12 de abril de 2021

Opinião

O dia da mentira

A internet, o meio social, na família, vizinhos etc, todos nos bombardeiam diariamente com várias informações que não temos a possibilidade de confirmar de imediato sua veracidade.

Opinião 04/04/2021
Toninho Menezes
especial para o GCN
A mentira, ora mentir. Quando criança aprendemos que o dia 1º de Abril de cada ano, era um dia para inventar estórias e por brincadeira pregar alguma peça em amigos. O tempo passou e agora adultos, estudando e aprendendo as lições que a vida nos trás, chegamos à conclusão de que não é necessário esperar o dia 1º de abril para mentir, pois recebemos notícias mentirosas todos os dias, de todas as formas, principalmente através da classe política através de seus aliados sejam de que ideologia for. E a única certeza que temos é que entre todas as profissões a dos políticos é a que tem os mentirosos mais eficazes. E essa facilidade ocorre em razão de que os eleitores obrigados a votar, adoram ser enganados para, apenas, continuar sonhando que tudo será diferente com seus escolhidos no poder. Acreditando que sua vida mudará sem que precise realizar nenhum esforço, ou seja, é o preguiçoso querendo que os outros que trabalham e lutam diariamente, contribuam com seus tributos e o Estado repasse àqueles eleitores que sonham com a “vida fácil” sem que tenham nenhum dever a cumprir.

E o momento pelo qual passamos é propício para pregar uma mentira ou várias todos os dias, não sendo necessário esperar somente pelo dia 1º de abril. Já não conseguimos saber o que é certo ou errado, o que é verdade ou mentira, de tantas informações distorcidas divulgadas constantemente. A mentira para conseguir seu intento tem que ter alguns elementos de verdade e muita emoção para que os leigos cidadãos possam aceitá-la como se verdade fosse. A propósito uma mentira bem emotiva pode se tornar mais crível que uma verdade nua e crua, sem “enfeites”, pois essa machuca e incomoda.

No momento atual temos as Fake News, dentro de uma verdadeira “guerra” de narrativas que se dá entre as redes sociais e os até então detentores do Poder que não aceitam que suas “verdades” sejam questionadas e colocadas à prova. Até então persistia a chamada espiral do silêncio, pois os cidadãos recebiam as informações e não possuía meios para se contrapor, questionar e discutir, colocando seus pontos de vista para algumas situações vividas em sociedade.

A internet, o meio social, na família, vizinhos etc, todos nos bombardeiam diariamente com várias informações que não temos a possibilidade de confirmar de imediato sua veracidade. As trocas de informações nos grupos sociais sempre estiveram presentes em nossas vidas, mas até então sempre circularam de maneira lenta. Porém a inevitabilidade da chamada era da informação, tornou-se presente fazendo com que notícias, fatos, narrativas etc., circulem com velocidade surpreendente nas redes sociais e em questão de horas alcança um público com proporções inimagináveis.

Emmanuel Kant já dizia que “não temos acesso à realidade enquanto tal, mas apenas as suas aparências”. A afirmativa apenas ratificou que há séculos fatos são manipulados e a única certeza que temos é que não sabemos mais em quem confiar.

Enfim é chegada a hora de uma total modificação na forma de se viver em sociedade. A propósito podemos citar Ayan Rand, falecido em 1982 que afirmava: “A menor minoria na Terra é o indivíduo. Aqueles que negam os direitos individuais não poderá se dizer defensores das minorias”. E mentir, só por brincadeira!

