08 de março de 2021

Franca

PANDEMIA

Estado põe região na fase laranja, mas pede que Alexandre coloque a cidade de Franca na vermelha

Veja o que pode e o que não pode funcionar na fase laranja e quais são as regras de horários e capacidade para cada setor de atividade econômica.

Franca 15/01/2021
Luciano Tortaro
da Redação
Divulgação
Anúncio da nova fase do Plano SP foi feito nesta sexta
Atualizada às 17h43*

O Governo do Estado de São Paulo colocou em alerta Franca e outras 42 cidades paulistas por terem mais de 80% de seus leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid ocupados. A recomendação é que essas cidades endureçam ainda mais as regras da quarentena e adotem as restrições da fase vermelha, independentemente da fase em que estejam classificadas no Plano São Paulo.

Na reclassificação anunciada nesta sexta-feira, 15, Franca e os outros 21 municípios do DRS-8 (Departamento Regional de Saúde) foram rebaixados da fase amarela para a fase laranja do Plano SP, de quarentena contra a disseminação do novo coronavírus.

Na região, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid é de 70,2%, mas na cidade de Franca, especificamente, a lotação sobe a 83%. Por isso, a recomendação para que o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) adote medidas mais restritivas no município.

As cidades em situação de alerta são Américo Brasiliense, Amparo, Apiaí, Areias, Artur Nogueira, Avaré, Bauru, Birigui, Caçapava, Carapicuíba, Cruzeiro, Embu das Artes, Fernandópolis, Ferraz de Vasconcelos, Franca, Franco da Rocha, Ilha Solteira, Itapecerica da Serra, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Itatiba, Jacareí, Mairiporã, Marília, Matão, Mogi das Cruzes, Novo Horizonte, Ourinhos, Paulínia, Pederneiras, Porto Feliz, Presidente Prudente, Promissão, Santa Cruz do Rio Pardo, São Manuel, Serrana, Socorro, Sorocaba, Tatuí, Taubaté, Tupã, Valinhos e Votuporanga.

“Há uma indicação clara que a pandemia acentuou essa segunda onda em nosso país. Nós temos que tomar medidas de cautela e prevenção para proteger vidas. É muito importante que a população tenha consciência disto. A situação vem se agravando a cada semana”, disse Doria.

Outras recomendações apresentadas nesta sexta são endurecimento das regras para reuniões de trabalho em locais fechados, como limite máximo de 25 pessoas e distanciamento mínimo de 1,5 metro; evitar eventos sociais e familiares; e uso de máscaras em todos locais de acesso público, o que é obrigatório.

Alexandre descartou o endurecimento das regras. "Ele (governador João Doria) que tivesse coragem de me classificar no Vermelho. Por que que ele quer jogar a responsabilidade para o prefeito, sendo que nem está nas regras? Ele que crie coragem e nos coloque. Governador não tem que recomendar nada. Tem que dar leitos de UTI para as regiões."

Desta forma, da segunda-feira, 18, até o próximo domingo, 24, Franca permanecerá na fase laranja. Veja abaixo o que pode e como funcionar a partir da próxima semana:

Shopping center, galerias e estabelecimentos congêneres
Capacidade 40% limitada
Horário reduzido (8 horas): Após as 6h e antes das 20h
Praças de alimentação: funcionamento de acordo com a categoria do estabelecimento
Adoção dos protocolos geral e setorial específicos

Comércio
Capacidade 40% limitada
Horário reduzido (8 horas): Após as 6h e antes das 20h
Adoção dos protocolos geral e setorial específicos

Comércio varejista de mercadorias: lojas de conveniência
Venda de bebidas alcóolicas: Após as 6h e até as 20h

Serviços
Capacidade 40% limitada
Horário reduzido (8 horas): Após as 6h e antes das 20h
Adoção dos protocolos geral e setorial específicos

Consumo local (Restaurante e similares)
Capacidade 40% limitada
Horário reduzido (8 horas): Após as 6h e antes das 20h
Consumo local e atendimento exclusivo para clientes sentados
Venda de bebidas alcóolicas até as 20h
Adoção dos protocolos geral e setorial específico

Consumo local (Bares)
Atividade não permitida.

