24 de julho de 2021

Opinião

ARTIGO

Voto impresso auditável

Sempre explanamos que o exercício do voto sim é secreto, porém o seu processamento é público, ou deveria ser, pois caso contrário se permanecesse oculto seria impossível a apuração, que necessariamente implica ser conhecido o voto e não quem depositou aquele voto, para verificação da legitima vontade popular.

Opinião 18/07/2021
Toninho Menezes
especial para o GCN
Na Ágora, que era o nome que se dava às praças públicas na Grécia Antiga, ocorriam reuniões onde os gregos, principalmente os Atenienses, discutiam assuntos ligados à vida da cidade (pólis) e os destinos do Estado. Atualmente, estamos vivenciando o “Ágora digital”, onde o cidadão não consegue verificar se efetivamente os eleitores optou por esse ou aquele candidato. Não é a revelação do voto de cada eleitor, como maldosamente se tem dito, mas sim verificar o que foi depositado na urna sem a revelação de quem o depositou.

Sempre explanamos que o exercício do voto sim é secreto, porém o seu processamento é público, ou deveria ser, pois caso contrário se permanecesse oculto seria impossível a apuração, que necessariamente implica ser conhecido o voto e não quem depositou aquele voto, para verificação da legitima vontade popular.

A urna virtual implantada no Brasil não permite a concretização das fases do processo eleitoral, pois a vontade eleitoral ali depositada desaparece, pois é colhida pela inteligência artificial construída por terceiros e processada de acordo com os comandos estabelecidos pelo seu criador. Sendo conhecido posteriormente apenas a totalização resultante sem qualquer possibilidade de verificação. Assim elimina-se a fase eleitoral do sufrágio e do escrutínio.

Apesar das divergências, a verdade é que não há sufrágio universal sem escrutínio público verificável, no caso através da possibilidade de auditagem.

As urnas eletrônicas utilizadas no Brasil não guardam a ação, a vontade do eleitor materialmente, mas somente a do criador da inteligência artificial. Desaparece a efetividade do concreto ato eleitoral, através do escrutínio dos votos, ato administrativo essencial, sujeito ao princípio constitucional da publicidade, não oferecendo aos cidadãos meios que permitam fiscalizar a autenticidade e a destinação fiel dos votos aos candidatos.

O que mais chama a atenção é que alguns ministros do STF – Supremo Tribunal Federal, que antes das eleições de 2018, defendiam a modificação da urna puramente virtual, para a urna com dispositivo de impressão, agora se recusam a ampliar o sistema do todo operacional, como foi e é adotado na maioria dos países. Nos países de primeiro mundo, seus técnicos afirmam ser no processo eleitoral, a fase do sufrágio direito de todos os eleitores insubstituível e não pode ser condicionada a alguma habilitação de poucos técnicos “especiais” que criam, determinam o que a máquina irá efetuar e depois permitem a finalização sem nenhuma condição de verificação, pois a vontade popular desaparece e não pode mais ser verificada.

Legalmente a fiscalização de todas as fases do processo eleitoral é uma determinação, uma obrigatoriedade, conforme dispões os artigos 61 e 66 da Lei nº 9504/1997. Sendo matéria de impugnação e anulação qualquer restrição à fiscalização (artigos 165, VII, §4º e 221, II, do Código Eleitoral). Observando que o artigo 7º da Lei nº 1079/1950 tipifica como crime de responsabilidade contra o livre exercício dos direitos políticos, violar o escrutínio de seção eleitoral pela subtração, desvio ou inutilização do respectivo material. Em síntese a norma impõe a preservação do fato presente de escrutínio de seção eleitoral e não somente trazer o resultado em Boletim de Urna sem manter e preservar os votos depositados para eventual conferência, caso seja necessário.

É surpreendente como alguns partidos políticos, o TSE e membros dos STF, não querem e não aceitam de forma alguma a modernidade e a transparência eleitoral, defendendo a continuidade de sistema que não é adotado na maioria dos países democráticos. Colocam “goela abaixo”, obrigando o eleitor a aceitar resultado de eleição em urna eletrônica que não armazena nenhum voto e além do mais a totalização dos votos ser feita por computador central na chamada “sala cofre” do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.

Os contrários alegam que nunca houve fraude. Ora, da forma como é, onde os votos simplesmente desaparecem, o Boletim de Urna não tem como ser confrontado com os votos efetivamente confirmados pelos eleitores.

É fundamental a impressão do voto para auditagem. Não há retorno ao voto em cédula de papel, como maldosamente os contrários estão a divulgar. Não podemos acreditar que autoridades e políticos possam ser contra tal avanço na segurança eleitoral. Qual o medo? Qual o temor? Visto que: Quem não deve não teme.

