08 de março de 2021

Franca

IMUNIZAÇÃO

Franca tem capacidade para aplicar até 6 mil doses de vacina por dia, diz secretário

Lucas de Souza deu detalhes sobre o plano de vacinação preparado pela secretária de Saúde e explicou quem serão os primeiros a serem vacinados caso o número de doses recebidas seja baixo.

Franca 20/01/2021
Lucas Faleiros
da Redação
Daniel Castelo Branco/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
Carregamentos de vacina já começaram a ser entregues nas cidades
Com um plano de imunização contra o coronavírus praticamente finalizado e pronto para ser colocado em prática, Franca tem uma estrutura para aplicar até 6 mil doses de vacinas por dia. A afirmação foi feita pelo secretário de Saúde, Lucas de Souza, que deu mais informações sobre o planejamento montado.

Segundo ele, o público-alvo da primeira fase das aplicações em Franca é composto por 55 mil pessoas. Desse número, aproximadamente 10 mil são trabalhadores que atuam na área da saúde e o restante é formado pelo grupo de pessoas com mais de 60 anos. As vacinas deverão ser aplicadas por cerca de 400 profissionais, que estarão distribuídos em 16 pontos espalhados pela cidade.

“A gente tem uma capacidade diária de vacinação que vai até 6 mil doses. Todo esse processo vai acontecer nas próprias unidades, em hospitais, templos religiosos, centros comunitários, no Parque 'Fernando Costa' e no Poliesportivo. Selecionamos locais estratégicos, que vão possibilitar um atendimento bem amplo e o mais seguro possível”, explicou.

Lucas de Souza afirmou também que a imunização será feita, em sua maior parte, via sistema drive thru. Apesar disso, pessoas que se encontram acamadas ou instaladas em asilos e se encaixarem nos grupos de atendimento prioritário não vão ficar sem doses. “Nós já fizemos um levantamento de pacientes acamados e vamos até eles quando as vacinas estiverem disponíveis. Também estamos fazendo parceria com os ILPs (Instituições de Longa Permanência) para fazer as aplicações in loco.

Apesar de toda a estrutura pensada pela Saúde, Franca ainda não recebeu nem foi informada sobre quantas doses da Coronavac vai receber. A expectativa do secretário é que a entrega aconteça até esta quarta-feira, 20.

Fora isso, levando em conta o número de doses enviadas para municípios maiores, a cidade não deve receber um montante de vacinas tão grande que possibilite as 6 mil aplicações diárias. Pelo menos não nos próximos dias. “O critério do Estado para a distribuição é populacional. Varia conforme o número de pessoas. Neste momento, ainda não temos um número concreto”, ressaltou Lucas de Souza.

O secretário também informou que, caso Franca receba um número pequeno de vacinas, os profissionais de saúde serão os primeiros a se beneficiarem. “A recomendação do Estado e do Governo Federal é priorizar os profissionais da linha de frente, já que o nível de exposição deles ao coronavírus é imenso. Dado isso, eles serão vacinados nas próprias unidades em que trabalham.”

Perguntado sobre quem seria a primeira pessoa a ser vacinada em Franca, Lucas disse que deve ser alguém que trabalha na luta contra a covid-19, mas não deu um nome. “Os profissionais de saúde são prioridade, então a ideia é pegar alguém deste grupo e fazer uma campanha, a exemplo do que foi feito em outros locais. Nenhum nome ainda está confirmado ou foi cotado.”

O secretário também afirmou que não existe uma data concreta para que todas as pessoas da cidade estejam vacinadas. “Essa questão foge do controle do município. É uma tratativa que o Governo Federal assumiu. Vai depender da capacidade de produção do Butantan, das importações e uma outra série de fatores. O que eu posso dizer é que estamos preparados. Temos seringas, agulhas, postos de vacinação e os profissionais. Chegando as doses, iremos vacinar.”



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Nelson
    20/01/2021 1 Curtiu
    E ai francanos? Quem vai tomar a vacina?!
  • Charles Darwin
    20/01/2021 2 Curtiram
    Tendo em vista que a quantidade que receberemos talvez não sejam suficiente p/ um dia de vacinação. Tais medidas não parecem equivocadas. Existe um portal de transparência onde os valores dessas medidas possam ser consultados?
  • Very
    21/01/2021
    Não entendi.. Temos capacidade de vacinar 6mil e recebemos 3mil.. é isso mesmo \"Comandante\"??
Veja mais Local

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001