10 de abril de 2021

Franca

VÍNCULO ENCERRADO

Após 14 anos, Pastoral do Menor deixa Fundação Casa

O Governo do Estado de São Paulo encerrou a gestão compartilhada com a entidade. A Pastoral deixará de atender na Casa de Semiliberdade, Centro de Internação e Caip. Os trabalhos se encerram no dia 31 de outubro. A mudança visa economia para os cofres públicos.

Franca 2 dias atrás
Pedro Baccelli
da Redação
Arquivo/GCN
Foto de arquivo de atividade na Fundação Casa
O Governo do Estado de São Paulo encerrou a gestão compartilhada da Fundação Casa de Franca. A Pastoral do Menor deixará o local, no dia 31 de outubro, após 14 anos de trabalho. Ao todo, 52 profissionais serão demitidos. A entidade também atende na Casa de Semiliberdade, Centro de Internação e Caip (Centro de Atendimento Inicial e Provisório).

O anúncio foi realizado em carta publicada pela Pastoral do Menor em suas redes sociais. De acordo com o texto, a entidade foi informada sobre o fim da parceria no dia 24 de março. O Estado ficará com gestão plena da Fundação. A Pastoral reconhece a legitimidade da decisão, mas, ainda assim, lamenta o desfecho.

Segundo o presidente da Pastoral do Menor de Franca, Padre Ovídio, o Estado está rompendo com todas as unidades onde há gestão compartilhada no serviço socioeducativo de internação. O Governo busca enxugar os gastos públicos.  

“O Estado alega que é por questões econômicas. A gente sabe que, no fundo, não é apenas isso. Porque, se for parar para pensar, o mais caro no projeto de atendimento são os recursos humanos. Então, não adianta simplesmente dispensar o servidor público e os funcionários das OSCs (Organizações da Sociedade Civil).”

Padre Ovídio explica que todos os serviços desenvolvidos pela Pastoral ficarão sob responsabilidade do Governo. “Lá dentro estarão presentes os agentes da Fundação, que são a equipe de segurança. Todos os serviços que a Pastoral opera lá dentro ficam por conta do Estado.”

Impacto no atendimento
Toda a equipe de enfermaria, psicossocial, pedagógica, administrativa, odontológica, medicinal e operacional da Pastoral do Menor deixará os trabalhos. Ao todo, 52 profissionais deixarão de atender Fundação Casa e serão demitidos. Destes, 27 pessoas trabalham no Centro de Internação; 17 operam no Caip e 8 na Casa de Semiliberdade.

O que diz o Estado
Em nota, a Comunicação do Governo do Estado informou que os centros socioeducativos que funcionavam em gestão compartilhada serão administrados com a mesma qualidade pelos servidores efetivos. A mudança visa economia para os cofres públicos.   

“A medida foi adotada para otimizar a aplicação dos recursos e irá gerar economia aos cofres públicos. Outros 15 centros espalhados pelo Estado de São Paulo também passaram a funcionar com servidores efetivos da instituição”, finalizou.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Nassar
    2 dias atrás 2 Curtiram
    Até que enfim esse lixo da pastoral vai sair, só servia para passar a mão na cabeça dos infratores até sorvete e vídeo game tinha nessa lugar
    • Ana
      2 dias atrás 2 Curtiram
      Nassar Virou Jesus Cristo agora para saber o que é melhor para os outros? se não sabe a fundo da situação não palpite a não ser que você tenha uma solução melhor e coloque a mão na massa.
  • nassar
    2 dias atrás
    ANA e simples si vc ficou com pena leva eles para sua casa so gente boa lá.
  • HTS
    2 horas atrás
    Agora que vai ser dificil. Os Agentes da Fundação são preguiçosos. Vai virar uma baderna. Tomara que o padre consiga reverter essa situação
Veja mais Local

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001