06 de março de 2021

Franca

COVID-19

Doria detalha restrições da nova fase vermelha; volta às aulas em SP será adiada

A nova classificação vai durar ao menos até o dia 8 de fevereiro. Das 20h às 6h durante as semanas e ao menos nos próximos dois finais de semana, todo o Estado ficará na fase vermelha. Diante do recrudescimento da pandemia, a volta à aulas no Estado, que estava prevista para fevereiro, foi adiada, e não será mais cobrada dos alunos a presença nas salas de aula.

Franca 22/01/2021
Bruno Ribeiro
Estadão Conteúdo
Reprodução
O governador João Doria na coletiva desta tarde
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) detalha nesta sexta-feira, 22, em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, a nova reclassificação das cidades de São Paulo no Plano São Paulo, de combate ao coronavírus, com a regressão dos municípios para as fases laranja e vermelha, além das novas regras que vão manter apenas os serviços essenciais abertos aos finais de semana. As novas restrições passarão a valer a partir de segunda-feira, dia 25.

A nova classificação vai durar ao menos até o dia 8 de fevereiro. Das 20h às 6h durante as semanas e ao menos nos próximos dois finais de semana, todo o Estado ficará na fase vermelha. Diante do recrudescimento da pandemia, a volta à aulas no Estado, que estava prevista para fevereiro, foi adiada, e não será mais cobrada dos alunos a presença nas salas de aula.

As cidades das regiões de Araraquara, Baixada Santista, Campinas, São João da Boa Vista e a Grande São Paulo, que estavam na fase amarela do plano de restrições, foram para a fase laranja, em que os horários e atividades são mais restritivos. Já os municípios das regiões de Barretos, Bauru, Franca, Presidente Prudente, Sorocaba e Taubaté foram para a fase vermelha, em que apenas o comércio essencial pode funcionar sem restrições. As demais regiões se mantém na fase laranja.

O aumento de casos e de internações de pacientes com covid-19 fez com que a ocupação de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) é o principal motivo da regressão na quarentena O índice, no Estado, está em 71,1%. O novo fechamento do comércio é uma tentativa de aumentar o distanciamento social e frear a propagação do coronavírus e seus variantes. São Paulo contabiliza 51.192 óbitos e 1.679.759 casos da doença.

Protesto

Um protesto com cerca de 50 donos e funcionários de bares e restaurantes, segundo a Polícia Militar, que são contrários às novas restrições, ocorreu na Avenida Morumbi, na zona sul, na frente do palácio, na manhã desta sexta. Uma das reivindicações era que as novas regras tenham início apenas na semana que vem, uma vez que os estoques para este fim de semana e feriado de aniversário de São Paulo, no dia 25, já estão comprados. Doria reforçou, na coletiva, de que as medidas só terão início na segunda-feira.

Doria comentou a reação dos comerciantes citando o caso do Amazonas, que chegou a anunciar o fechamento do comércio para a contenção da doença. Segundo o governador, a atual crise no Estado, que exauriu material médico vital para manter doentes vivos, "começou quando setores da economia, restaurantes, bares e mercadinhos pressionaram o governo". O governador afirmou que "infelizmente, eles (os manifestantes) venceram, as autoridades cederam". "Qual foi o resultado disso? Um aumento intenso de pessoas infectadas", complementou.

"São Paulo não vai ceder, São Paulo vai proteger. Aqui, temos compaixão, temos compreensão, mas a razão está na ciência" afirmou o governador, ao dizer que esse pacote de restrições será mantido.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • PHABLO ROBERTO DE FARIA
    22/01/2021 6 Curtiram
    Tomara que vocês todos tenham sorte...porque meu trabalho está garantido...minha empresa é considerada essencial...não é o que vocês queriam? Boa sorte...espero que ninguem aqui além dos aposentados percam seus empregos...porque pra conseguir emprego novamente em época de pandemia...já sabemos como é né. Qualquer coisa peçam emprego a toda a galera do fica em casa. Abraço a todos.
    • Maria
      22/01/2021
      Seu cara de Pau , você continua o mesmo hein rapazinho , moleque ( duvido que seja verdadeiro ) mas enfim caso tenha realmente empresa (dúvido) pense nos seus funcionários , no seus pais , avós , irmãos e já de disse várias vezes o que você ganha por mês é o que eu gasto com ração para os meus cães , vai mandar pedir emprego para sua mãe , ou já que você é empresário kkkkkk que peçam para você , seu frustado
  • André
    22/01/2021 2 Curtiram
    Covid-19 só circula depois das 20h e finais de semana! É muita ciência! É ciência pra caramba! Hahahaha
  • Luís Flontino
    22/01/2021 1 Curtiu
    Muito bom governador.
  • xico
    24/01/2021
    Das 20 às 6. O garoto já combinou com o vírus para não atacar das 6 às 19?
Veja mais Local

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001