06 de maio de 2021

Franca

PANDEMIA

'Complexidade dos casos é a razão', diz diretor do PS sobre exclusividade no atendimento

“Agora, os pacientes têm ficado mais tempo aqui no pronto-socorro aguardando vagas. Os casos vistos são mais complexos e demandam mais atenção e esforço da equipe médica.”

Franca 3 dias atrás
Lucas Faleiros
da Redação
Lucas Faleiros/GCN
Pronto-socorro Municipal na manhã desta segunda-feira
Seis meses depois de voltar a dar suporte a casos gerais, os chamados casos clínicos, o Pronto-socorro Municipal “Álvaro Azzuz” voltou a ser exclusivo para o atendimento de pacientes com sintomas de coronavírus ou síndromes respiratórias. A razão para isso, segundo o diretor técnico da unidade, é a complexidade apresentada pelos últimos casos de Covid-19, o que pode estar diretamente relacionado com a disseminação de variantes mais agressivas do vírus.
 
“Agora, os pacientes têm ficado mais tempo aqui no pronto-socorro aguardando vagas. Os casos vistos são mais complexos e demandam mais atenção e esforço da equipe médica. Essa decisão da exclusividade temporária é visando o melhor cuidado para os pacientes”, disse Rafael Talarico, diretor do PS.
 
Agora, os funcionários que atuavam na ala clínica do PS, que está interditada, foram remanejados para o atendimento de pacientes com sintomas respiratórios. “O que muda é que poderemos dar uma atenção maior ainda para quem tem Covid-19, o que propicia um tratamento melhor”.

Aviso fixado no pronto-socorro
 
E a demanda no "Álvaro Azzuz" tem realmente sido alta. Somente no mês de abril, foram realizadas, ao todo, 19.056 consultas na unidade – uma média de pouco de 635 atendimentos diários. “Se compararmos com o começo do ano, quando fazíamos quase mil consultas ao dia, o número diminuiu, mas ele ainda é grande. Além disso, a dificuldade do atendimento nesses casos é maior do que nos anteriores”.
 
Exclusividade
Nesta segunda-feira, 3, o segundo dia em que o PS atendeu somente casos de Covid-19 e síndromes respiratórias, a quantidade de pessoas que frequentaram a unidade foi grande. No interior, vários pacientes aguardavam o momento da consulta, enquanto do lado de fora, na tenda de testes, mais de 20 pessoas esperavam na fila. De acordo com a diretoria do PS, as segundas-feiras são realmente os dias com maior procura registrada.
 
Internações
Ainda nesta segunda-feira, o Pronto-socorro conta com 26 pacientes internados. Cinco deles – um está intubado – aguardam pela liberação de um leito de UTI, enquanto outros 16 precisam de vaga nas enfermarias. As 5 pessoas restantes estão em observação, receberão alta ou já conseguiram leitos.


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Aviso!!!!!
    3 dias atrás
    MORADORES DO FRANCA GARDEN VILA SANTA CRUZ , pessoas estão morrendo de Corona vírus Se vocês continuarem andando sem máscara o próximo pode ser você . E se você conhece alguém que mora lá , evite .
  • André Luis
    3 dias atrás
    Olha esse comentário desse pandeminion .....
Veja mais Local

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001