10 de abril de 2021

Nossas Letras

2.349: Em nome de todos

“A Terra é chata se vista no mapa de um plano cartesiano onde linhas retas se cruzam e dão suporte a quem transita funcionando bem ao destino traçado do viajante(...)".

Nossas Letras 13/03/2021
Baltazar Gonçalves
Especial para o GCN
A Terra é chata se vista no mapa de um plano cartesiano onde linhas retas se cruzam e dão suporte a quem transita funcionando bem ao destino traçado do viajante; agora, se o planeta fosse a vista que se tem de fora dele, de uma sonda máquina solta no espaço, é parecida a uma bola azul esverdeada com aspecto murcho girando tridimensional feito sentimento sem nome.

Também uma vida, ali perdida entra as 2.349 mortes sofridas pelo covid, se esticada feito barbante e disposta na linha reta do tempo simplificado, por engano curta, indo de um ponto a outro nesse recorte fixo, restaria número em estatística no maldito plano em curso.

Mas se do alto imaginado, como a Terra enamorada por Marte, importasse por um instante chorar a perda de um só nome de batismo, tanto mais a dor nos corroeria, porque alongando em perspectiva o semblante de uma só vítima da pandemia nas múltiplas dimensões das curvas sucessivas que esta vida pode dar, aos pés de Nossa Senhora que tem abaixo de si a serpente pronta a dar bote, nosso pranto desaguaria em nome de todos.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Textos

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001