06 de março de 2021

Franca

TUDO FECHADO

Governo do Estado divulga nº que coloca Franca na fase vermelha

Na sexta, 15, Franca foi reclassificada da fase amarela para a laranja, por atingir 70,2% de taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid no dia anterior. Nesta quinta, 21, essa taxa subiu a 85,9%, o que crava um novo rebaixamento da cidade e região.

Franca 22/01/2021
Luciano Tortaro
da Redação
Provável novo mapa do Estado no Plano SP, de acordo com a ocupação de leitos de UTI Covid
A região de Franca será rebaixada para a fase vermelha do Plano São Paulo. Este é o anúncio que deve ser feito pelo Governo do Estado, em entrevista coletiva prevista para as 12h45 desta sexta-feira, 22.

Mais uma vez, o iminente recuo de Franca e cidades vizinhas será motivado pela alta lotação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados a pacientes do coronavírus. Este, aliás, é o único quesito que pode classificar uma região na fase vermelha, desde que os critérios foram alterados há duas semanas.

Na última sexta-feira, 15, Franca foi reclassificada da fase amarela para a fase laranja, por atingir 70,2% de taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid no dia anterior. Nesta quinta-feira, 21, essa taxa subiu a 85,9%, o que crava um novo rebaixamento da cidade e região. Segundo o Plano SP, qualquer índice acima dos 80% é suficiente para a classificação na fase vermelha.

Caso o Governo do Estado não mude os critérios do Plano SP e considerando a taxa de ocupação de UTIs Covid, as regiões de Saúde paulistas devem seguir as classificações abaixo - de acordo com as cores:



Os índices do programa de reabertura da economia paulista, dentro da quarentena para mitigar a proliferação do coronavírus, do DRS-VIII (Departamento Regional de Saúde) de Franca são hoje:

Critério 1 - Capacidade Hospitalar
Nº de Leitos de UTI Covid por 100 mil hab.: 14,4 (nota verde)
Taxa de Ocupação de Leitos de UTI Covid: 85,9% (nota vermelha)
Nota final: Vermelha

Critério 2 – Evolução da Pandemia
Casos nos últimos 14 dias/100 mil hab.: 410,0 (nota laranja)
Internações nos últimos 14 dias/100 mil hab.: 43,4 (nota amarela)
Óbitos nos últimos 14 dias/100 mil hab.: 4,6 (nota amarela)
Nota final: Laranja

Como é levado em consideração a pior nota entre os dois critérios a título de classificação no Plano SP, os números colocam o DRS-VIII na fase vermelha.

O que muda
Na fase vermelha, tudo fecha, como restaurantes, lojas, shoppings, academias, escritórios e salões de beleza. Só podem funcionar os serviços e comércios essenciais, como supermercados, farmácias e padarias, por exemplo, mas neste caso sem consumo no local.

Veja as regras:

Shopping center, galerias e estabelecimentos congêneres
Atividade não permitida.

Comércio
Atividade não permitida.

Comércio varejista de mercadorias: lojas de conveniência
Venda de bebidas alcóolicas: Após as 6h e até as 20h

Serviços
Atividade não permitida.

Consumo local (Restaurante e similares)
Atividade não permitida.

Consumo local (Bares)
Atividade não permitida.

Salões de beleza e Barbearias
Atividade não permitida.

Academias de esportes de todas as modalidades e centros de ginástica
Atividade não permitida.

Eventos, convenções e atividades culturais
Atividade não permitida.

Demais atividades que geram aglomerações
Não permitido.

Atividades religiosas
Permitidas, seguindo regras previstas em decretos municipais, mas com recomendação de suspensão.

O que pode ficar aberto
– Saúde: hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas, lavanderias e estabelecimentos de saúde animal;

– Alimentação: supermercados, hipermercados, açougues e padarias, lojas de suplemento, feiras livres. É vedado o consumo no local;

– Bares, lanchonetes e restaurantes: permitido serviços de entrega (delivery) e que permitem a compra sem sair do carro (drive thru). Válido também para estabelecimentos em postos de combustíveis;

– Abastecimento: cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns, postos de combustíveis e lojas de materiais de construção;

– Logística: estabelecimentos e empresas de locação de veículos, oficinas de veículos automotores, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos;

– Serviços gerais: lavanderias, serviços de limpeza, hotéis, manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo lotéricas), serviços de call center, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos e bancas de jornais;

– Segurança: serviços de segurança pública e privada;

– Comunicação social: meios de comunicação social, inclusive eletrônica, executada por empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens;