Por fim, orgulhosas são as nações onde seus líderes políticos defendem uma votação que preserva o princípio da publicidade e a segurança eleitoral. Que podem contar e recontar seus votos em escrutínio público. Observando que essas nações, apesar de possuírem tecnologias muito avançadas, preservam modelo verdadeiramente democrático e republicano, respeitando a vontade e o poder do povo, fazendo prova física do voto, o que no nosso sistema não prevalece. 

Toninho Menezes é advogado e professor universitário - toninhomenezes16@gmail.com



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Antônio da Bicicletinha
    18/07/2021 1 Curtiu
    Vergonhosa é a nação na qual seu líder que mata deliberadamente mais de meio milhão de pessoas. Vergonhosa é a nação em que alguém que SE DIZ PROFESSOR defende as ideias podres, fétidas e mentirosas desse alegado líder. Por respeito, evitei por muito tempo dizer isso, apesar da tosqueira dos textos anteriores: Ô Seu Toninho, tú é burro pra cacete, hein!! (me recuso a chamar de professor) Que discursinho de merda, alinhado à bobajaiada difundida pelo chimpanzé-cabeça-de-merda!! O que o senhor quer defender com isso? Mais 4 anos dessa desgraça?????
  • Darsio Batista
    5 dias atrás
    Professor! Seu amor pelo GENOCIDA, FASCISTA e CORRUPTO BOZO chega a ser ridículo. Se não bastasse menosprezar a capacidade profissional dos juízes do STF, agora também ataca o voto eletrônico, tal como a DESGRAÇA do GENOCIDA tem feito. Mas, nos aponte onde houve fraude nas eleições? Não queremos blá, blá e blá, pois desejamos as provas. Agora, só falta o senhor ainda defender que as cédulas sejam de pedra. Sinceramente, isso se chama medo, pois o senhor tem visto que todos, eu disse TODOS os institutos de pesquisa apontam para uma derrota vexatória do seu bozo nas eleições de 2022. Estamos imergindo na 4ª Revolução Técnica-científica e, o senhor vem defender que o processo eleitoral permaneça alheio a essa realidade?
    • Rogerio
      5 dias atrás 2 Curtiram
      Sério que tu acredita nisto? Só pode ser doença!
  • Darsio Batista
    5 dias atrás
    Fico só imaginando a qualidade desse curso de direito, caso o corpo docente compartilhe desse tipo de discurso pobre em argumentos.
  • Bozo arrependido
    5 dias atrás
    Adoro ler essa coluna, sempre me diverte com essas besteiras que esse cara fala. Gosto de acreditar que a intenção dele é nos fazer rir. Obrigado palhaço Toninho!
  • Alex
    5 dias atrás 4 Curtiram
    Bicicretinha e puldo véio! Cuidado para não morderem as próprias línguas, pois correriam sério risco de morte devido à grande quantidade de veneno destilada em seu comentários. KKKKKKKKK. Mas me digam uma coisa, em que país do mundo essa porcaria de urna eletrônica é aceita? Em que país existe um sistema eletrônico de votação, onde não é possível fazer uma recontagem dos votos? Gostaria de respostas objetivas, se é que conseguem o feito, e não xingamentos e ofensas.
    • Antônio da Bicicletinha
      5 dias atrás
      Sei que minha resposta será contestada por fontes do esgotão do zap, mas vamos lá: Japão, Canadá, Austrália e Ìndia utiliza urnas eletrônicas. Esse último, é apenas a maior democracia do mundo, em número de habitantes (e votantes). A Ìndia deve ser uma potência bem confiável aos olhos dos quadrúpedes do governo do chimpanzé-rolha-no-toba, afinal, recusaram vacinas da Pfizer para comprar Covaxin indiana sem testes !!!! kkkkkkkkkkkkk Veneno tem quem venera e compartilha da visão amoral dessa desgraça genocida que insiste em dizer que governa o país...É um veneno que destrói não apenas o indivíduo, mas colabora com a hecatombe coletiva!!!
    • Alex
      4 dias atrás 2 Curtiram
      Legal. Pegou a resposta retirada do site do TSE, mas a pergunta foi a seguinte: É somente utilizada a UE (urna eletrônica, não confundir com união européia) ou tem outro método para conferir se o resultado apresentado pela urna é o correto? Faço a pergunta, pois em alguns países, cito aqui a Alemanha, o uso da urna eletrônica sem outro método para validar os votos é prática considerada inconstitucional. Faço então outra pergunta: Por que não podemos \"imitar\" a Alemanha?
