12 de abril de 2021

Franca

DIFERENÇA

Secretário admite demora para atualizar dados de aplicação das vacinas

Em entrevista a rádio Difusora, o secretário de Saúde, Lucas de Souza, justificou a diferença de 8 mil doses aplicadas entre os números fornecidos pela Prefeitura e pelo Estado, com a dificuldade dos drive thrus em enviar as informações.

Franca 4 dias atrás
Higor Goulart
da Redação
Heloísa Taveira/GCN
Secretário de Saúde, Lucas de Souza concedeu entrevista ao Show da Manhã, nesta quinta-feira
O Portal GCN revelou nesta última quarta-feira, 7, uma divergência nos dados de vacinação de Franca fornecidos pela Prefeitura e pelo Estado. Pelos números da Saúde Municipal, Franca aplicou 49,9 mil doses, enquanto nos números do Vacinômetro, o município usou 41,7 mil. A mesma diferença acontece na sobra de doses, com 12,7 mil e 4,6 mil sobrando, respectivamente. 
 
Em entrevista ao Show da Manhã, da rádio Difusora, o secretário de Saúde, Lucas de Souza, foi questionado pelo radialista Valdes Rodrigues sobre essa diferença e explicou que o motivo é a dificuldade no processamento de dados dos postos drive thru. “De toda pessoa que é vacinada a gente coleta, no momento da aplicação, uma série de dados pessoais. Nas Unidades Básicas, no momento em que o paciente é vacinado, esse sistema já é alimentado. Nos drives, até pela velocidade de aplicação, esses dados são anotados manualmente e depois precisam ser passados para o sistema”, explicou. 
 
Apesar da justificativa, o secretário não disse se existem formas para resolver esse problema.
 
Sem vacinas
Lucas também falou da paralisação na aplicação de 1ª dose, que não acontece desde terça-feira, 6, quando o público-alvo eram os idosos com mais de 68 anos. O secretário disse que as doses enviadas pelo Estado acabaram ainda na segunda-feira, 5, e por isso houve a suspensão. 
 
“A Prefeitura quando lança uma campanha, ela coloca muitos postos e vacinas à disposição. Na sexta-feira, vacinamos mais de 2 mil pessoas. Então, na segunda, ficou um saldo de mais ou menos 200 doses. Aí acabamos com elas. Na verdade, o município está fazendo a lição de casa. Se chegou 2 mil vacinas, colocamos todas à disposição”.
 
Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, Franca aplicou, até o momento, 49,9 mil doses. Dessas, 37,5 mil foram destinadas às primeiras doses e as demais para a segunda. A respeito da cobertura nos idosos com mais de 68 anos, o órgão afirma que 29,1 mil foram aplicadas. Isso representa 98% da população nesta faixa etária. 
 
Lucas afirmou que esses 2% não vacinados poderão receber a dosagem quando a Prefeitura receber as doses da nova grade do Governo de SP, que começa no dia 12, próxima segunda-feira, para idosos com mais de 67 anos. “A partir da semana que vem, foi anunciada uma nova grade para idosos com 67 anos, e, na ocasião, os de 68 anos ou mais que não foram vacinados, poderão aproveitar”, finalizou.


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Maria
    4 dias atrás
    Conversa pra boi dormir além de falar deveria apresentar dados concretos das pessoas que vacinaram em cada ponto de vacinação , dias , quantidades , etc..... Só falar e não apresentar dados fica fácil né Secretário , eu desconfio sim que houve desvio de vacinas
Veja mais Local

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001