24 de julho de 2021

Nossas Letras

Diário 366

“E se os livros de história e meios de comunicação oficiais registrassem as vidas das pessoas comuns? Foi com base nessa ideia que o artista Bruno Novaes criou seu novo livro.”

Nossas Letras 17/07/2021
Patrícia Gil
Especial para o GCN
E se os livros de história e meios de comunicação oficiais registrassem as vidas das pessoas comuns? Foi com base nessa ideia que o artista Bruno Novaes criou seu novo livro, "Diário 366", que será lançado neste domingo, 18 de julho, em evento no Centro Cultural Correios São Paulo.

O artista deu início ao projeto que resultou no livro com a elaboração de um diário pessoal. Durante todos os dias de um ano bissexto, fez registros de sua vida usando diferentes linguagens como pintura, colagem e texto. Em seguida, voluntários escolheram dias do ano e receberam pelos correios as páginas do diário, em forma de cartão postal.

Então, o artista pediu que os participantes lhe enviassem itens que explicassem o motivo da escolha por um dia específico. Em troca, recebeu objetos como roupas, cartas, obras de arte, ingressos para peças de teatro e até uma certidão de óbito. No livro, as páginas do diário do artista e os itens dos participantes são colocados lado a lado, dia a dia, criando uma troca de confidências e memórias que conta de forma simultânea a história de mais de trezentas pessoas.

Em alguns casos, os itens faziam referência direta a acontecimentos coletivos, enquanto em outros, os objetos chegaram ao artista sem explicações explícitas, exigindo que o leitor use a imaginação para tentar interpretar seus significados nas vidas dos participantes. Consequentemente, o livro tem ao mesmo tempo o caráter de documento e de narrativa de ficção.

Com um trabalho artístico que passa por questões como identidade, memória e afeto, para Bruno, é importante jogar luz sobre histórias que muitas vezes passam despercebidas, levantando questionamentos sobre o poder dos arquivos tradicionais, que perpetuam a produção de conhecimento. Seu trabalho convida a refletir sobre quais outras narrativas deixam de ser documentadas e o que mais pode ter ficado de fora dos livros e de outros meios de comunicação



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Textos

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001