12 de abril de 2021

Opinião

Minha infância foi uma "época de ouro"

Há algum tempo venho efetuando comparações entre a infância e juventude de outrora com os tempos de hoje e, as diferenças são assombrosas, em razão dos poucos anos decorridos. Olhando para trás e comparando-se às regras atuais, é difícil acreditar que a nossa geração esteja viva até hoje, pois nós tivemos a sorte de sermos a última geração a viver ainda como crianças.

Opinião 07/03/2021
Toninho Menezes
Especial para o GCN
Em 11/09/2003, escrevemos no Jornal Comércio da Franca, esse mesmo artigo, que agora na época das redes sociais, sempre vemos replicados, com algumas mudanças. Assim pedimos licença para republicar o que escrevemos há dezoito anos atrás.

Há algum tempo venho efetuando comparações entre a infância e juventude de outrora com os tempos de hoje e, as diferenças são assombrosas, em razão dos poucos anos decorridos. Coincidentemente, recebemos recentemente e-mail de um amigo que direcionava o assunto exatamente para tal linha de raciocínio. Hoje gostaríamos de aqui abordar tal tema, para que todos nós que vivemos em tal período de ouro, refletíssemos a respeito das dificuldades de ser criança e adolescente nos dias de hoje.

Olhando para trás e comparando-se às regras atuais, é difícil acreditar que a nossa geração esteja viva até hoje, pois nós tivemos a sorte de sermos a última geração a viver ainda como crianças.

Na minha infância, saíamos de casa após as aulas, pois em casa não tínhamos TV a cabo com mais de cem canais, vídeo games, surround sound, computadores com internet etc. Assim aproveitávamos o resto dia despreocupadamente, pois a violência nas ruas era coisa rara. A maior violência era entre nós mesmos quando brigávamos por desentendimento no campinho de futebol às margens do córrego dos Bagres, porém aprendemos cedo a superar isto, pois passado o desentendimento, a amizade continuava a mesma e, até era reforçada.

Nós vivíamos correndo, brincando, inventando e improvisando coisas com restos de materiais. Gastávamos muito tempo tentando construir nossos carrinhos de rolimã para testá-los na descida da Rua General Telles, e só então perto do Calçados Francano percebíamos que tínhamos esquecido de um pequeno detalhe, não havia freios. Assim, depois de vários erros, colisões e esfolados, aprendíamos por nós mesmos a resolver os problemas surgidos.

Apanhávamos e comíamos frutas, compartilhávamos os mesmos copos e recipientes, comíamos doces, balas e outras guloseimas ricas em açúcar, corantes artificiais, produção artesanal. Imaginem que bebíamos água direto dos riachos, córregos e minas, e não de garrafas e em copos descartáveis e, embora nos dissessem, nunca passamos mal, ou tivemos dor de barriga para sempre, ou uma contaminação fatal, enfim ninguém morreu por isso. Muito pelo contrário, estávamos sempre ao ar livre, não éramos crianças obesas e doentias, com crescimento à base de medicamentos.

Imaginem que loucura! Pois andávamos de bicicleta, sem capacete, passeávamos nos carros sem cinto de segurança. Não tínhamos telefone celular para nos localizar, não possuíamos tênis importados, não nos importávamos com as marcas de nossas roupas, quando muito sonhávamos com uma calça “Lee”, mas não éramos mais felizes ou menos se não possuíamos tal “luxo”. Não tínhamos vergonha de possuir somente uma roupa de “ir à missa”, como chamávamos nossa roupa mais nova, pois a situação não era fácil, porém a vida era cheia de perspectivas e esperanças, bastava lutar e ser persistente para alcançá-las.

Na escola tínhamos competições interclasses e de conhecimento e, olha que absurdo, aqueles alunos com mais dificuldades eram reprovados e repetiam o ano. Ainda não haviam “solucionado o problema da educação” inventando o fantástico e o revolucionário método da aprovação automática, utilizada nos dias de hoje, que atraso não!

Nós aprendemos a respeitar os mais velhos e a resolver os nossos próprios problemas, tínhamos a liberdade de ação mas arcávamos com as conseqüências de nossos atos. Nossos pais eram cidadãos que respeitavam as leis e, exigiam que assim fizéssemos também.