– Construção civil e indústria: sem restrições.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Clovis
    22/01/2021 4 Curtiram
    Pode fechar tudo. Tranquilo. Desde que o governo mande um cheque de $10.000,00 pra um pequeno comércio poder pagar suas contas. Tá tudo certo.
    • Lee Santana
      22/01/2021 10 Curtiram
      Postura tipica de cidadão Francano provinciano e egoista. Somente $10.000,00, a sua vida e dos seus familiares estão valendo bem pouco hemmm. Se u fosse você além de continuar trabalhando e nao fazendo o isolamento social não tomaria nem a vacina quando chegasse a minha vez. Faça isso que as pessoas que valorizam a vida agradecem.
    • Gabriel
      22/01/2021 1 Curtiu
      Provável que a Lee Santana não trabalha ou mora com os pais que devem ser aposentados ou funcionário público.
    • Lee Santana
      22/01/2021
      Gabriel, fica tranquilo, depois que você morrer de COVID-19 os boletos vão parar de chegar !!!!!!!
  • Asdrúbal da Franca
    22/01/2021 6 Curtiram
    A despeito do pesar pela notícia, ponderemos: será que esse rebaixamento para a fase vermelha se deve ao fato de que os orangotango-minions insistem em desafiar os vírus e continuam desfilando sem máscara, mostrando suas caras feias por aí?
    • PHABLO ROBERTO DE FARIA
      22/01/2021 1 Curtiu
      Bom que a Nasa poeria viar a Franca para estudar o Asdrubal...pode ser que eles encontrem uma nova modalidade de animal quadrúpede existente em nosso ecossistema!
    • Lee Santana
      22/01/2021 1 Curtiu
      Sr. PHABLO ROBERTO DE FARIA, será que essa nova modalidade de quadrúpede nao é o senhor que se doeu pelo comentário correto do Sr. Asdrúbal ?
    • Asdrúbal da Franca
      22/01/2021 4 Curtiram
      Realmente, Phablo...pode ser que encontrem em mim uma nova espécie, de inteligência bastante superior (sobretudo à dos humanos que em 2018 apertaram o 17 na urna eletrônica). No seu caso, em particular, não há dúvida: trata-se de uma espécie bem conhecida, um burro! kkkkkk E, certamente, um burro com capacidade cognitiva bastante rudimentar (desses que puxam carroça de marcha-a-ré), de longa linhagem: vide o fato de que ao nascer, os genitores pediram para que o seu nome fosse grafado com PH, ou seja, na verdade ele se chama Fablo...kkkkkkkk E, na moral, Fablo: melhora essa escrita, aprende a escrever, senão você passa vergonha aqui...A não ser que você seja o Zerosmar (esse já está acostumado a esse tipo de vergonha).
  • Lidiane
    22/01/2021 3 Curtiram
    De nada adianta ficar algumas coisas abertas, acho q deveria fechar td, funcionar nada absolutamente nada pois ninguém morre se ficar uns 2,3 dias sem ir em um supermercado, pois só assim as taxas de contágio cairia um pouco
    • Sueli
      23/01/2021
      Lidiane concordo plenamente com vc! Pq fecha o comércio, pra não ter aglomeração, a gente vai nos supermercados estão todos lotados. Deveriam abrir dia sim dia não e com número reduzido de pessoas, ou igual antigamente ( pelo menos por enquanto) a gente pedia no balcão, não entrava no estabelecimento, o funcionário trazia até vc. Aí sim ia reduzir número de contágio.
  • Darsio
    22/01/2021 2 Curtiram
    Essa metodologia não funciones. De fato ela está alinhada as medidas colocadas em prática pela ampla maioria dos países e, profundamente defendida pelas mais importantes associações científicas e de infectologistas. Mas, na prática nada acontece por duas razões: muitas pessoas só de dão conta da gravidade da doença quando ele chega as suas casas e, até mesmo quando tira as vidas de parentes e amigos e, também porque o poder público falha na fiscalização. E, pior será se por uma mutação o vírus se tornar ainda mais letal e de maior poder de infecção. Enfim, a situação é delicadíssima e, creio que até a siêssia do alex pode nos comprovar esse fato..
  • Beltrame Custódio
    22/01/2021
    Apenas uma correção, a prefeitura colocou academias como atividades essênciais no último decreto, logo elas não fecharão mesmo com a reclassificação.
  • Marcos
    22/01/2021 1 Curtiu
    Desde quando eu nasci os Hospitais são lotados, agora até que esta tendo vaga, pois quantas vezes as pessoas iam nos prontos socorro e os medicos mandavam ir para casa pois não tinha vaga na santa casa, quantos casos vimos de pessoas morem pois não tinha vaga no hospital
  • Thomas Thurbando
    22/01/2021
    Enquanto as pessoas estiverem preocupadas com festinhas vai ser isso ai, pelo menos até o fim do ano, isso se a vacina funcionar, parabéns, continuem com seus aniversários, suas baladas, a tendência assim é piorar
  • Marcos
    22/01/2021
    Desde quando eu nasci os Hospitais são lotados, agora até que esta tendo vaga, pois quantas vezes as pessoas iam nos pronto socorro e os médicos mandavam ir para casa pois não tinha vaga para transferir para santa casa, quantos casos vimos de pessoas morem pois não tinha vaga no hospital,
  • Marcos
    22/01/2021
