08 de março de 2021

Franca

QUARENTENA

Franca é rebaixada para a fase laranja do Plano São Paulo

As diferenças entre as fases amarela e laranja são a proibição de funcionamento de bares, o limite de abertura diária dos estabelecimentos, que cai de 10 para 8 horas diárias, podendo trabalhar até no máximo às 20 horas, e não 22 horas.

Franca 15/01/2021
Luciano Tortaro
da Redação
Reprodução
Novo mapa do Plano SP
Atualizada às 13h07

A região de Franca será rebaixada nesta sexta-feira, 15, para a fase laranja do Plano SP. Com 70,2% de taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), os municípios do DRS-8 (Departamento Regional de Saúde) de Franca irão para a segunda fase mais restritiva da quarentena contra a disseminação do coronavírus.

Em entrevista ao programa A hora é essa!, da rádio Difusora, nessa quinta-feira, 14, o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) disse que, caso o Estado rebaixasse Franca, ele iria conversar para manter a cidade na fase amarela.

“Eu não vejo essa condição de precisarmos ir para a fase laranja. Se acontecer, nós vamos sentar e discutir como é que nós vamos fazer. Vamos discutir realmente com o Governo Estadual, porque na minha cabeça a gente não tem por que ir para essa fase, de sermos rebaixado para a fase laranja”, disse ontem.

“Nós estamos aumentando leitos, buscando novas soluções, antes de o problema acontecer de fato, de chegar a 80% de ocupação na região inteira. Nós não estamos neste ponto”, observou Alexandre. Segundo o Plano SP, ocupação acima de 70% coloca a região na fase laranja e acima de 80%, na vermelha, a mais restritiva.

De acordo com o Governo do Estado, três regiões permanecem a fase laranja: Registro, Sorocaba, Presidente Prudente; outras sete irão da fase amarela para a laranja: Araçatuba, Bauru, Franca, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Taubaté; e uma região irá para a vermelho: Marília.

 

As notas

A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid faz parte de um dos critérios do Plano SP, que avalia a Capacidade Hospitalar e a Evolução da Pandemia. O critério que obtiver a pior nota é que definirá a fase em que cada região será classificada.

Como adiantado pelo GCN na manhã desta sexta-feira, em Capacidade Hospitalar, Franca e região tem 70,2% de Ocupação de Leitos UTI Covid, com nota laranja, e 12,5 leitos covid por 100 mil habitantes, com nota verde. Neste critério, como o primeiro item tem mais peso, a nota final é laranja.

Já o critério Evolução da Pandemia teve suas regras alteradas na semana passada. O Governo do Estado deixou de considerar a variação semanal de novos casos, novas internações e novos óbitos, e agora mede a quantidade de cada um dos itens por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Dessa forma, Franca registrou 292,2 novos casos/100 mil hab./14 dias, com nota amarela; 34,6 novas internações/100 mil hab./14 dias, também com nota amarela; e 2,4 novos óbitos/100 mil hab./14 dias, com nota verde.

A nota final da região em Evolução da Pandemia é amarela, mas para a classificação seria considerada a nota Laranja – a pior – em Capacidade Hospitalar


O que muda

As diferenças entre as fases amarela e laranja são a proibição de funcionamento de bares, o limite de abertura diária dos estabelecimentos, que cai de 10 para 8 horas diárias, podendo trabalhar até no máximo às 20 horas, e não 22 horas. 

 



