03 de março de 2021

Franca

POLÊMICA

Câmara rejeita consulta a moradores com voto de minerva de Claudinei da Rocha

Os vereadores Donizete da Farmácia (MDB) e Pastor Palamoni (PSD) chegaram a discutir de forma mais firme antes da votação do projeto que obrigaria a Prefeitura a ouvir os moradores da Vila Formosa.

Franca 23/02/2021
N. Fradique
da Redação
N. Fradique/GCN
Público voltou à Câmara nesta tarde para acompanhar a votação do projeto ‘Centro Pop’
A Câmara Municipal de Franca rejeitou o projeto de lei que recomendava o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) a promover uma consulta de impacto de vizinhança para a instalação do Centro Pop no antigo prédio do CSU (Centro Social Urbano), que fica localizado no bairro Vila Formosa.
 
A votação, que isentou a Prefeitura de ouvir os moradores do bairro, ficou empatada (7 a 7), com o voto de minerva ficando a cargo do presidente do Legislativo, Claudinei da Rocha, do mesmo partido de Alexandre Ferreira.
 
O projeto de autoria de Donizete da Farmácia (MDB), Marcelo Tidy (DEM) e Lurdinha Granzotte (PSL) foi amplamente discutido. Os três parlamentares procuraram defender o projeto o tempo todo. 
 
Donizete e Palamoni chegaram a discutir de forma mais firme antes da votação. Palamoni queria uma garantia de que, se votasse a favor do projeto, o prefeito não poderia instalar a unidade assistencial no bairro. “Não podemos fechar os olhos para esse problema. Precisamos pensar em todos os bairros. Votando a favor, não significa que não vai ser instalado lá. Independente da votação, é o Poder Executivo que vai decidir. Eles (moradores da Vila Formosa) vão sair daqui com a ilusão de que o problema vai estar resolvido.”
 
Donizete retrucou. “Precisamos ouvir os moradores que são interessados no assunto. Não estou fazendo trampolim político, não. Estão tentando levar por esse lado e eu não aceito.”
 
Gilson Pelizaro (PT), que levantou a questão desde o início, dizendo sobre a existência de uma lei de 2012 obrigando o prefeito a realizar audiência pública e ouvir os moradores para a instalação de projetos da natureza do Centro Pop, reforçou sua posição. “Agora vamos enviar um ofício com assinatura de todos os vereadores exigindo que ele (Alexandre) faça o estudo de impacto de vizinhança, como determina a lei federal de 2012.”

Caso aprovado, o projeto não teria poder para barrar a instalação do Centro Pop na Vila Formosa, da mesma forma que a opinião da população não é decisiva. A escolha cabe apenas ao prefeito.
 
Um grupo de moradores do bairro Vila Formosa voltou à Câmara para acompanhar a votação nesta terça-feira à tarde.

Renda Franca
O prefeito Alexandre Ferreira protocolou o projeto do Programa Renda Franca, mas não pediu urgência. Por isso, não foi à votação nesta terça-feira, na Câmara. O projeto que irá beneficiar 1 mil pessoas ao valor de R$ 300, vai tramitar normalmente no Legislativo.


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Só aqui
    23/02/2021 1 Curtiu
    Tinha que fazer isso numa fazenda numa chácara aí eles poderiam plantar cultivar alguma coisa pra eles terem renda própria com o apoio da prefeitura mas aí na onde a prefeitura consegue ajuda do estado porque quem mantém o centro pop e o estado que manda uma grana isso vcs podem procurar a saber teria que ser lei eles cultivar plantar trabalhar para terem direito de ser assistidos com dignidade mas é Franca nós somos bonzinho parabéns mas 4 anos
  • Daniel
    23/02/2021
    será doido ouvir os moradores? sim. tenso? sim. Mas merecem ser ouvidos sim. Ainda que a Prefeitura, ao final, não concorde com a opinião dos moradores, desde que ambos os lados mantenham uma fala RESPEITOSA, merecem ser ouvidos.
  • Pedro
    23/02/2021 1 Curtiu
    Prefeito e geradores lixos perderam votos de um bairro todo. E mais gente ira se juntar a eles. Representantes do povo o caramba. Agora é só esperar povo dedicando e urinando nas ruas do bairro, muita droga, roubos etc. Quem sabe rola umas facadas tb. Parabéns, políticos inúteis.
  • Carlos
    23/02/2021
    Aquele 7 x 1 contra Alemanha não foi combinado, mas estes 7x 7 da câmara ninguém duvida, que andam deixando estourar nas mãos do Claudinei para ficarem bem na fita. É claro que certos empates podem ser combinados...Mas devia haver um adicional para o Claudinei. As ideologias comunista pedem que o Centro POP seja nas maiores centros de aglomerações de preferência na porta do Banco do Brasil. Mas existem brechas sim, eles andam chegando na rodoviária vindo de áreas rurais, logo poderiam ser situados em chácaras como outros grupos atendidos que tb usam drogas, etc. Outra opção é fazer emenda nas leis mudando de “ Estrutura em vez de centro urbano para rural”, que tirem este ônus dos moradores, ou os manda para chácaras ou o prefeito paga seguranças particulares para cada morador a 200metros que sofrerão impactos fulminantes .... . Código Civil. Art. 1.277 O proprietário ou o possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha. CF art .225 preservar , inibir degradação ambiental, prevenir . CF Art. 5º XLIV - constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos contra a ordem pública, contra a paz , o trabalho e sossego dos moradores. CF Art. 1º § 1º todo poder emana do povo maioria e não minoria.
  • APARECIDO DONIZETE NUNES
    23/02/2021 1 Curtiu
    Uma sugestão, coloca o Centro Pop no Centro da Cidade , ia ser uma beleza.
Veja mais Local

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001