08 de maio de 2021

Nossas Letras

Evidências que nos escapam

“As verdades que menos gostamos de escutar são geralmente as que mais precisamos ouvir.”

Nossas Letras 10/04/2021
Sônia Machiavelli
Especial para o GCN
Os dias vêm, os dias vão; ninguém sabe a razão. Os caminhos bonitos não levam longe. A folha que cai retorna à raiz. Única rachadura pode afundar um barco. Cordeiro em pele de tigre continua a ter medo de lobo. Onde houver uma vantagem haverá necessariamente um inconveniente. O fundo do coração fica mais longe que os confins do mundo. Deve-se cuidar de viver bem para poder morrer bem. Não há rosas de cem dias. O grande defeito dos homens é abandonar seus campos de trigo para arrancar o joio dos campos alheios. Quem consegue extrair uma verdade nova de um saber antigo está qualificado para ensinar. O verdadeiro saber está em reconhecer que sabemos o que sabemos e que não sabemos o que não sabemos. O homem de bem espera apenas justiça; o homem vulgar espera favores. O imprevidente só cava um poço quando está morrendo de sede. Quem não avança diariamente recua diariamente. Quem reconhece a própria ignorância não é verdadeiramente ignorante. Quem é escravo de seus desejos não pode ao mesmo tempo ser senhor de si. Muitas pequenas derrotas podem levar a uma grande vitória. Procurais e encontrareis, se parardes de procurar não encontrareis. O ouro não pertence ao avarento; o avarento é que pertence ao ouro. Excessos matam mais certeiramente que espadas. Quando as circunstâncias mudam, conhecemos o coração das pessoas. A alma não tem segredos que a conduta não revele. Deves renovar-te todo dia; faze-o novamente; mais uma vez novamente; e sempre novamente. Não podes comer teu bolo e querer que ele não se acabe. Pretender se contentar com a posse de um desejo é contar que com palha se apagará o fogo. A lama esconde um rubi mas não o mancha. Não se pode caminhar olhando estrelas quando se tem uma pedra no sapato. Cometer um erro e não se corrigir é o verdadeiro erro. A ignorância é a noite do espírito; e essa noite não tem lua nem estrelas. As verdades que menos gostamos de escutar são geralmente as que mais precisamos ouvir.

Esses provérbios, que pincei em uma antologia de Catherine Rambert, são alguns dos muitos que a pesquisadora francesa reuniu e fazem parte da sabedoria popular chinesa. Quando se fala em filosofia do Oriente, os nomes que vêm à mente são em geral Lao-Tsé e Confúcio, contemporâneos no século VI aC. Ambos se preocuparam com a reinserção do homem no Cosmo: o primeiro perseguiu o caminho da natureza; o segundo aproximou-se do social. Antes deles, porém, quando o continente ainda era formado por muitos reinos, pensadores anônimos, usando linguagem clara, com foco na realidade, levaram oralmente aos seus discípulos pensamentos que procuravam transmitir ética, respeito, serenidade, cautela, evolução e a noção de impermanência. Eles só foram escritos séculos depois.

As comparações com elementos concretos, acentuadas por um estilo onde impera a singeleza, impunham uma lógica que conquistava o ouvinte, revelando observação atenta e profunda. As frases concisas e às vezes poéticas, certamente lapidadas pelos autores (porque muito já se disse que o simples não é fácil) continuaram rompendo milênios e chegando a nós do século XXI com frescor, abrindo nossos olhos para evidências que às vezes nos escapam. E, oportuno é dizer, se sobreviveram com força por mais de três mil anos é porque foram alimentadas com Verdade- essa senhora que não tem idade. Para ler, reler e refletir.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Textos

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001