06 de maio de 2021

Franca

AVANÇO

SP avança para a Fase Vermelha na segunda; estaduais retomam aulas

De acordo com Garcia, a decisão foi tomada com base nos "avanços importantes na contenção da pandemia" que o Estado têm apresentado. Aulas presenciais nas escolas estaduais serão retomadas semana que vem, dia 14; Municipais e particulares ficam a critério do município

Franca 09/04/2021

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo
O vice-governador Rodrigo Garcia
O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), anunciou nesta sexta-feira, 9, que a partir de segunda-feira, dia 12, todas as regiões do Estado avançam para a fase vermelha do Plano São Paulo, e por isso, terão regras mais flexíveis de quarentena do que em relação à Fase Emergencial, atualmente em vigor.  A nova etapa do plano vai até o dia 19.

De acordo com Garcia, a decisão foi tomada com base nos "avanços importantes na contenção da pandemia" que o Estado têm apresentado, destacando a vacinação, a abertura de leitos e as medidas de distanciamento e isolamento social adotadas pelo governo estadual.

Na prática, a mudança libera escolas públicas e particulares para abrirem na segunda-feira. O governo vai manter o toque de recolher entre 20h e 5h. Os bares e restaurantes também poderão voltar a realizar o "take away", ou seja, permitir que os clientes retirem produtos no local. A partir de segunda, também pode ser retomado o esporte coletivo profissional, como o Campeonato Paulista de Futebol, desde que sem torcidas nos estádios.
 
De acordo com Paulo Menezes, coordenador do Centro de Convergência, a projeção do governo estadual é a de que algumas regiões possam regredir para a fase laranja, que prevê a abertura seletiva do comércio, a partir do final do mês, na transição entre abril e maio. "Não estamos entendendo isso como um relaxamento, mas como um avanço em relação às medidas emergenciais da fase emergencial. Elas são tomadas com base nos dados, na ciência, mas principalmente nas projeções", afirmou Garcia.

Os índices utilizados por ele para fundamentar a regressão à fase vermelha são o aumento da vacinação no Estado, que teve o envase da Coronavac temporariamente paralisado este mês; a ampliação de leitos de UTI, que mesmo após a abertura de 6,5 mil novas vagas nos últimos 90 dias se manteve com taxa de ocupação acima dos 90% no início desta semana, chegando hoje a 88,3%; e o aumento do isolamento social, que ainda na quarta-feira, 7, estava em apenas 44% - bem abaixo do ideal de 60% almejado pelo governo.

A Fase Emergencial começou no Estado de São Paulo no dia 15 de março, dias depois de ser decretada a fase vermelha porque houve piora nos números de casos, óbitos e risco de colapso no sistema de saúde por lotação de enfermarias e UTIs.
 
Escolas estaduais reabrem semana que vem; Municipais e particulares ficam a critério do município
Com a volta de todo Estado a fase vermelha, o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, anunciou que as escolas estaduais irão retomar as aulas presenciais a partir da próxima semana. A respeito das municipais e particulares, caberá a cada município decidir se mantém o ensino remoto ou retoma o presencial.


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Thiago
    09/04/2021
    recorde de mortes e muda para faixa vermelha kkkkkkkkkkkkk #foradoria tudo palenque politico!!!
  • Luiz Antonio
    09/04/2021
    Brincam com as pessoas, abre o comercio, escolas... quando temos recorde de mortes e sistema de saude colapsado... Doria, faz um favor e sai... vai embora, pior governados que já existiu!!! Semana que vem... volta a fechar tudo, ate nao falir o estado, este pilantra não para... quarentena de 400 dias...
  • Antônio
    09/04/2021
    Realmente não dá para compreender esses critérios!!!! Escola Estadual, Municipal, Particular, Faculdade pode voltar mais igreja não pode !!!!! Restaurante e bares não pode!!!!! Comércio não pode !!!!!
  • Andre
    09/04/2021 1 Curtiu
    Quais avanços? A única coisa que avançou foram os mortos! Fechar não resolve nada como demonstrado nesses experiências malucas desse governador! Tem de liberar tudo o mais rápido possível!
  • Blz
    09/04/2021
    Vai piorar estão mas perdido do que tudo uma hora os números batem recordes outra cai ou nós vamos quebrar todos ou nós também estamos perdido sem base viu
Veja mais Local

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001