10 de abril de 2021

Franca

REPERCUSSÃO

ANJ e APJ condenam invasão ao GCN: 'Ataque à liberdade de imprensa e à segurança sanitária'

frases com ataque ao isolamento social e contra o governador João Doria (PSDB) foram postadas. “Tamo junto, abaixo ao isolamento, João Doria é um ditador (sic).”

Franca 2 dias atrás

da Redação
Reprodução
Imagem que aparecia na home do portal, durante o ataque
A Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação Paulista de Jornais (APJ) emitiram nota nesta quinta-feira, 8, repudiando o ataque sofrido pelo portal GCN nessa quarta-feira, 7.

Em texto intitulado “Pela liberdade de informar”, a entidade paulista afirma que pessoas que “temem a clareza das informações insistem com atitudes agressivas”. Já a associação nacional classificou o ataque como um crime.

“O discurso de ódio e a intolerância diante das medidas recomendadas pela ciência face à pandemia, veiculados pelos invasores, fazem do crime um ataque à liberdade de imprensa e à segurança sanitária dos cidadãos”, afirma a ANJ, em nota.

Por volta das 18 horas de ontem, o GCN foi alvo de um ataque hacker. Os invasores publicaram a foto de um homem na home do portal, onde ficam as principais notícias do momento.

Além da imagem, frases com ataque ao isolamento social e contra o governador João Doria (PSDB) foram postadas. “Tamo junto, abaixo ao isolamento, João Doria é um ditador (sic).” 

Leia mais:
Portal GCN é invadido por hacker com discurso contra isolamento e ataque ao governador

A APJ defendeu a liberdade de imprensa e reforçou a importância dos veículos de comunicação. “Diante de um ato tão primitivo em um momento de tanta evolução, com certeza terão suas autorias investigadas pelas autoridades competentes. De nossa parte, nos convencemos cada vez mais da nossa relevância editorial, que, atacada, se fortalece, justificando o nosso trabalho de levar fatos e ideias para conhecimento geral e debates à luz da opinião pública.”

A ANJ diz espera que os “criminosos” sejam identificados e encaminhados à Justiça”. “A impunidade dos autores da invasão do Portal GCN seria uma afronta a toda a sociedade.”

As notas
Leia abaixo, na íntegra, as notas da ANJ e da APJ:


NOTA À IMPRENSA

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) se solidariza com o Portal GCN, de Franca, em São Paulo, atacado por hackers no final da tarde do dia 7 de abril, e condena com veemência a ação criminosa que deixou o portal fora do ar durante cerca de duas horas.

O discurso de ódio e a intolerância diante das medidas recomendadas pela ciência face à pandemia, veiculados pelos invasores, fazem do crime um ataque à liberdade de imprensa e à segurança sanitária dos cidadãos.

A ANJ espera que os criminosos sejam identificados e encaminhados à Justiça, para a devida punição nos termos da lei. A impunidade dos autores da invasão do Portal GCN seria uma afronta a toda a sociedade.


Brasília, 8 de abril de 2021.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS – ANJ


PELA LIBERDADE DE INFORMAR

Definitivamente uma parcela daqueles que temem a clareza das informações insiste com atitudes agressivas, como o ataque de hackers realizado ao GCN, o maior portal de notícias de Franca e Região, em pleno dia 7 de Abril, quando se comemora o Dia do Jornalista.

Mostrando através dessa atitude, além de seus rancores, também os seus temores, pois com certeza não acreditam em suas ideias e posições, seus autores apenas querem impô-las em vez de apresentá-las, defendê-las e, quem sabe, por meio de diálogo saudável, conquistar apoios, evoluí-las e até mesmo encontrar luz.

Diante de um ato tão primitivo em um momento de tanta evolução, com certeza terão suas autorias investigadas pelas autoridades competentes. De nossa parte, nos convencemos cada vez mais da nossa relevância editorial, que, atacada, se fortalece, justificando o nosso trabalho de levar fatos e ideias para conhecimento geral e debates à luz da opinião pública.

Assim, além do nosso posicionamento de repúdio ao ataque feito ao portal CGN, também manifestamos nosso total apoio e solidariedade ao nosso associado, somando competências para juntos seguirmos em frente nessa tarefa que escolhemos como missão, que é a de informar para bem transformar.


SÃO PAULO, 8 DE ABRIL DE 2021
APJ – ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE PORTAIS E JORNAIS
NÚCLEO EDITORIAL E DE LIBERDADE DE EXPRESSÃO



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Ped
    2 dias atrás 1 Curtiu
    Ninguém liga, GCN.
  • SB
    2 dias atrás
    É claro que é condenável a invasão de hacker Isto é crime, agora quanto aos comentário e críticas isto é liberdade de expressão não é isto que vocês defendem?democracia liberdade de expressão? Ou a democrácia só é tolerável quando é a favor de vocês? Para mim isto é Comunismo Ditatorial pura hipocresia.
  • Darsio
    2 dias atrás 1 Curtiu
    É plenamente condenável e, se fôssemos um país sério, esse ou esses vagabundos seriam identificados e presos. Além do mais, também chama a atenção a falta de caráter de certos sujeitos que, ao tecerem seus comentários nesse espaço, não assumem as suas identidades e, covardemente se escondem em codinomes. Somente esse fato seria suficiente para se quer lermos o que escrevem, pois são COVARDES e certamente não possuem inteligência e argumentos suficientes para debaterem com os que se opõem a eles.
Veja mais Local

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001