    Desde quando eu nasci os Hospitais são lotados, agora até que esta tendo vaga, pois quantas vezes as pessoas iam nos pronto socorro e os médicos mandavam ir para casa pois não tinha vaga para transferir para santa casa, quantos casos vimos de pessoas morem pois não tinha vaga no hospital,
  • Jose
    22/01/2021
    O povo acha ruim que tem que fechar os estabelecimentos, já pararam pra pensar que o motivo do fechamento não é pq querem ferrar com os estabelecimentos e sim pra evitar um contagio ainda maior do vírus? Ficam ai reclamando que vai ter que fechar, depois não fecha por birra, acaba contraindo o vírus, quase morre no hospital e vem chorar falando que sofreu muito com o vírus e isso e aquilo... O motivo do fechamento dos estabelecimentos é pra proteger as próprias pessoas e evitar um colapso maior ainda nos hospitais, não é birrinha pra ferrar ninguém não, pensem um pouco e vê se larga de ser burro. \"E como vai ficar com o pequeno comercio?\" Se vira. Você prefere correr o risco de morrer e passar o virus pra outras pessoas que possam vir a obito por conta do seu pequeno comercio? Se vira, fecha ele e vai trabalhar de pedreiro, uber, pintor, eletricista, padeiro, açougueiro, repositor, motorista, chapa, cortador, pespontador, vendedor, auxiliar de escritorio, auxiliar de vendas, auxiliar de qualquer coisa, frentista, mecanico, metalurgico, cozinheiro, pizzaiolo, almoxarife, garçom, ifood, olha o tanto de opção que tem.
  • Sandro
    22/01/2021
    A passagem para fase vermelha se deve pela incompetência do governo Doria onde está a vacina 3220 doses para 357 mil habitantes?não da nem 1% da população o mesmo tirou 17 leitos de Franca tendo que tranferir pessoas para região por falta de leitos a vacina da Índia esta chegando,quanto ao rebaixamento para fase vermelha sugiro ao Doria é seus apoiadores que não cortem mais cabelos,não utilizem pratos,copos,talheres ou qualquer utensílio doméstico,já que consideram comércio que comercializam tais produtos como não essenciais,então vivam como amimais é comam como cachorros,é espero ainda que não aconteça o que aconteceu em Manaus onde grupo de risco não tiveram prioridade em tomar a vacina mas sim grupos de ricos.
  • Alceu Vicente da silva
    22/01/2021
    Parabens Lee ,pelo comentário,se a vida da família desse senhor vale apenas 10 mil reais imagine o apreço que ele tem palas vidas dos outros .
  • Santos
    22/01/2021
    Acham que vai mudar alguma coisa.agora o prefeito vai multa os estabelecimentos que estiverem abertos que ironia vai ter algum auxílio emergêncial para as pessoas ficarem em casa vai dar emprego para a população vai diminuir o valor da sexta básica as pessoas que querem fechar a cidade vai ajudar o próximo as outras doenças não existe mais antigamente se as pessoas fossem no Janjão e quisesse um atestado tinha que chamar até a polícia pra conseguir . hoje se você der um espirro é sete dias de atestado ........
  • Débora
    22/01/2021
    É tão simples diminuir os casos, basta ter consciência, e pensar que viver em sociedade, precisa de certas regras. Estamos vivendo uma pandemia, a maioria de nossa geração nunca passou por isso. Nossa capacidade de raciocínio, e claro, o uso de nossa inteligência, precisa ser utilizada. Até uma criança entende as recomendações, por que, adolescentes e adultos também não o fazem??? É simples: use máscara, lave constantemente suas mãos, na falta de água e sabão, higienize com álcool, superfícies e utensílios também precisam ser higienizadas. Uma dica rápida: parta do princípio que tudo está contaminado. pessoas, superfícies, objetos, e se proteja , mesmo porque o vírus é invisível, e precaução é a palavra da vez. Sejamos empáticos e solidários às inúmeras famílias que perderam seus entes queridos e ou, estão em buscar de tratamento, e os leitos cada dia mais escassos em nossa região.
  • Gabriel
    22/01/2021 1 Curtiu
    Vou mandar meu boleto pra galera pagar.
    • Lee Santana
      22/01/2021
      Gabriel, fica tranquilo, depois que você morrer de COVID-19 os boletos vão parar de chegar !!!!!!!!
  • Santos
    22/01/2021
    Seja bem vindo de volta desemprego só que agora sem auxílio emergêncial quero ver agora .......
  • Rafael
    22/01/2021
    “Desde que nasci os hospitais são lotados ...” Comentário ignorante e mesquinho! Tivemos a segunda onda devido às pessoas não terem respeitado as medidas nas festa de final de ano ! Passe no pronto socorro ... nunca teve nada parecido ! Passe no hospital do coração ... veja a situação de gente morrendo sem conseguir respirar .... Pessoas assim acreditam no milagre da cloroquina (mais cara que a vacina) e no remédio de verme ....
    • Asdrúbal da Franca
      22/01/2021
      Os orangotango-minions só falam em cloroquina, azitromicina e ivermectina porque são todos piolhentos e lombriguentos! kkkkkkkkk
  • Atila
    24/01/2021
    Pronto agora GCN está satisfeito, caos e desgraça instalada na cidade
Veja mais Local

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001