04 de março de 2021

Franca

PANDEMIA

Coronavírus mata mais duas pessoas e infecta quase 300 nesta sexta

Em apenas 15 dias, janeiro supera os outros 10 meses com registros da doença em Franca, com 2.687 casos. Mortes são 16 neste ano. As vítimas confirmadas hoje tinham 38 e 58 anos. Hospitais da cidade estão à beira do colapso, com apenas 3 vagas de UTI na rede particular e uma no SUS.

Franca 15/01/2021
Luciano Tortaro
da Redação
Reprodução
Números de casos registrados em Franca, por mês
Quinze dias foram suficientes para fazer do primeiro mês de 2021 o pior de toda a pandemia, que na próxima semana completa 10 meses em Franca. Com mais quase 300 confirmações e duas mortes nesta sexta-feira, 15, a cidade vive um drama absurdo, com 2.687 casos positivos e 16 mortes apenas em janeiro.

Proporcionalmente, nunca se confirmou tantas infecções pelo coronavírus como neste ano. A média é de 231,3 novos casos a cada dia na cidade, em relação aos números da última semana. E com a pandemia descontrolada, vêm as mortes. Hoje, mais duas vítimas foram registradas. Ambas fora do grupo dos idosos, os mais suscetíveis às complicações causadas pela covid-19.

Os dois são homens. Um deles tinha apenas 38 anos e não apresentava comorbidades. Samuel da Silva é um triste exemplo de que o coronavírus não mata apenas pessoas que pertençam aos grupos de risco.

Ao contrário de Samuel, Ismael Eurípedes Fernandes, de 58 anos, apresentava doenças pré-existentes que agravam as complicações da covid. Em comum, os dois moradores de Franca estavam internados no Hospital do Coração e não resistiram ao vírus que já matou 237 pessoas na cidade e infectou 13.097 no total, com as 297 confirmações desta sexta.

À beira do colapso
Não bastasse o drama do descontrole do avanço da pandemia e a tragédia das mortes, Franca convive ainda com o pesadelo dos hospitais lotados. Nesta sexta, a taxa de ocupação geral chegou a 89,5%.

Hoje há apenas 10 vagas disponíveis nas 95 existentes nos três particulares e públicos da cidade que recebem os pacientes com suspeita ou confirmação da covid-19.

A situação é mais preocupante na rede pública, que corre risco de ter suas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) colapsadas neste fim de semana, assim como aconteceu no último. Nesta sexta, há disponível apenas um dos 30 leitos existentes. Nos dois hospitais particulares, o drama se repete. Das 29 vagas de UTI, apenas três estão sem pacientes. e só não é pior, porque hoje foram abertos mais dois leitos.

A situação é menos dramática nas enfermarias, que possuem 36 leitos e 30 pessoas hospitalizadas. Atualmente, são 85 pacientes internados em 95 leitos Covid.

Novo recorde em suspeitas
Ao mesmo tempo que as confirmações aumentam, também explodem os casos suspeitos. Nesta sexta-feira, a quantidade de pessoas que aguardam o resultado de exames cresceu com mais 398 registros, indo ao recorde de toda a pandemia, com 2.122 francanos aguardando o diagnóstico para confirmar ou descartar a covid-19.

Também cresceu o número de pacientes recuperados, indo a 8.728, com mais 60 pessoas. Os casos negativos foram a 18.353, sendo 224 resultados hoje.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Dorival Pasti
    15/01/2021
    Esse jornal tá pior que a globo lixo . Só notícias ruins . O povo na miserável .esse país vai virar uma Venezuela . Depois você não reclama.
    • João Paulo
      16/01/2021 1 Curtiu
      Se virar uma Venezuela vou estar tranquilo....lá tem oxigênio ao contrário daqui...
  • Maria
    15/01/2021
    Reflexo ainda das festas de natal e ano novo e segundo um médico conhecido Franca provavelmente já está com a mutação do vírus ou seja mais contagioso e mortal será coincidência as mortes de hoje , meus mais profundos sentimentos não só a estás famílias como todas as outras que perderam entes queridos. Quanto aos jovens peço que tenham conciencia e não fazem aglomerações , festas , etc.....
  • Luis
    15/01/2021
    Sr. Prefeito coloca a cidade na fase vermelha antes que seja tarde. Franca não tem estrutura para acolher as pessoas que vão precisar de leitos.
  • Luis
    15/01/2021
    Prefeitos das cidades da região promovam a entrada de Franca Nos por uns dias.
  • Diva Maria de Oliveira
    16/01/2021 1 Curtiu
    Na minha opinião, a questão não é a fase e sim as vidas. Ter leitos de uti é necessário, o mais lmportante é não precisar deles. Assim vamos obedecer as regras e tudo será resolvido.
  • luis
    17/01/2021
    isso e o reflexo da irresponsabilidade do povo que fez festa e pior nao respeita o distanciamento, melhor mesmo é manda a nasa vir estudar os Francanos....
Veja mais Local

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001