06 de março de 2021

Opinião

Como chegar a Cristo

Opinião 17/01/2021
Mons. José Geraldo Segantin
Especial para o GCN
Com a graça de Deus estamos vivendo novo dia consagrado ao Senhor.

A Palavra de Deus orienta a nossa vida e nos ensina como encontra-lo.

Primeira Leitura: Iº Livro Samuel 3.

Samuel é um dos principais personagens de todo o Antigo Testamento. Vive numa época de grandes transformações políticas e religiosas.

Nesse período difícil, de transição da vida tribal desorganizada para a monarquia, Samuel é escolhido para transmitir ao povo a vontade de Deus.

A primeira leitura nos apresenta Samuel ainda menino, vivendo tranquilamente no templo do Senhor em Silo, a serviço do sacerdote Eli. Certa noite ouve alguém chamando-o.

Após ter recebido a mensagem de Deus, “Samuel foi investido de autoridade, porque o Senhor estava com ele” e tudo o que ele falava era seguido à risca. A voz de Deus se faz ouvir durante a noite, quando tudo está em silêncio, quando não há gritaria que a possa abafar, confundir ou tornar incompreensível.

Quando Deus se dirige às pessoas, chama-as sempre pelo nome. Não há para ele massas anônimas, cada ser humano é importante.

Deus não desanima diante da nossa surdez e insiste até conseguir que o homem escute a sua mensagem.

Segunda Leitura: 1ª Carta aos Coríntios 6.

“Tudo é permitido!” Por que privar-me daquilo que dá prazer?

Ao tomar conhecimento das ideias que circulavam entre os cristãos daquela comunidade, Paulo, na sua carta, enfrenta o assunto com clareza.

Para fortalecer essa ideia, Paulo afirma, além disso: o corpo do cristão é templo do Espírito Santo. 

O que isso quer dizer? Não se deve interpretar esta afirmação no sentido material, como se o Espírito entrasse no homem e viesse morar como se fosse numa casa. “Habitar” indica a sua ação permanente na vida do cristão. É ele que toma posse da pessoa do batizado, desperta nele novos pensamentos, guia seus sentimentos e produz obras de amor.

Evangelho: João 1.

Narra-se nesse trecho o chamado dos primeiros três Apóstolos: André, um discípulo sem nome e Simão Pedro.

As palavras dirigidas por Jesus aos dois discípulos que o seguem: “A quem procurais?” são as primeiras palavras que ele pronuncia no Evangelho de João. Evidentemente são dirigidas a cada discípulo que inicia sua caminhada espiritual, depois que alguém lhe mostrou o novo Mestre.

Os homens sentem necessidade de Jesus quando sentem no coração uma profunda insatisfação pela própria vida passada e buscam uma outra resposta aos próprios problemas e ao próprio desejo de felicidade. Sentem a necessidade de Jesus quando os ídolos do dinheiro, do sexo e do poder os deixam desenganados. 



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais José Geraldo Segantin

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001