Salões de beleza e Barbearias
Capacidade 40% limitada
Horário reduzido (8 horas): Após as 6h e antes das 20h
Adoção dos protocolos geral e setorial específicos

Academias de esportes de todas as modalidades e centros de ginástica
Capacidade 40% limitada
Horário reduzido (8 horas): Após as 6h e antes das 20h
Agendamento prévio e hora marcada
Permissão apenas de aulas e práticas individuais, suspensas as aulas e práticas em grupo
Adoção dos protocolos geral e setorial específicos

Eventos, convenções e atividades culturais
Capacidade 40% limitada
Horário reduzido (8 horas): Após as 6h e antes das 20h
Obrigação de controle de acesso, hora marcada e assentos marcados
Assentos e filas respeitando distanciamento mínimo
Proibição de atividades com público em pé
Adoção dos protocolos geral e setorial específico

Demais atividades que geram aglomerações
Não permitido.

Atividades religiosas
Permitidas, seguindo regras previstas em decretos municipais.

*atualizada com as resposta do prefeito Alexandre Ferreira



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Andre
    15/01/2021 4 Curtiram
    De volta para os bares clandestinos! =) Jamais serei pautado por políticos!
    • Maria
      16/01/2021
      Seu idiota não deve ter pai nem mãe , avós para pensar assim seu asno
    • ISRAEL
      17/01/2021
      É MUITA BURRICE MESMO
    • Chico do Posto 9
      17/01/2021
      Gado 17....jumento...faz arminha, faz
  • Jean
    15/01/2021 9 Curtiram
    Ai sim, estávamos precisando de um prefeito que bata de frente com esse merda do Doriana, **** , ****,
  • Danilo
    15/01/2021 1 Curtiu
    Meu Deus, vão começar com o trancamento geral que não foi eficaz no passado. Qual o embasamento científico com relação ao trancamento ? Errar uma vez, tudo bem, mas insistir no erro é burrice. Agora chega. Hora de ir pra rua e reivindicar, caso sejamos impedidos de realizar nossas atividades normais.
  • Rita
    16/01/2021 1 Curtiu
    Então..oque adianta horário reduzido nasaslojas sempre que passo perto destas lojas do centro estão todas lotadas principalmente estas de coisas baratas que tem de tudo , fiquei sabendo que tem lojas no calçadão que abrem de domingo a domingo até as 10 horas Então prefeito !!!!!! Cadê o controle???? Á e os funcionários de super mercado não deveria estarem na primeira lista da vacina. En Franca estão no segundo grupo que mais contrariam a convide, aliás mercado não comércio em geral .
  • Darsio
    16/01/2021 1 Curtiu
    Caos! O Reino Unido já não permite a entrada de brasileiros ou de pessoas que passaram pelo nosso país. Logo, outros países deverão fazer o mesmo. Tudo isso porque Manaus está nos dando prova de que uma nova versão do vírus, mais letal está se disseminando rapidamente. É questão de tempo, muito pouco tempo para que o Brasil como um todo se depare com o drama de Manaus. Afinal, além da maior gravidade do vírus, não podemos nos esquecer de que não temos governo. Temos sim um assassino!
  • ISRAEL
    17/01/2021
    GOVERNADOR DORIA É UM BURRO MESMO ,, AO INVES DE AUMENTAR O HORARIO DE FUNCIONAMENTO DOS ESTABELECIMENTOS PARA TER MAIS ALTERNATIVA E MENOS FLUXO DE PESSOAS.. QUER DIMINUIR NOVAMENTE PARA SER AQUELE TRANSTORNO DE AUMENTO DE FLUXO DE PESSOAS NOS LOCAIS... JA ERROU UMA VEZ .. INSISTIR NO ERRO É BURRICE TOTAL...
  • Lee Santana
    17/01/2021
    Com a cloroquina, Bolsonaro implementa maior show de ilusionismo e falta de carater do mundo. Na esmagadora maioria dos casos, nosso sistema imunológico é capaz de dar conta da doença, produzindo anticorpos e eliminando o coronavírus de forma eficaz. Ao apontar um remédio ineficaz como solução para casos leves, o presidente está, na verdade, tentando roubar o mérito por algo que o organismo já faria por conta própria, ou seja, que se contaminou com covid-19 e não morreu já nao iria morrer tomando ou não a cloroquina milagrosa do \"Dr. Bolsonaro\". É TRISTE VER QUE TEM UM MONTE DE BABACA QUE ACREDITA NO QUE O \"MÉDICO ESPECIALISTA EM COVID-19 DR. BOLSONARO\" DIZ !!!!!
Veja mais Local

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001