Na minha geração nós tivemos amigos mesmo e, não amizades de interesses como as de hoje, e cultuamos essas amizades sinceras que persistem apesar do tempo.

Hoje refletindo sobre a minha geração, acredito que fomos os últimos ainda a crescer como crianças. Em razão de nossa capacidade de enfrentar problemas, por nós mesmos, sem o auxílio de equipamentos e outras “geringonças”, que a propósito induzem as crianças de hoje a uma “preguiça mental”, podemos dizer que: nos últimos 50 anos surgiram alguns dos melhores desafiadores de riscos, negociadores, pesquisadores, inventores e criadores, numa explosão de inovações e idéias. Houve liberdade, fracasso, sucesso e principalmente responsabilidade, numa esplendorosa criatividade humana.

Comparando-se gerações, hoje, falta dar à criança “um pouco de tempero”, um “pouco de cor” à sua vida. Perdemos a qualidade das canções, das danças, da literatura, da pintura, da arquitetura, dos esportes, da educação etc. A vida atual é tão somente destinada a fazer dinheiro rapidamente. A qualidade das coisas foi deixada de lado por ser trabalhosa e não trazer retorno financeiro imediato.

Apesar disto acreditamos que sempre é tempo de suceder, tenho esperanças que as crianças possam encontrar alguém que lhes dê uma orientação sobre a verdade da vida, o amor, o sentimento, a evolução e a morte. Talvez nesse momento voltem a se dedicar a ter amigos, a ouvir música, a cantar, a pintar, a ler, a escrever e, até a cometerem algumas travessuras sadias.

“É mais fácil construir um menino do que consertar um homem” (Charles Chick Govin).



