10 de abril de 2021

Esporte

ANTES DO DESEJADO

Segunda fase da Superliga B é cancelada; Franca Vôlei continua na mesma divisão

Segundo a CEO da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol), Adriana Behar, a atual situação da pandemia no país pesou na decisão. A Feac/AFV Franca terminou na sexta colocação e deve jogar a Superliga B no ano que vem.

Esporte 01/04/2021
Lucas Faleiros
da Redação
Fernando Teramatsu/CBV/FPV
Atletas do Vôlei Franca comemoram ponto em partida do primeiro GP da Superliga B
O segundo e último Grand Prix da Superliga B Feminina, que estava previsto para acontecer entre os dias 14 e 18 de abril na cidade de Valinhos, foi cancelado. Com a decisão, tomada de forma unânime, com todos os clubes votando a favor da descontinuação do campeonato, a Feac/AFV Franca continua na segunda divisão do voleibol nacional na próxima temporada.

Na primeira fase da competição, realizada em fevereiro na cidade de Maringá, no Paraná, a equipe francana saiu derrotada nas duas vezes em que entrou em quadra. Curiosamente, os dois adversários que venceram o time foram promovidos para a primeira divisão.

A partida de estreia aconteceu contra o Renata Country Club Valinhos (SP), que terminou o campeonato na segunda colocação depois de vencer o Franca Vôlei por 3 sets a 0. O último embate foi contra o Amavôlei Maringá (PR) e terminou com uma vitória de virada por 3 sets a 1 para as paranaenses, que se sagraram campeãs do torneio.

O Feac/AFV Franca ainda teria um terceiro jogo, contra o Itajaí Vôlei (SC), que não aconteceu porque o time catarinense registrou casos de covid-19 em seu elenco antes do início da competição e decidiu por não participar.

Além de votarem a favor do encerramento antecipado da Superliga B, as equipes propuseram à CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) que não haja rebaixamento nesta temporada. Dessa forma, a próxima edição do campeonato seria realizada com 10 participantes – dois deles vindos da Superliga principal. A ideia, porém, ainda está sendo avaliada pela entidade.

Caso a proposta seja negada, os dois times rebaixados para a Superliga C serão o Bradesco Esportes (SP), que terminou na sétima posição, e o Itajaí Vôlei, que ficou em último sem sequer ter atuado. O Franca Vôlei acabou na sexta colocação e, pelo menos a princípio, não corre riscos de descenso.

Pandemia pesou
Adriana Behar, ex-atleta e medalhista olímpica do vôlei de praia que assumiu o cargo de CEO da CBV no dia 1° de março, afirma que os clubes e a entidade fizeram de tudo para dar continuidade à Superliga B, mas, considerando o atual cenário da covid-19 no país, decidiram, de forma conjunta, pôr dar fim à edição do torneio.

“Nós temos muita preocupação com a pandemia e analisamos todos os riscos. Estamos sempre buscando soluções para prover um ambiente seguro. É um desafio grande. Entendo que esgotamos todas as possibilidades para tentarmos viabilizar a competição e, em comum acordo, chegamos à conclusão de que a melhor alternativa é o encerramento”, disse Adriana.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Outros

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001