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Maria
    15/01/2021 4 Curtiram
    Tem que ir para a fase vermelha direto este governador não tem peito , agora é a sua vez Alexandre vai acatar ou vai afrouxar que nem o Sr Gilson de Souza
  • Claudinei
    15/01/2021 2 Curtiram
    Vai ficar do mesmo jeito Franca tem que ir para vermelha Mesmo assim não resolve muito a situação os comerciantes de franca não respeitam as regras
  • Andre
    15/01/2021 7 Curtiram
    Quando era pra evoluir para fase verde: \"Então vamos ver isso aí direitinho\" Quando é pra descer de fase \"cumpra-se imediatamente\" É muita ciência! É ciência pra caramba! Espero que a população desrespeite essas regras aleatórias de políticos autoritários!
    • aNONYMOUS
      15/01/2021 1 Curtiu
      Até um fazendeiro tem mais amor no seu gado do que seu presidente miliciano, o fazendeiro vacina seu gado, seu presidente é contra a vacina.
  • APARECIDO DONIZETE NUNES
    15/01/2021
    Agora quero ver se o Sr Alexandre é macho ou vai ser um Carneirinho de carteira.
  • Santos
    15/01/2021 5 Curtiram
    A pandemia de desemprego está voltando ........
  • Jonh
    15/01/2021 1 Curtiu
    Tá certinho ! Tem que fechar mesmo... Povo ignorante e empresários muito mais.
  • Maria
    15/01/2021 2 Curtiram
    Agora só Falta o nosso Prefeito Alexandre Ferreira não cumprir a determinação do Governador aí vai ser o fim !!!!
  • Consciência
    15/01/2021 2 Curtiram
    Eu n concordo do jeito q está deveria ir p fase vermelha pq as pessoas n estão nem ai acham q o vírus só pegam outras pessoas e a si próprio ñ enquanto n fechar tudo por uns dias n vai diminuir os casos as pessoas n estão nem ai pra isso um absurdo
  • Carlos Mongomo
    15/01/2021 5 Curtiram
    Quem procura acha né, agora enfim os BARES voltarão a ficar FECHADOS. A paz voltará a reinar e o número de casos cairá abruptamente. VIVA!
  • Xico
    15/01/2021 1 Curtiu
    Como dizia Raul Seixas: Falta é cultura para cuspir na estrutura.
  • Paulo
    15/01/2021 2 Curtiram
    Agora excelentíssimo Prefeito, faça valer meu VOTO, e coloque essa turma da Vigilância Sanitária para trabalhar e cumprir com os deveres de FIS-CA-LI-ZAR!!!! Sem dó e piedade, nossos médicos enfermeiros estao exautos, antes que seja tarde demais...
  • adilson
    15/01/2021 2 Curtiram
    Só regredimos para a faze laranja por culpa do Traidória e dos nossos péssimos politicos porque enquanto Ribeirão Preto abriu 40 vagas de Uti Sus Franca fechou 7.
  • Paulo Silva
    15/01/2021 3 Curtiram
    Tem que fechar, pessoas não respeita em nada, exemplo que me mandaram vídeos do CAPS III FLORESCER fazendo aglomeração na quadra de esporte a noite se estende das 18horas a 21 horas toda semana inclusive sábado e domingos! Absurdo algo municipal com essas condições!
    • Gabriel
      15/01/2021 2 Curtiram
      Paulo, Você é aposentado ou funcionário do Estado para desejar o fechamento. Quem precisa trabalhar é porque precisa. Seu asno.
  • WANER
    15/01/2021 1 Curtiu
    Para os PNC s que estão reclamando : fiquem em casa vcs !!! Vão cuidar das suas vidas, se querem aglomerar problema deles. Repito, cuidem das suas vidas!!!
    • Claudinei
      16/01/2021
      Pelo jeito vc ainda não perdeu ninguém da família pra ver o sofrimento da pessoa e da família ver sofre e não poder fazer nada nem mesmo um velório desente
  • Alceu Vicente da silva
    15/01/2021 1 Curtiu
    Senhor prefeito se o senhor for fazer média igual ao anterior vai ter o mesmo fim que ele ,em2024 terá apenas um voto em cada 20 ,que medo é esse de proteger as pessoas de bem? Em detrimento dos botqueiros galeristas,irresponsáveis,que não respeitam nem as próprias vidas imagine ado proximo
  • Desempregado
    15/01/2021 1 Curtiu
    Tem que fechar tudo mesmo, bando de idiotas dessa cidade, se comportando como se essa doença fosse uma brincadeira. Quanto mais rápido fechar, mais rápido a situação começa a melhorar, mas isso só se a população colaborar.
  • Mil grau
    15/01/2021
    Palmeiras campeão da Liberta
  • *%$
    15/01/2021 3 Curtiram
    Não adianta nada ficar discutindo se fecha isso ou aquilo, se volta para fase x ou y, se o povo é que deveria ter consciência. Fecha a cidade inteira e o povo faz festa em casa, adianta ? Falta é muita empatia, isso sim.
Veja mais Local

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001