04 de março de 2021

Franca

PRAIA

Francano ganha as redes sociais com passeio de mula nas areias de Ubatuba

Pessoas pediam para montar e, principalmente, crianças queriam tirar foto com o animal. A grande repercussão se transformou em denúncia. ‘’Tinha muita gente filmando e falando que eu estava sendo preso. Mas era tudo mentira!’’, disse Júlio Cesar Cintra.

Franca 16/01/2021
Pedro Baccelli
da Redação
Reprodução
Júlio César Cintra virou atração nas praias de Ubatuba
Júlio César Cintra, de 33 anos, ganhou as redes sociais após ser parado por policiais em Ubatuba, litoral paulista. Motivo: caminhar com uma mula na areia da praia. Fotos e vídeos do momento da abordagem ganharam repercussão no ultimo final de semana. Internautas acusaram o homem de lucrar com passeios no animal. Quando o francano apenas passava pelo litoral em uma viagem com a família, que partiu da cidade mineira de Ibiraci, com destino a Aparecida do Norte (SP), Paraty (RJ) e Ubatuba. 
 
A história começou com uma perda irreparável. Em 2015, Lucimar de Oliveira Cintra, prima de Júlio, perdeu o filho mais velho em um acidente. Samuel Norinho Cintra foi atropelado, enquanto passeava em sua mula, na rodovia MG 344, que liga Ibiraci a Claraval (MG). Na época com 15 anos, o jovem ficou três dias internado e veio a falecer no dia 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora de Aparecida. O sonho do rapaz era conhecer Aparecida do Norte. Um ano após o falecimento, Júlio levou Lucimar à cidade da fé em memória de Samuel.  
 
Júlio descobriu que a namorada, Brígida Francieli, não conhecia Aparecida. Então combinou de levá-la para conhecer e depois seguir para o litoral. Junto ao casal foi a mula Istilista, de 20 anos – companheira de viagem. Os três partiram em um trailer, acompanhados por Lucimar, o marido e os três filhos em um carro na manhã de terça-feira, 5. Na bagagem levaram alimentos, água, fogaréu, ração, feno e itens em geral.
 
A família passou pelas cidades mineiras de Passos, Itaú de Minas, Ventania, Machado e Santa Rita do Sapucaí. Também pelas cidades paulistas de Piquete e Guaratinguetá. Após dez horas de viagem e mais de 540 km de estrada, o grupo chegou a Aparecida do Norte. Eles participaram da missa das 9h e visitaram a Sala dos Milagres, Igreja Velha, passarela e o shopping da cidade. Depois do passeio e das fotos tiradas, o grupo buscou os pertences na pousada e retornou para a estrada. 
 
Após 100 km percorridos, o destino foi Paraty, litoral do Rio de Janeiro. A comitiva chegou ao município carioca ao anoitecer de quarta-feira, 6. A pousada disponibilizava apenas quartos. A solução foi preparar um arroz em um fogaréu à beira da praia. No dia seguinte, eles aproveitaram o mar e levaram a mula para passear. Passaram por pontos turísticos, como casarões antigos e ruas de pedras. Depois de aproveitar o litoral carioca e reservarem uma pousada em Ubatuba, a família voltou para a estrada na manhã de sexta-feira, 8.   
 
Nas redes sociais
O mal entendido aconteceu na Praia Grande na tarde de sábado, 9. Júlio buscou a mula, que estava pastando próximo à pousada e a levou para a orla. O animal colocou as patas na areia e virou sensação. Pessoas pediam para montar e, principalmente, crianças queriam tirar foto com ela. A grande repercussão se transformou em denúncia. Os policiais foram chamados e analisaram o estado da Istilista. Quando perceberam que estava tudo bem, apenas orientaram a retirada do animal da areia. ‘’Os policiais foram super educados comigo. Só falaram que não era para entrar com ela na areia’’, disse Júlio.  
 
Pessoas que passavam pelo local, inclusive francanos que conheciam a família ou estavam aproveitando a Praia Grande, registraram a cena. Algumas publicações alegavam que ele estava sendo preso por maus tratos. ‘’Tinha muita gente filmando e falando que eu estava sendo preso. Mas era tudo mentira!’’, afirmou Júlio.
 
Depois do episódio, Júlio alimentou Istilista e a deixou no pasto. Ele e sua família aproveitaram o restante do final de semana e na segunda-feira, 11, retornaram para o município de Ibiraci, onde moram atualmente.


