10 de abril de 2021

Nossas Letras

Afrodites

“Todas as mulheres, todas nós, sem exceção,somos Afrodites, somos Vênus. Somos deusas. Do amor, da sexualidade, da beleza.”

Nossas Letras 06/03/2021
Lúcia Brigagão
Especial para o GCN
Afrodite é considerada a deusa do amor, da beleza e da sexualidade. Sua história é pouco conhecida e, por conta disso, muitos se enganam ao acreditar que ela é o rosto bonito que sai espalhando amor para todos que pedem. Pelo contrário, a deusa é extremamente vingativa e impiedosa e passa segundo a mitologia, por cima de qualquer pessoa, de algum deus ou deusa, para conseguir o que deseja.

Em Roma é Vênus, para onde foi levada com todas suas características peculiares.  Tanto lá, como acolá, era divindade do instinto natural de fecundação e geração e sua ação abrangia todas as criaturas do mundo vegetal e animal. Só mais tarde passaria a ser a deusa do amor humano e, como tal, protegeria apenas as formas mais nobres do sentimento. Casou-se com Vulcano, deus do fogo, mas o traiu com Marte com quem teve Deimos, Fobos, Cupido e Harmonia. Vulcano vingou-se dos dois: preparou rede de ouro invisível e inquebrantável e com ela prendeu os amantes no leito e todos, no Olimpo, testemunharam a traição. Só os libertou a pedido de Netuno. Porém Marte a trairia, mais tarde, com Aurora. Para se vingar, Vênus inspirou na rival numerosos amores, causadores de grandes tristezas. E é então que se apaixona por Adonis e o disputa com Proserpina. Afrodite foi, também, mãe de Enéias, cujo pai era o mortal Anquises. Com Baco teve Priapo; com Mercúrio, foi mãe de Hermafrodito.

Numa disputa de beleza que travou com Minerva e Juno, Afrodite – ou Vênus - foi escolhida como a mais bela por Páris a quem recompensou com o amor de Helena. Não param por aí as travessuras de Vênus: atendeu às súplicas de Pigmalião e transforma em jovem a estátua que ele esculpira e por quem se apaixonara. Durante a Guerra de Tróia ela protegeu Páris e foi ferida ao intervir em favor de Enéias, por quem ela fez Dido, a rainha de Cartago, de apaixonar para assim, protegê-lo enquanto estivesse na região. Em esculturas antigas Vênus aparece inteiramente vestida. Mais tarde os artistas passaram a mostrar algumas partes do seu corpo até que, por fim, representaram-na inteiramente nua. Uma pintura e uma escultura imortalizaram Afrodite, ou Vênus: a estátua de Vênus de Milo, que pode ser vista no Louvre, em Paris e o Nascimento de Vênus, de Botticelli, que está na Galeria Uffizi, em Firenze.

Todas as mulheres, todas nós sem exceção, somos Afrodites, somos Vênus. Somos deusas. Do amor, da sexualidade e da beleza. Não importa nem em que tempo, em que clã, em qual rincão, em que pedaço do mundo onde tenham existido mulheres, em nossas histórias pessoais ou nas das heroínas dos livros, romances, contos, roteiros de filmes, em todas, enfim, podemos reconhecer lances da história mitológica de Vênus. Ora somos mães, ora somos rivais, muitas vezes vingativas noutras anjos protetoras. Às vezes aprisionamos, em outras libertamos. Por vezes perdoamos, jamais nos esquecemos. Somos capazes de amar, mas também de trair quem nos ignora. Somos capazes de perdoar, sem jamais esquecer. Algumas vezes nos apaixonamos pelo vilão da história, noutras o bom mocinho nos fascina. Só nós criamos, desenvolvemos, parimos e nenhum homem ainda experimentou a sensação de gerar outro ser. Por isso se torna difícil entender porque somos tão cruéis, injustas, más e parciais umas com as outras.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Textos

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001