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Carlos
    08/03/2021 2 Curtiram
    DEPOIS DO OURO A GUERRA Franca tinha indústrias de calçados exportadoras, sofriam para conseguir empregados, principalmente de de mão de obra especializada, qualquer sapateiro podia alugar uma grande casa e ter seu carro. Até que a ameaça comunista chegou....Chineses vieram comprar sapatos ???? entravam nas empresa e ficavam fotografando sistema de produção, modelos, etc., pediam amostras mas não compraram nada, copiaram e ofertavam para nossos importadores por preço de banana, por preço de mão de obra escrava...resultado: falência geral do polo calçadista francano... mesma coisa se repetiu no polo automobilístico mundial seguiu a guerra comercial, guerra ideológica comunista, ensaiavam uma guerra fake de mísseis intercontinental, Apocalipse 6.8 “E olhei, e eis um cavalo amarelo e o seu cavaleiro....com seus vírus... optaram por uma guerra biológica que causa recessão, paralisação, falências, queda das bolsas e o opressor poderá adquirir as empresa a preço de banana. Pobre crianças, João 10:10 O tripé das ideologias comunistas, para lidar com comunismo é preciso conhecer o espírito do comunismo. Lucas 16:8 Os filhos do comunismo são mais sagazes para com a sua geração do que os filhos da luz. Eles lotam as instituições com seus “cumpanheros”, o STF tem despachantes deles, a Petrobrás tinha sido privatizada para o sustento financeiro do partido, o mensalão era garantia de aprovações de projetos e aplausos da mídia. O cavaleiro, o anti-Cristo, vem montado em seus cavalos... terminou ???, ou está apenas começando ??? Lucas 21.8,9 11 “Haverá grandes terremotos, EPIDEMIAS e fome em vários lugares, coisas espantosas e também grandes sinais do céu”. ...Crianças nem sexo terão mais, a ideologia comunista de gênero nem permitirá que se escreva no RG menico ou menina, mas “menine”, nem poderá colocar o nome da mãe porque ele pode ser filho da prostituta de privilégios, STF não cuidará mais só de leis, mas de política comunista, como despachantes aprovarão incesto, aborto, pedofilia, drogas, fim das famílias naturais para estabelecer as miscelâneas, as mosaicas que geram os fdp. A árvore genealógica passa a ser floresta genealógica, dominação do povo nos currais eleitorais...serão coagidos a votar em certos “cavalos” que ficarão mesmo com fraudes, legalizados como Maduro.
    • Darsio
      11/03/2021
      Aleluia irmão. Glória a deus e cloroquina goela abaixo! Aleluia, aleluia e que deus abençoe a nova mansão do nosso irmão flavio bozinho. E, que as rachadinhas possam permitir mais belas colheitas aos nossos irmão bozo. Glória a deusssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss!
  • Asdrúbal da Franca
    09/03/2021
    Xiiiiii galera, o Carloucão está de volta...e agora turbinado com uma cangibrina que o deixa mais chapado que antes!! Carloucão, tu fala tanto em incesto que ando desconfiado de ti....Será que, além de nazista, você também anda fazendo coisa errada?
  • Francisco de Assis Domiciano
    09/03/2021
    O nosso judiciário é a prova disso. Nunca se preocuparam com o almoço.
  • Darsio
    11/03/2021
    Com bozo no poder, o Brasil está inaugurando uma nova ideologia, os sobrevivencialismo. Isso mesmo! A nossa luta é para sobrevivermos em meio a uma pandemia ignorada e ridicularizada pelo bozo e aos aumentos estratosféricos nos preços dos alimentos, medicamentos, gás de cozinha e dos combustíveis. Nesses últimos foram somente 06, eu disse 06, nesses dois últimos meses. Enfim, nossa luta é para ter comida no prato e nos proteger do víus, pois a depender do bozo essa batalha estará perdida. Aleluia irmãos e glória a deusssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss!
  • Carlos
    11/03/2021 1 Curtiu
    É claro que tenho arma traçante Hb. 4.12 que calaria a boca dos anticristos satânicos comunistas lambedores do Luladrão. Estes jegues preocupados com valores irrisórios, com rachadinha que faz parte do estatuto do PT, a CEF informa: qualquer jegue pode comprar casarão financiado com ou sem entrada. Jegues preocupados com suas frescuras nem percebem os mísseis caindo sobre nós... Observe por ex. os comunistas extinguindo a câmara e senado que tem representantes do povo.... eles sabem que se apresentar projeto na câmara, terá votos discordantes e demora, ao passo que se apresentar ao seu despachante, sindicato, será atendido positivamente na hora sem contestação e este despachante prático é o STF... jegues, vocês acham que eles vão apresentar projetos na câmara ???... Até rasgam a constituição para reeleger presidentes da câmara e senado de rabo preso, e se intromete até na mesa diretora, o único voto que estes 11 abutres tiveram foi da quadrilha do Luladrão e