Toninho Menezes – Advogado – Professor Universitário toninhomenezes16@gmail.com



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Darsio
    04/04/2021 2 Curtiram
    Dia 1º de abril foi o dia dos bolsominions, ou seja, o dia da mentira. Afinal, quem sabe mentir mais eque um bolsominion? Um outro bolsominion.
    • Alex
      05/04/2021
      KKKKKKKKKKKKK. Fez a pergunta achando que ia lacrar, mas errou a resposta, coisa típica de um comedor de mortadela. Ninguém mente mais que a \"virgem do prostíbulo\", mais conhecido como Lularápio. Em recentes entrevistas disse que ligou para falar com Obama sobre a crise mundial e Obama nem era o presidente americano. Em outra entrevista disse que ligou para o Bush e criou com ele o G-20, mas o molusco ainda nem era o presidente do Brasil. Ou é um mentiroso contumaz ou é um vidente, antecipando a eleição de Obama e a criação do G-20. Fico com a primeira opção. KKKKKKKKKKKKKKKKKK
    • Darsio
      06/04/2021
      Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!
  • Fujiro Nakombi
    05/04/2021
    As ratazanas que seguem o patético mito estão alvoroçadas com o retorno do Lula. A coisa lá no esgotão dos minions está tão frenética, que os ratos sairam dos bueiros para pedir a volta da ditadura militar e tratamento precoce. Tratamento precoce para quê? Ivermectina para os piolhos que assolam as cabeças desacerebradas dos mickeyminions? É notória a diferença entre o verdadeiro estadista que é Lula e a fraude miserável que é a figura do Genocida!! Depois da entrevista para o Reinaldo Azevedo, então, já criaram até umas fake news sem-pé-nem-cabeça, que ninguém comprou nem engoliu. O minion aqui dos comentários até tentou emplacar um sarrinho, mas já está todo mundo tão cansado dessa ninhada de ratos, que ninguém deu bola!!
    • Alex
      05/04/2021
      KKKKKKKKKKKKKKK. Acabou o mundo. Luladrão dando entrevista para Ruinaldo Azedo (O cara que peida ao vivo). Viiiixxxxiii não sobrou nada. Sugiro ao Fujiro que fuja para a Argentina, Venezuela, Cuba ou quem sabe Coreia do Norte, porque vai dar Bolsonaro novamente em 2022. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    • Fujiro Nakombi
      05/04/2021
      O que é uma flatulência na TV se comparado à Mula-Presidente que caga na nação todo santo dia? E, pelo jeito, o faz na boca de seus seguidores-chimpanzés, que reverberam em palavras todo o estrume que a cavalgadura-mor da nação produz no vácuo onde deveria estar o seu cérebro! Melhor Argentina ou Cuba, onde as pessoas vêm sendo tratadas com dignidade no contexto dessa pandemia, que na República Antidemocrática dos Zé-Ruelas Cabeças-de-Bosta Seguidores de Torturadores e Genocidas; paisinho fuleiro, que anteriormente era República Federativa do Brasil, mas que atualmente está mais esquecido e isolado no cenário internacional que a vida matrimonial do presidente cuja esposa tem $ 89 mil depositados na conta corrente por um desconhecido!
    • Alex
      06/04/2021
      Sugiro ao Fujiro que vá para a Argentina então. É perto e dá para ir de ônibus.
    • Fujiro Nakombi
      06/04/2021
      Meu caro senhor, penso que vossa senhoria é quem devia se mudar para um lugar onde suas ideias de jerico, que destoam completamente das perspectivas civilizatórias e democráticas contemporâneas, sejam professadas por pares com semelhante grau de deficiência cognitiva. Eu sugeriria a Alemanha nazista, mas, como não há máquina do tempo, que se recolham para os becos e esconderijos nos quais pessoas incapazes de conviver com a civilidade se malocavam até o troglodita que deu voz aos bueiros ascendesse à presidência. O Brasil é um bom país, não merece essa gentalha que o está envergonhando aos olhos do mundo!!!
    • Alex
      5 dias atrás
      Como diz um antigo ditado popular: Os incomodados que se mudem. Tenha coragem gafanhoto. Compre a passagem e vá para a Argentina. Deixe o Brasil para os brasileiros que elegeram democraticamente o presidente. Você fala em viver civilizadamente, mas não pratica a ação, pois somente ataca aqueles que tem pensamento diferente do seu. Isso tem nome HIPOCRISIA.
  • Carlos
    05/04/2021
    João 8:44 O Diabo é o pai da mentira, é presidente mundial do comunismo e o tripé de suas ideologias está descrito em João 10:10 . Luladrão, está confirmado como inelegível, mas ainda tenta comprar os juízes com seus bilhões roubados, tem prometido não enganar mais o povo e roubar pouco, vídeos do passado o mostram se gabando de enganar os europeus e americanos. É muito fácil enganar os jegues comunistas, construir estádios bilionários em vez de hospitais, construir aeroportos ao custo de bilhões na Àfrica, porto em Cuba, metrôs na Venezuela, rodovias na Africa, etc. São investimentos de bilhões só para receber propinas e comissões, em paraísos fiscais africanos, empréstimos a fundo perdido, calotes na certa.... e tem jegues comunistas inteligentes que dizem: mas tinha seguro... sim tinha...mas o seguro foi feito por brasileiros e em caso de calote quem paga os seguros são os