08 de maio de 2021

Nossas Letras

Está tudo bem

“Está tudo bem não sermos 100% o tempo inteiro. Está tudo bem falharmos. Está tudo bem recomeçarmos quantas vezes forem necessárias.”

Nossas Letras 10/04/2021
Marcela Crisol
Especial para o GCN
Certa vez ouvi, em um momento em que as coisas não iam muito bem para mim, que a vida não é uma reta crescente, e sim, que ela funciona em patamares; às vezes em alta, ascendente, às vezes estável, sem evolução, e em alguns momentos, também em baixa. Mas sempre contínua. E sempre em busca de elevar-se.

Algum tempo depois, uma pessoa que não se encontrava em seus melhores dias, me disse que apesar de estar evoluindo em muitos sentidos, sentia que às vezes regredia em outros.

Logo, a imagem de um gráfico bem irregular, parecido com uma montanha russa, veio à minha mente, e assim como me foi falado no dia em que eu precisava, repassei a informação; a vida não acontece numa linha reta, gradativa, sem obstáculos ou interferências. Está tudo bem sentirmos que, algumas vezes, as coisas simplesmente caminham devagar, quase parando, ou mesmo que possam retroceder momentaneamente, para depois retomarem ao ritmo anterior.

Pensei em todas as fases da vida, desde um bebê, passando pela infância, a adolescência, a fase adulta e a velhice. Crescemos, evoluímos e regredimos. Crescemos, evoluímos e regredimos. Continuamente.

Muitas vezes fazemos escolhas que nos passam a sensação de estarmos dando um passo para trás, mas isso acontece apenas para que possamos saltar dois passos à frente no futuro.

Estar nessa linha reta progressiva, apesar de ser um grande objetivo de vida, nos coloca numa posição robotizada. Como seres humanos, errantes por natureza e em busca da melhoria, faz parte do nosso processo de crescimento e é instrumento de aprendizado, vivermos certas situações numa velocidade mais reduzida.

Está tudo bem não sermos 100% o tempo inteiro. Está tudo bem falharmos. Está tudo bem recomeçarmos quantas vezes forem necessárias.

Os nossos altos e baixos fazem parte da nossa jornada, da nossa construção e são os nossos impulsos para buscarmos o nosso engrandecimento. Aprendemos tanto quando estamos em cima, quanto aprendemos quando estamos em baixo.

Quando pensar sobre os percursos da vida, acrescente-lhes obstáculos, porque esses fazem parte do caminho. Acrescente os dias em que as coisas não dão muito certo e que é necessário um descanso para recarregar as forças e energias, renovar a fé, encher o coração de esperança, para aí sim, seguir a subir outra vez. Acrescente também os fatores externos que não dependem exclusivamente de você e sua boa vontade, e que fazem com que as coisas saiam do controle de vez em quando. Acrescente algumas frustrações. Mas acima de tudo, acrescente a paz por saber que a vida é dinâmica, impermanente, inconstante. Sua função é o movimento. E que está tudo bem por isso. Transmutar e se tornar resiliente são as grandes habilidades dos seres humanos.

E no mais, aproveite. Desfrute dos picos, dos ápices, e acolha com sabedoria os baixos. Todos os momentos possuem suas dores e delícias.

“A única alegria no mundo é começar. É bom viver porque viver é começar sempre, a cada instante” – Cesare Pavese



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Textos

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001