aprovados via mensalão. Tem o fatiador apaixonado por Bandilma, Tem Fachim que pelo ídolo é capaz de numa canetada só anular condenações de 3 instâncias na 13º vara federal, TRF-4, e até confirmado pelo STJ, etc., Chamou todos estes colegiados de magistrados de imbecis....e restabeleceu o patrão Luladrão que tudo o que fala é conforme o marqueteiro dele manda falar, o molusco por si mesmo não diz nada. Serviço essencial é aquele que provê o leite e bolachinha das criancinhas. Ainda bem que temos um Bolsonaro que provê o auxilio emergencial. As ideologias comunistas seguirão, as famílias sertão destruídas, incesto, aborto, kit gay, drogas, pedofilia, coprofilia, fases vermelha, lilás, roxa, e outras do arco-íris do glbt, para causar recessão, tentam venezuelizar o Brasil como os comunistas estão fazendo na Argentina, que já ataca as latas de lixo por fome. https://veja.abril.com.br/politica/jose-dirceu-deveria-tirar-todos-os-poderes-do-stf/ - STF é apenas um órgão https://www.youtube.com/watch?v=Eoy9db7ybDU – STF é despachante e sindicato do PT https://diariodopoder.com.br/politica/mapa-virtual-pressiona-congresso-a-aprovar-pec-da-prisao-em-2a-instancia - Wadi Damous diz que o povo é burro é só vota em corruptos
    • Asdrúbal da Franca
      11/03/2021
      kkkkkkkkk...Carloucão mais chapado que nunca!!! Que cangibrina é essa, Carloucão??? Esses seres imaginários que você vê aí, é só por causa da amargosa mesmo ou tem outras químicas???? kkkkkkkkkkkkk Olha só o naipe da minionzada que apóia o Orangotango-Mito !!!! kkkkkk Carloucão, vou lhe dar uma dica: segura tua onda aí, que vc está prejudicando o seu chimpanzé de estimação!!!
    • Darsio
      15/03/2021
      Aleluia irmão! Glória a deusssssssssssss!
  • José osmar
    11/03/2021
    A Esquerdalha vive de narrativas FALSAS ,ainda Bem que ninguém Acredita mais.
    • Darsio
      11/03/2021
      Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!
    • Asdrúbal da Franca
      12/03/2021
      kkkkkkkkkk...Zerosmar, parece que o seu ORANGOTANGO-ÍDOLO acredita...Pois não é que o presidente-primata agora está usando máscara e defendendo a vacina? Há 3 dias na área, Lula já está fazendo a besta do Bozo trabalhar...kkkkkkk E a agora Zerosmar, vai passar a defender vacina e máscara também? Ou você ainda mantém a narrativa de que ela faz virar jacaré? kkkkkkkk Vocês orangotango-minions são muito patéticos...kkkkkkkkkk
  • José osmar
    12/03/2021
    Perguntaram pro Lula soletra Cloroquina,ele queropropina.Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    • Asdrúbal da Franca
      12/03/2021
      Zerosmar, a julgar pela sua habilidade de uso da gramática e pontuação, o Lula poderia ser seu professor de português e de toda a minionzada medonha, burra e fuleira que segue o Orangotango-Mito...Já estou até lhe vendo cantarolando baixinho: \"Meu mundo caiu...\" kkkkkkk Eu te falei Zerosmar: seu ídolo é um misto de orangotango acéfalo com um chimpanzé desacerebrado!!! kkkkkkkk
  • José osmar
    13/03/2021
    Asdrubinho vc está nervoso porque cortaram as propinas ?Eu queropropina Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu queropropina Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu queropropina Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    • Asdrúbal da Franca
      13/03/2021
      Eu não estou nem um pouco nervoso Zerosmar, mas apenas triste por estarmos nessa situação calamitosa por causa de muares como você, que elegeram e defendem as atrocidades do chimpanzé-presidente...Agora, quem acredita em absurdos como a honestidade do Orangotango-Mito, que mansão de 6 milhões foi comprada sem dinheiro ilícito, certamente também está cego para coisas coisas óbvias que acontece bem debaixo de suas barbas!! kkkkkkkkkkkkkk
    • Darsio
      15/03/2021
      O Asdrúbal esqueceu de dizer que, diferente do Lula, bozo possui quase todos os seus filhos mamando nas tetas do Estado e, delas nutrindo os esquemas de rachadinhas que resultaram em até mesmo mansões de 6 milhões de reais e patrimônios estratosfericamente muito acima dos rendimentos declarados e dos salários oficiais. Eu disse mansão e não triplex. Bozo filho é vereador, outro bozo filho é senador e outro filho bozo é deputado federal. Todos eleitos pelo esquema das fak news. A ex-mulher bozo tentou se eleger vereadora, mas o filme do bozo já está um tanto quanto queimado. Aliás, o caçula bozo já está sendo preparado para também ser um mamador das tetas do Estado. E diante de tudo isso ainda temos os baba-ovos tipo zerosmar, vulgo nersão, que patrocina e incentiva essa roubalheira e ainda se faz muito feliz. Feliz em pagar os absurdos e constantes aumentos nos preços dos combustíveis, dos alimentos, dos medicamentos etc. Aliás, será que o nersão sabe o significado de estratosférico? Acho que esse conceito ultrapassa em muito os limites intelectuais do nersão.
