trump? Que ganho econômico tivemos com esse espirito vira-lata do bozo? Esse é só o início da quebradeira que essa anta provocará ao país.
  • Alceu Vicente da silva
    12/01/2021
    Pense bem pessoal,o nível Cultural das pessoas que defendem o Bolsonaro,são dignos de pena até,são estes cidadãos que além do Bozo levaram para nós representar lá no congresso ilustres brasileiros como: Alexandre Frota , Sérgio Reis ,Tiririca ,Janaína Pascoal enfim ,é o pior é que ainda têm moral para defender um governo fascista, que além de não entender nada de nada está rodeado de ministros iguais ou piores do que ele.podem preparar dias piores virão já que o mundo inteiro está virando as costas para o nosso lindo país.lamento ter que dizer que quem apoia Bolsonaro é família ou são Muinto mal informado ou mal intencionado,ou imbecil ignorante igual a ele
Veja mais Brasil

CLIMA EM FRANCA

30°
18°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2335
    Sorteio: 09, 18, 23, 42, 47, 49 Data: 16/01/2021
  • Quina: 5469
    Sorteio: 10, 14, 29, 63, 72 Data: 18/01/2021