12 de abril de 2021

Franca

ATAQUE

Portal GCN é invadido por hacker com discurso contra isolamento e ataque ao governador

O GCN foi hackeado no final da tarde desta quarta-feira, 7, e ficou cerca de duas horas fora do ar. Equipes de tecnologia trabalharam para restabelecer o portal.

Franca 5 dias atrás

da Redação
Reprodução
Imagem que aparecia na home do portal durante o ataque
Na tarde desta quarta-feira, 7, um hacker invadiu os sistemas do Portal GCN e tirou o site do ar. No lugar da página principal, onde estão as principais notícias do momento, era exibida a foto de um rapaz, ainda não identificado. Abaixo, três frases, entre elas um ataque ao governador e ao isolamento social. “Tamo junto, abaixo ao isolamento, João Doria é um ditador (sic).” As equipes de tecnologia trabalharam para restabelecer o portal, o que aconteceu cerca de duas horas depois. A polícia será comunicada formalmente para as providências cabíveis.

O portal GCN fica hospedado nos servidores do Google, nos Estados Unidos, e conta com equipes de tecnologia que dão suporte 24 horas por dia. Tentativas de invasão são frequentes, mas acabam repelidas pelas barreiras de proteção. Hoje, o hacker, que se identifica como “Tak3”, disparou um milhão de acessos simultâneos ao GCN até conseguir quebrar as barreiras de proteção. “Maior portal de notícias de Franca e região hackeado”, comemorou Tak3.

Ainda não é possível assegurar o que motivou o ataque, mas as matérias que retratam o drama das vítimas da pandemia do coronavírus, o acompanhamento da tragédia que tem marcado as vidas de centenas de francanos e de moradores da região e a tragédia sem precedentes que se abate sobre milhares de brasileiros dão um bom indicativo das motivações para a invasão.

“Há muitos meses temos sido alvo da violência de negacionistas, gente que não dá importância para a quantidade absurda de mortes e doentes e gostariam que publicássemos uma realidade que não existe. Querem que defendamos medicamentos ineficazes, sustentam que os fatos e os números que trazemos não correspondem à realidade. São lunáticos, delirantes, mas perigosos”, disse o diretor responsável do portal, Corrêa Neves Jr.

As lives que apresenta todas as noites foram alvo de ataques nos últimos meses. O jornalista também foi vítima de ataques organizados a partir de um grupo de ódio baseado no Facebook intitulado “A Tropa em Shock”. Faixas com ofensas e xingamentos a Corrêa Neves Jr. foram espalhadas pela cidade. A Polícia Civil abriu inquérito e investiga o caso.

Além do tom político, o hacker ainda trata tudo como uma brincadeira. Além da foto debochada, ainda manda um “salve” para outras pessoas, provavelmente, também hackers. “Salve para: bky992, sanninja, rauspreto, d3coder, k4sh, aj4x, xtdin (sic)”, escreveu.

Dependendo da forma de acesso, via smartphones, por exemplo, em vez da tela preta com a foto do hacker aparecia uma tela branca com a letra “a” ou a letra “b” no canto superior esquerdo.

No Dia do Jornalista, comemorado neste 7 de abril, o ataque foi visto pela equipe de reportagem como uma ação que reforça ainda mais a importância da imprensa. “Jornalismo sério não foi feito para agradar. Trabalhamos diariamente pra retratar com seriedade a realidade que vivemos, seja ela boa ou dura, como tem sido. Mesmo sob ataque, o jornalismo nunca vai se curvar”, disse o editor Luciano Tortaro.

Todas as providências policiais e jurídicas estão sendo tomadas para que os autores sejam devidamente identificados e responsabilizados.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Emerson
    5 dias atrás 4 Curtiram
    Não nós calarão, vamos resistir à essas atrocidades, GCN estou com vocês
  • Gabiroba
    5 dias atrás 1 Curtiu
    Se a informação correta está preocupando e incomodando o gado negacionista é sinal que estão no caminho certo! Força GCN, eles são uma minoria ignorante.
  • Henrique
    5 dias atrás 1 Curtiu
    Provavelmente algum frequentador daquele grupo esquisito, ou feita em nome dele. Reforço que o caso do médico sem máscara foi muito comemorado em grupos de negacionistas e a indignação dos francanos nos comentários podem ter dado gás para mais este ataque. Fica a reflexão: se os negacionistas tem um presidente ao seu lado, uma parcela razoável dos legisladores e agora até ministro no STF eles poderiam forçar que estes políticos os representem mais árduamente; o que acontece é justamente ao contrário, retrucam nos palanques da própria torcida e ações verdadeiras, sérias e concisas nunca vêm. Eu sou a favor que os comércios abram e possam trabalhar com dignidade, pois nas áreas centrais a lei está sendo respeitada mas nas áreas periféricas tá tudo aberto, moro a 7 quarteirões do trabalho e na caminhada pra casa vi 2 bares e 2 espetinhos abertos, todos sem máscara bebendo e aglomerando. Enfim, pessoas como estas que criam discórdia pelas redes se esquecem que é preciso ter organização e coragem para rever a situação atual. Enfim, preferiram agir criminosamente, pois o crime é mais fácil do que ser correto.
  • Alceu Vicente da silva
    5 dias atrás 3 Curtiram
    São as ramificações das quadrilhas que apoiam Bolsonaro, e que são valentes atrás das teclas dos computadores,espero que os responsáveis pelo portal inveriguem já que crimes cibernéticos são passíveis de punição
  • Tio Sam
    5 dias atrás 4 Curtiram
    Esse cabra da foto pra mim é o Cabeção da Malhação....Sérgio Hondjakof....LOL
  • Darsio
    4 dias atrás 2 Curtiram
    Uma certeza nós temos. TRATA-SE DE UM VAGABUNDO BOLSOMINION GENOCIDA.
  • Daniel
    4 dias atrás 1 Curtiu
    o engraçado é ler o texto... aparenta que um desafiou o outro a invadir o site e quis colocar o nome do outro só pra mostrar que conseguiu. crianças brincando com fogo... lamentável.
  • Vagner
    4 dias atrás
    Em 2005 eu participei de uma reportagem com vocês, relativo a cyber segurança. Em 2019 entrei em contato com vocês em relação a um link malicioso na hora de pagar um anúncio nos classificados. Invadir sites hospedados nos servidores Google não é uma tarefa simples. Não estariam enganados em \"como foi essa invasão\" ? Vejam bem, pelo que observei em 2019 somente alguem que tenha axesso ao sistema poderia ter posto o link para roubar dados de cartão. Se fosse vocês faria uma análise SÉRIA do ocorrido. Até porque, profissionais de auto nível não costumam escrever frases como a que a reportagem mostrou. Aliás, esses profissionais duvido muito que se ocupariam de atacar uma empresa de médio porte como esse portal.
  • Magrello
    4 dias atrás
    Típico gado do Bozo Miliciano. Machao de teclado mas quando a polícia pega fala que foi brincadeirinha. Estão desesperados vendo o barco do Negacionista afundar.
Veja mais Local

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001