04 de março de 2021

Nossas Letras

Ficção para ouvir

Se você já ouviu falar de Nélson Rodrigues (e quem não?) e sua série de contos A vida como ela é, mas não teve oportunidade de ler os mais importantes, saiba que poderá ouvi-los, se quiser, numa plataforma que está investindo em literatura para ser escutada. Muito legal, segundo Tânia Otranto.

Nossas Letras 06/02/2021
Tânia Otranto
Especial para o GCN
A Storytel, uma das maiores plataformas de audiobook e e-books do mundo, lança com exclusividade os contos de A vida como ela é, de Nelson Rodrigues. Inicialmente publicada durante os anos de 1950 a 1961 como uma coluna diária no Jornal Última Hora,eles se tornaram parte do imaginário urbano. Usando a ficção como espelho de um cenário doméstico da capital carioca, mostrava personagens crus, completamente emocionais e, sobretudo, falhos. A coluna tornou Nelson Rodrigues um marco da crônica brasileira e sustentou uma grande audiência. As crônicas se construíam com assuntos como adultério, pecado, desejo, moral e causaram escândalo em seu lançamento. Mas a série fez tanto sucesso que foi adaptada para radionovela e fotonovela. Inspirou filmes. Foi minissérie da Rede Globo com o mesmo nome. Nesta primeira temporada, crônicas clássicas de A vida como ela é, escolhidas pela própria família de Nelson Rodrigues, tomam o formato do áudio e recriam cenas, vozes e cenários do cotidiano do Rio de Janeiro. Dessa forma os ouvintes testemunham a vida suburbana de modo único, como só Nelson Rodrigues soube retratar, com personagens apaixonados demais, duros demais ou violentos demais. Mas que espelhavam notícias reais das páginas dos jornais de época. Nelson era, sobretudo, um grande crítico da realidade, e oferecia em seus retratos a reflexão sobre a crueldade do cotidiano. Os dez episódios foram lançados oficialmente na plataforma no dia 29 de janeiro e trazem como narradores Erika Riba, bacharel em artes cênicas que se debruçou sobre a obra de Nelson Rodrigues; Vilma Melo, atriz e professora de teatro; e Renato Peres, que já realizou trabalhos como "Álbum de Família" do mesmo autor. Mais informações: https://www.storytel.com/br/pt/ e @storytelbrasil



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Textos

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001