06 de março de 2021

Opinião

Tentações no deserto

Mas Deus não nos abandona, ao contrário, Ele nos liberta das tentações do maligno.

Opinião 21/02/2021
Mons. José Geraldo Segantin
Especial para o GCN
A quaresma os leva ao nosso desejo interior. Ali está a nossa vida, muitas vezes destruída, por tantas coisas erradas.

Mas Deus não nos abandona, ao contrário, Ele nos liberta das tentações do maligno.

Primeira Leitura: Gn 9
Por que Deus decide fazer essa aliança com os homens?

O motivo está no fato que o seu amor é completamente gratuito. Esta é a mensagem consoladora que a Bíblia nos quer transmitir desde os primeiros capítulos: Deus não espera que o homem seja bom para ser generoso com ele; ele o encontra infalivelmente pecador, mas assim mesmo o ama e com o seu amor o transforma em nova criatura.

A leitura termina com o sinal do compromisso assumido por Deus: o arco-íris. Este é o fenômeno natural que todos nós podemos observar quando, logo após a chuva, aparece o Sol.

A Bíblia se serve dessa maravilhosa imagem do arco-íris para significar a paz entre o céu e a terra, o abraço entre Deus e o Universo. O arco-íris é o sinal de uma aliança anterior àquela feita por Deus com os israelitas e que terá como sinal a circuncisão. Indica uma aliança universal que abraça todos os homens e todas as criaturas. A salvação gratuita de Deus, nos revela a Bíblia desde o começo, se destina a todos os povos.

Segunda leitura: IPd 3
O batismo marca o fim do pecado, dos ódios, dos roubos, da embriaguez, dos adultérios da vida corrupta e faz nascer uma vida nova, segundo o Espírito.

Essa renovação é possível porque Cristo, o Justo, morreu uma só vez pelos pecados de todos. É ele que comunica à Igreja o Espírito da vida; é ele que comunica à água do Batismo a força para destruir dentro de nós o pecado e a morte e ressuscitar-nos para uma nova vida.

Evangelho: Mc1
Quer que experimente as alegrias e as dores, os temores e as esperanças dos outros homens; a alegria pelo nascimento de um filho, a ansiedade por uma pessoa amada que está doente, a preocupação pela chuva que não chega... É no mundo, em contato com os problemas do dia-a-dia que a sua fé, submetida continuamente à prova, crescerá na constante adesão aos impulsos do Espírito.

A primeira frase do evangelho de hoje: “O Espírito impeliu Jesus no deserto”, não é uma simples informação, mas uma mensagem teológica. Significa: depois do seu batismo Jesus recebeu a força de Deus (o Espirito) e começou sua luta contra Satanás.

Onde se desenvolveu esta batalha e que duração teve?

Marcos nos quer ensinar que, desde que saiu das águas do rio Jordão, Jesus teve que contrapor-se durante toda a sua vida com propostas que queriam desviá-lo do caminho traçado para ele pelo Pai, propostas que lhe eram dirigidas pelos inimigos, pelo povo e até pelos seus próprios discípulos.

Se essa foi a experiência do Mestre, o cristão nunca deve sentir-se sozinho. Dentro de si tem o Espírito, que lhe dá forças para superar qualquer prova e ao seu lado em Jesus que foi tentado em tudo como ele. É muito animador para nós, sobretudo quando temos que enfrentar situações particularmente difíceis, lembrar que também Jesus passou por essas provas.

Depois de ter narrado que Jesus foi tentado, Marcos acrescenta dois pormenores muito interessantes: “estava na companhia de animais e selvagens e aos anjos o serviam”.

Marcos, nessa passagem, não está narrando fatos, mas está usando uma linguagem simbólica.

Com as figuras do anjos e dos animais Marcos quer colocar em contraposição as consequências do pecado de Adão e aquelas da vitória de Jesus sobre o mal. A desobediência dos primeiro homem provocou a confusão, a escravidão, a dor, a divisão, a agressividade; a obediência de Jesus deu início a um novo paraíso.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais José Geraldo Segantin

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001