  • José osmar
    14/03/2021
    Asdrubinho deixa de narrativas Falsas,até agora não existe no governo Bolsonara ,nada absolutamente,só os fautos de entendimento para crerem nas suas mentiras.
    • Darsio
      16/03/2021
      O que são fautos? E, bolsonara é a mulher de bolsonaro? É isso que você quis dizer? Tá difícil entender o que você escreve, nersão. Não são apenas os seus doentios argumentos que se configuram como algo sofrível, pois o seu português é quase indecifrável. Já pensou em ir para uma escola de jovens e adultos?
    • Asdrúbal da Franca
      17/03/2021
      Você está certo Zerosmar, não existe nada, nada mesmo, que seu chimpanzé-ídolo tenha feito...E fala a verdade Zerosmar, como você pode idolatrar e lustrar as bolas de um sujeito que muda de opinião de acordo com a presença do Lula no cenário político! Tome vergonha, rapaz !!!
  • José osmar
    15/03/2021
    Ei Darsio e Asdrubinho vcs tem razão ,o povo Brasileiro nunca podem esquecerem dos Hospistais Padrão FiFa ,foi realmente um legado histórico deixado pela Esquerda que tanto ama o povo brasileiro.
    • Darsio
      16/03/2021
      Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!
    • Darsio
      16/03/2021
      Como assim? O povo Brasileiro nunca podem... Mas, que desgraça de português é esse nersão? Saiba que brasileiro, diferente de Brasil, não é nome próprio e, portanto, se escreve com letra minuscula, exceção feita quando iniciamos uma frase. E, a sua concordância verbal é uma lástima, pois o podem está no plural e, não concorda com o povo, no singular. Tá difícil nersão. É por essa razão que para que você possa compreender o que eu digo, busco usar a sua língua, isto é, o gadês. Portanto, muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu.
  • José osmar
    16/03/2021
    Pode falar no puldês mesmo ,nós já sabemos,que da Esquerda só sai cachorrada mesmo au au au au au Esquerda Honestíssima Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$BNDE$$$$$$$$$$$$$$$$$$$maior Larápio da História do Brasil.
    • Darsio
      17/03/2021
      Bom dia em gadês: muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
  • José osmar
    19/03/2021
    Asdrubinho seu jerico,vc deve ser funcionario do sr.Correa ,funcionario não pau mandado ,e só ver a cronologia de seus comentários,mais um vassalo da Esquerdalha Derrotada,Intelectual da Miséria,muito Calhorda mesmo Heim?
    • Asdrúbal da Franca
      20/03/2021
      Huuuuuuuuuuuuuuuuuummmmm...a cadelinha do Orangotango-Mito rosna para o comunismo, mas balança o rabo para as mais de 2 mil mortes diárias!!!!! Sabe o que é derrota, Zerosmar-Cadela? É ter deixado quase 300 mil pessoas morrer e ainda ter o espírito-de-porco de fazer troça dos doentes imitando pessoas com falta de ar !!!!!! Desisto: viva seu amor com seu chimpanzé-genocida!!! (as mãos dele estão sujas de sangue, mas você e a minionzada medonha deixam-lhe as bolas lustrosas)
  • José osmar
    19/03/2021
    Asdrubinho eu tenho notado que vc tem uma de se expressar estranha ,vira e mexe vc está sempre com as bolas na boca , porquê será????????????????
    • Asdrúbal da Franca
      20/03/2021
      Será que é porque estou sempre com a cara enfiada dentro do sutiã de sua mãe????????? kkkkkkkkkkk
    • Darsio
      21/03/2021
      Bom dia nersão, ou melhor, muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu...
  • José osmar
    22/03/2021
    Atenção gente o jeguinho do Zé Betio ,está dando coic pra todo lado ,mas para montar-mos nele ,basta levar-mos um pão com mortadela kkkkkkkkkkkkkkkkk oia sokkkkkkkkkkkkk.
    • Darsio
      23/03/2021
      Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!
  • Francisco Matos
    25/03/2021 1 Curtiu
    Gostei, o professor fugiu ao extremo de seus comentários políticos explícitos em adotar a direita fascista que destrói o país isolando todos nós dos países desenvolvidos e por isso estamos caminhando para o caos na saúde pública e privada , aproximando a meio milhão de óbitos. Continue assim professor. Conte piadas, poesias , contos de caipira etc. Assim não será mais um Pazuelo da história, AINDA dá tempo. Não entendi o carro material de comentários totalmente distintos do texto. Seria por ideia fixa sobre o que o Senhor sempre proclama?
  • KK
    25/03/2021
    Como sempre a velharada acha que tudo na época delesé melhor. O mundo evoluiu, vive-se melhor hoje do que antigamente. Mas o legal era há 40 anos atrás, quando se precisasse de um dentista, era mais fácil arrancar um dente, de tão inacessível que era. Nostalgia debiloide.
Veja mais Toninho Menezes

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001