12 de abril de 2021

Franca

COVID-19

'Mesmo com lotação, o PS atende todos os pacientes', diz coordenadora de enfermagem

A movimentação no Pronto-socorro “Álvaro Azzuz” sempre foi grande, mas neste período de lotação, profissionais procuram melhor maneira de atender pacientes e buscar leitos em ambiente hospitalar.

Franca 4 dias atrás
Heloísa Taveira
da Redação
Heloísa Taveira/GCN
Clara Cayeiro Cruz, coordenadora do setor de Enfermagem do Pronto-socorro
Depois de registros diários de pacientes à espera de um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Pronto-socorro “Álvaro Azzuz”, até o fim da tarde desta quarta-feira, 7, a demanda por UTIs havia zerado. No entanto, cinco pacientes ainda aguardavam por um leito de enfermaria.

A coordenadora do setor de enfermagem do PS, Clara Cayeiro Cruz, explicou que ainda que esses pacientes estejam na unidade de pronto-atendimento esperando uma oferta de vaga, eles têm todo o respaldo necessário.

“A gente acolhe o paciente em qualquer circunstância. Ele pode chegar assintomático ou com dificuldades para respirar e passa primeiro por uma avaliação no Acolhimento. Com os sinais vitais desse paciente, os nossos profissionais conseguem delimitar se o paciente deve ser encaminhado a uma avaliação em consultório ou na Ala de Observação”, disse Clara.

A coordenadora também afirmou que mesmo que o paciente tenha iniciado o tratamento domiciliar, se houver agravamento do quadro clínico ele pode retornar ao Pronto-socorro e, se necessário, fazer a internação.

“Quando ele precisa ser internado, já encaminhamos a ficha via Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) para tentar as vagas hospitalares e continuar o tratamento. Essa ficha é bem detalhada, com os dados clínicos desse paciente como sintomas e problemas de saúde pré-existentes.”

De acordo com Clara, os critérios de internação quando há uma escassez de vagas depende da Santa Casa e dos demais hospitais, mas que os médicos fazem a avaliação diária e analisam as possibilidades de internação.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Local

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001