06 de maio de 2021

Opinião

Uma segunda chance

Opinião 11/04/2021
Pastor Isaac Ribeiro
Especial para o GCN
“...E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos”. Atos 15.37

Atos 15.36-39, encontramos Barnabé tentando ajudar a João Marcos, que estava desapontado consigo mesmo, se sentindo fracassado tentando se reaver depois do fracasso da primeira viagem missionária. Acontece que na primeira viagem missionária de Paulo e Barnabé, levaram João Marcos consigo e como as coisas se tornaram difíceis, houve perseguição, fadiga, e tantos problemas que João Marcos acabou desanimando e tomou a decisão de voltar para Jerusalém. Porém, quando terminaram aquela viagem, Paulo e Barnabé retornaram para Jerusalém, e reencontraram com João Marcos, que estava arrependido e pediu uma segunda chance para provar a si mesmo que não era um fracassado. Neste particular, Paulo não aceitou levar João Marcos na segunda viagem missionária. Porém, Barnabé depois de tentar convencer Paulo a levá-lo sem alcançar êxito, resolveu se separar de Paulo, para ajudar a João Marcos. Desta maneira, Paulo tomou como companheiro a Silas e Barnabé seguiu para outra região com João Marcos.

Por causa desta atitude de Barnabé, historiadores da igreja dizem coisas maravilhosas acerca deles, do sucesso missionário que juntos encontraram. Porém o mais importante com certeza é que João Marcos mais tarde escreveu para todos nós um dos Evangelhos. Nada disso poderia ter acontecido, não fosse Barnabé o Filho da consolação no caminho de João Marcos. Com certeza teria sido perdido todo o potencial deste denodado servo de Deus para o trabalho do reino, se Barnabé não o tivesse capacitado a crer em si mesmo e recobrar o senso de valor próprio. Os anos passaram, e lá na frente, o grande apóstolo Paulo, percebeu que havia se excedido no episódio João Marcos. Em sua carta escrita ao jovem Pastor Timóteo escreveu: “Toma João Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério”. II Timóteo 4.11. Caro leitor, mais do que nunca, Deus está precisando de homens com a vocação de Barnabé. Homens dispostos a ajudar outras pessoas. Quantos poderiam tornar-se grandes instrumentos de Deus, se no seu caminho encontrassem com um Barnabé dos tempos modernos. Quem sabe, você que lê esta breve reflexão, passe a investir um pouco mais no seu próximo, e assim estarás contribuindo para que o reino de Deus seja proclamado na terra. Vamos pensar nisto.

Deus vos abençoe.

 

 



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Pastor Isaac Ribeiro

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001