03 de março de 2021

Nossas Letras

Prosa Mineira

Considerando o gênero do livro de Cirlene de Pádua, dona moça toda prosa, Zelita Verzola comenta suas características mais marcantes e joga com a mineirice da autora em seu jeito de contar histórias, extraindo daí o bem-posto título para seu comentário.

Nossas Letras 06/02/2021
Zelita Verzola
Especial para o GCN
Cirlene de Pádua nasceu em Pratápolis-MG, mas se diz francana de coração. É professora, escritora, membro da AFL- Academia Francana de Letras. Em seu recém publicado dona moça toda prosa, traz-nos aquela prosa mineira que aquece a alma.

No texto de apresentação ela diz: “é uma prosa comigo mesma, sem cobrança”. E completa a explicitação nomeando o texto como Afetuosidade à flor da pele.

Em dona moça a autora nos conta de onde veio a inspiração para a primeira parte do título.

Nos 50 textos - crônicas e contos – que compõem a obra, Cirlene passeia pela nossa mais prosaica humanidade, como em Crônica desafinada e pelos nossos mais altos questionamentos existenciais, como em Descuido.

A autora navega entre saudades, como na carta a Joca, intitulada Para não dizer que não falei de saudade, e humor como em E turco perde alguma coisa?; e entre muitas outras nuances do sentir, do pensar.

Em Presente de avô enfoca a necessidade de percebermos que somos diferentes, pensamos e sentimos de formas diferenciadas. Em Solidão tece o inverso. Faz-nos ver a nossa semelhança; e deixa um recado caro dos espiritualistas: transformar solidão em solidariedade.

O livro, como objeto, está muito bonito, com o esmero de sempre da Ribeirão Gráfica Editora e as fotografias de pinturas de Toninha Ravagnani.

O livro, como expressão escrita, fica muito próximo de uma poética autobiografia. As palavras da autora testificam: “a dona moça que habita em mim nunca vai deixar de ser prosa, por isso abraço a vida com gratidão”.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Textos

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001