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Homer
    16/01/2021 2 Curtiram
    Acabou a pandemia né....
  • Dilson
    16/01/2021 4 Curtiram
    Que crônica bem escrita. Parabéns à família bela viagem e ao escritor desta matéria.
  • Wilson Silva
    16/01/2021 2 Curtiram
    Esse Jeca sai daqui pra passar vergonha nessa distância, têm louco pra tudo né, só falta querer levar essa mula pra passar a noite no hotel.
  • Agnaldo
    16/01/2021 2 Curtiram
    Por favor, o substantivo é \"viagem\" o verbo é \"viajem\", corrijam esse texto. Muito grato.
    • GCN
      17/01/2021
      Nota da Redação: o leitor tem razão. O texto foi corrigido.
    • Saul
      17/01/2021 1 Curtiu
      Só podia ser de Franca, um babaca a querer se aparecer as custas do animal e em plena pandemia... Acorda pra vida, caipira!
  • Darsio
    16/01/2021
    Sei não, mas não é que a mula é a cara do bozo!
  • Alceu Vicente da silva
    16/01/2021 2 Curtiram
    Nossa! Como tem gente que gosta de aparecer,só podia ser da Santa terrinha
  • Caio
    17/01/2021 1 Curtiu
    Parabéns, se a ideia é prestar papel ridículo conseguiu!
  • Cristina
    17/01/2021 1 Curtiu
    Na verdade esse rapaz não é de franca! É de Ibiraci! Sempre morou em Ibiraci!
  • Marcio
    17/01/2021 8 Curtiram
    Como tem gente hipócrita nesta franca, gente vcs imaginaram a al3fria desse rapaz ,a felicidade não tem preço ,agora vem uns imbecil fazer comentário de jeca vc sabe a história do JECA ,OUTRO PREOCUPADO COM PORTUGUES ,SEJA FELIZ ,E PASSA O OLHAR AS COISAS COM OUTRAS DIMENSÕES ,FICA COM DEUS E PAZ NO CORAÇÃO.
  • C.H.Rifaina SP
    18/01/2021 2 Curtiram
    Esse Rapaz não é Caipira,Caipira é esse Darsio Varella kkk, A Mula é bem recebida pelos Turistas. Ela ainda bem não parece com o Lula Corrupto,e a Dilma terrorista Assaltante de Bancos,etc.. Né Sr. Darsio Varella 19, que é Voce? E os Caipiras de Plantões de Franca SP,tem uns que não sabe nem andar a Pé quanto menos Montado em uma Mula. Tinha que Montar em Voce Darsio Varella e chegar a espora no seu lombo, com roseta. Quem gosta de aparecer nesse conceituado jornal GCN é Voce,leigo e Néscio. Os Animais faz parte da natureza. Somente um Irracional igual Voce que não pode estar no meio do Povo Viu Sr. Dr. Darsio Varella.kkk Lixo do PT. Partido dos Terroristas do Brasil. Cuidado com o General heleno viu Petistas. Tem um Engenheiro caipira de Franca SP,que projetou um Edificio em Rifaina SP com o Elevador Panoramico virada para a Serra de Rifaina SP; Ele esqueceu de virar o Edificio para o lado da Represa. isso que é um Caipira. Chamado Caipira Urbano esse é critico.
  • C.H. Rifaina SP
    18/01/2021 2 Curtiram
    Não posso esquecer: Caipiras de Plantão Francanos,não todos. Em Natal RGN tem Passeios de Camelôs. Muitos turistas do Mundo inteiro vão passear lá; e fazer um passeio montado em um Camelô. Acorada seus Caipiras,tira o Dinheiro do Bolso e vai conhecer um pouco o Brasil para Voces parar de Criticar as Pessoas Vividas,igual esse Cavaleiro da Mula Estilista. Acorda Caipirada.
  • Paulo
    18/01/2021 1 Curtiu
    Quanta hipocrisia em alguns comentários. Gente vai viajar, vai ser feliz, vai ver o mundo com outro olhar, vá vivenciar e conhecer novas culturas, se o rapaz fez ou não papel de rídiculo, a vida é dele. Parabéns a ele, fez a alegria de várias crianças...vamos nos jogar na vida mesmo, viver e ser feliz.
  • Hortência
    19/01/2021
    Ele é da minha cidade, muito conhecido pela locura kkkk. E cooom toda certeza essa mula não sofre maus tratos, é famosa por sem muito boa, e tem uma vida melhor que a minha kkkk.
Veja mais Local

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001