brasileiros... A maior incubadora de vírus são os ônibus lotação, os vírus moram nos bafos dos presos em confinamentos. CDC art. 22 São José é obrigada a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos. Ônibus circulando com apenas 44 passageiros sentados, e toda a frota circulando para não faltar transporte. Caso contrário: Código Penal Art. 267. Causar epidemia, mediante a propagação de germes patogênicos (vírus, Bactérias Covid-19) : Pena de 10 a 15 anos. Prefeito poderia decretar que ônibus tivesse aspiradores de bafo para fora dos ônibus, 6 exaustores em cada ônibus sugando para fora os bafos que reduziria em 60% a contaminação na incubadora de vírus. Exaustores são simples hélices, coisa barata, sugando para fora o bafo, senão, C.P. Art. 268. Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. FUJA DO BAFO !!!! E NÃO DOS LOCAIS DE TRABALHO... https://www.youtube.com/watch?v=ekfxhw6thb8 – Falsidades para Inglês ver e ouvir https://www.youtube.com/watch?v=bjs7Bt6I4z0 – CFM - Conselho de medicina contra lockdown https://www.youtube.com/watch?v=1gmxybSZ4VU&feature=share&fbclid=IwAR2Ijjpw1ZXssqsn08gBB5zSXj97rdahOhhAbP23kJphLg_-amQ0kGtHcEY
    • Fujiro Nakombi
      05/04/2021
      Vem cá, alguém na família desse senhor poderia retirá-lo da circulação no espaço público? É notório que ele não está de posse plena de suas faculdades mentais (aliás, alguém com crenças sobrenaturais diria mesmo que está possuído). Família, busque cuidar de seu ente, ainda que ele não seja querido. Procurar entretê-lo, dando-lhe um celular ou um computados nas mãos, pode causar sérios prejuízos à vida social. Ao que parece, ele está incomodado com seu próprio bafo e clama por um exaustor que lhe retire o odor de chorume da boca!! Família, cuide dele, por favor: é triste demais ver as pessoas definharem mentalmente assim!!
    • Darsio
      06/04/2021
      Aleluia irmão! Glória a deussssssssssssssssssssssssssssssss!
  • TAKAMASSA NOMURO
    06/04/2021
    Fujiro, não sei se tu é restolho de Hiroshima ou Nagasaki, mas o seu espírito, digo, o seu cabelo não nega mulata ... que você é o abominável, o jegue Dudu de estimação do Luladrão, comunista anti-cristo. A Gleisi , como amante, acrescentou ao nome o “Lula” em prova de amor e fidelidade eterna, agora Gleisi Lula Hofiman, faça como ela: Fugiro Lula Nakombi, mesmo porque a condenação de Luladrão foi apenas suspensa, está inelegível até 2038 , apesar dos bilhões roubsdod que tem para cimprar juízes , as provas são válidas, pertinentes, verídicas, e vão ser reapreciadas como cabais em novo julgamento em Brasilia, acrescentado novas provas de novos crimes investigados e novas condenações. Veja ai se sua Kombi consegue chegar até Pacaraima pela BR-174, Caracas mesmo com pneus carecas. Se propores a Maduro investir na montagem de um jornal marron, teudo e manteudo por propinas (mensalão), só de elogios ao ditador comunista anti-cristo, para que ele roube a vontade e debaixo de aplausos da mídia, você se dará bem por uns tempos, depois o ditador confisca tudo e você volta de Kombi kkkkk https://www.youtube.com/watch?v=ZRB-6Os6WoA – Lula é psicopata igual Adélio Bispo https://www.facebook.com/LaercioDespachante/videos/1362754287391420 - Quem paga o seguro é os Brasileiros
    • Alex
      06/04/2021
      KKKKKKKK. Também pensei nisso Fujiro = Asdrubal.
    • Fujiro Nakombi
      06/04/2021
      Caro senhor, desconheço de quem está falando, mas, se essa outra pessoa disse que o vossa senhoria não está no gozo de suas faculdades mentais, então, é um motivo a mais para a família se preocupar. Isso explicita que não é apenas uma opinião isolada, mas a percepção comum de qualquer um que leia os devaneios delirantes de quem escreveu tamanhas pataquadas. Reitero o apelo: família, poupe esse pobre senhor da decrepitude pública. É deprimente ver alguém expressar sua degenerescência assim à vista de todos. Família, por favor, cuide de seu ente dilacerado pela demência.
  • Darsio
    06/04/2021
    Calma alex da siêssia. Não fique bravo e, espero que tenha curtido o seu dia, isto é, o dia da mentira. Volta pro curral, vai e logo!
    • Alex
      5 dias atrás
      Eu bravo. KKKKKKK. De jeito nenhum puldo letrado e pós letrado. Eu me divirto muito com os contorcionismos mentais que vocês da esquerda fazem. É muita criatividade junta em um único lugar.
    • Darsio
      5 dias atrás 1 Curtiu
      Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!
  • José osmar
    3 dias atrás
    O jeguinho do Zé Bétio está descontrolado,kkkkkkkkkkkkkkkagencia lupa fakeneswerakkkkkkkkkkkkkkkkEsquerda Honestíssima Kia kiakkkkkkkkkkkkk25milhões de crianças kkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    • Darsio
      1 dia atras
      Eita nersão, você nos diverte om as suas muito com as suas insanidades que cheiram a merda pura. mas, deixa eu lhe desejar um bom dia em gadês: muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu...
Veja mais Toninho Menezes

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001