06 de março de 2021

Franca

CURSOS SUPERIORES

Sem autorização para aulas presenciais, faculdades definem datas para retorno com ensino remoto

Unifran e Uni-Facef já definiram datas e têm cronograma pronto, FDF espera vestibular e Unesp aguarda reunião de comitê para estabelecer quando será o retorno

Franca 24/01/2021
Higor Goulart
da Redação
Arquivo/GCN
José Saraiva, diretor da FDF: retorno com aulas remotas, mas data só depois do vestibular
O secretário de Educação de São Paulo, Rossieli Soares, anunciou na semana passada mudanças nas regras para a volta às aulas no Estado. Das decisões, uma delas implica diretamente as instituições de ensino superior, que só poderão retornar presencialmente caso a cidade esteja na fase amarela ou verde. Nas demais fases do plano SP, laranja e vermelha, as aulas só poderão ser retomadas de forma remota. A decisão só não afeta os cursos das áreas médicas, que podem voltar, presencialmente, em qualquer fase do plano.
 
Hoje, todo o Estado de São Paulo está nas fases vermelha - caso de Franca - ou laranja, o que impossibibilita o retorno das aulas presenciais pelo menos até 8 de fevereiro, quando está prevista nova classificação do Plano SP.
 
Das principais universidades de Franca, Unifran e Uni-Facef já definiram datas e confirmaram que continuarão adotando ambientes virtuais para suas aulas. Na Faculdade de Direito e na Unesp as decisões finais dependem de reuniões, mas devem seguir a mesma linha.
 
Na Universidade de Franca, que integra o grupo Cruzeiro do Sul, a previsão para retorno das aulas é o dia 17 de fevereiro para veteranos e 22 para os calouros. Em comunicado, a instituição privada diz que segue estudando os decretos municipais e estaduais para uma volta efetiva das aulas presenciais mas, enquanto isso, a decisão é retornar com o ensino remoto, por meio da plataforma Blackboard. 
 
“A Universidade segue com o Ensino Remoto Síncrono Emergencial para as aulas teóricas, para as quais os alunos contam com um dos mais modernos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) do mundo, onde as aulas têm sido realizadas de forma síncrona, com o mesmo docente das respectivas disciplinas, com interação em tempo real entre professor e aluno”, disse a Unifran por meio de nota. 
 
Já no Uni-Facef, segundo o reitor, Alfredo José, as aulas estão programadas para começar no dia 8 de fevereiro para os veteranos e no dia 22 para os calouros. Assim como na Unifran, a faculdade municipal também adotará o sistema remoto. “A ideia é voltar com o ensino remoto, até que a gente tenha uma melhoria das condições sanitárias que permitam que a gente possa voltar de forma presencial”, disse o reitor.
 
Diferente das anteriores, na FDF nenhuma data foi definida. Por ter marcado seu vestibular para o dia 6 de fevereiro, a decisão sobre a data de retorno depende dos resultados da prova. Além disso, conversas estão sendo realizadas com o diretório acadêmico e professores. “O que a gente pode assegurar é que a instituição precisa ser cautelosa e contribuir para o combate desta epidemia, não arriscando alunos, funcionários e até as famílias”, disse José Saraiva, novo diretor da Faculdade de Direito, 
 
A Unesp também segue indefinida. A universidade estadual depende da decisão do Comitê Covid, que se reunirá na próxima semana, para estabelecer o cronograma do retorno. Segundo o diretor Murilo Gaspar, a tendência é retornar no ensino remoto, em data ainda a ser definida.


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Local

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001