  • José osmar
    5 dias atrás 2 Curtiram
    Às pessoas de Bem e Equilibradas ,que lem etá coluna ,estamos juntos Bolsonaro 2022,não será uma meia dúzia de lezados que seguem a Alma mais Honesta do Brasil e manguaceiro que tem medo de sair às ruas para testar a sua popularidade ,e crê nessa midia Calhorda ,que vai nos intimidar,somos livres e vamos votar no melhor,pode sapatear,pode arrastar as nadegas no chão,esse é o tipo de pessoa que quer nos governar ,que não aceita o resultado das urnas,que são Ditadoras querendo impor a sua vontade a qualquer custo , a nossa resposta será dada nas urnas ,a estes só tenho uma palavra não gasto mais energia com suas Asneiras,toda ataque sobre a minha pessoa eu considero Elegios ,A nossa Bandeira jamais será vermelha ,chega da Esquerda Corrupta.
    • Osmar Motta
      4 dias atrás
      Pessoas de bem? Com Bolsonaro? kkkkkkkkkkk As pessoas de bem que estão com o capirotão-presidente são aquelas que aprovam o desdém com a vida, que aprovam a milícia matadora, que aprovam a carestia (em média, alta de 100%, em todos os itens da cesta básica), que aprovam o racismo, a homofobia, a devastação ambiental...Olha, lá de baixo, o demônio está bem interessado na conduta dessas pessoas de bem...kkkkkk Pessoas de bem...kkkkkkkkkkk Estão com Bolsoasno e são pessoas de bem???? kkkkkkkkkkkk Estão com o pastor vendedor de vacinas também? kkkkkkkkkkkk Quem está com o filhote-do-tinhoso-fiofó-trancado já vendeu a alma ao diabo faz tempo, meu filho...kkkkkkkkk Pessoas de bem...kkkkkkkkkk
  • Darsio Batista
    4 dias atrás
    Gostaria de saber se o professor bolsonarista está a par da pandemia. Gostaria de saber também se ele está acompanhando a CPI da Covid, em que sobram documentos envolvendo generais, policiais, reverendos etc., apoiadores do GENOCIDA no superfaturamento de vacinas. Gostaria ainda que, ele nos explicasse por qual motivo o governo BOZO GENOCIDA procurou colocar intermediários na compra de vacinas, se laboratórios buscaram negociar diretamente a venda de vacinas para o país. Mas, e aí professor!
  • José osmar
    4 dias atrás 2 Curtiram
    Obrigado pelos elogios ,os genocídas verdadeiros não seria aqueles que aprovam e tem como pauta o aborto de criancinhas indefesas no ventre das das mães? Esses então são os verdadeiros cristãos?Esses que não respeitam a lei ,é que são cristãos?Esses que aprovam o ensino de ideologia de genero e até fazem apologia ao casamento do mesmo sexo.Esses são os cristãos da Esquerda?Que apoiaram Fidel Castro ,que matou ou expulsou todos os cristãos de Cuba? Ou apoiaram Hugo chaves e apoiam Maduro que perseguem os cristãos na Venezuela?São esses Cristãos que a Esquerda defende?Conta outra piada pra nós?Pura Hipocrisia.O óleo de peroba está comendo lascado.Bolsonaro 22,26._._._._._._._._._._kkkkkkkkkkkkkkko cristão Alma mais Honesta do Brasil kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    • Antônio da Bicicletinha
      4 dias atrás
      Ideologia de gênero? Em que planeta você vive, senhor cidadão de bem? Desde quando gênero é ideologia...Vocês pseudocristãos pensam que podem impingir e controlar a sexualidade das pessoas com uma simples batida de bíbilia na cabeça! É certo isso? Isso é ser cristão? São contra o aborto, mas não são contra acobertar familiares adultos que molestam crianças! É nisso que consiste os princípios dessa tal gente de bem e conservadora? Conservar toda mentira, crueldade e podridão de comportamentos perversos, que humilham mulheres e violentam crianças? Que cristianismo de merda esse da direita...O verdadeiro fundador do cristianismo cuspiria na cara de vocês; Ele, que amava os pecadores, que festejava com os fracos...e não defendia poderosos e assassinos. Gente de bem? kkkkkkk Com Bolsonaro? kkkkkkkk Cristão? kkkkkkkkk Cristão com o capirotão-tinhoso-fiofó-trancado? kkkkkkk
  • César
    4 dias atrás 2 Curtiram
    Nunca havia lido seus textos, Sr. Toninho Menezes, e me surpreendi. Meus parabéns, texto muito bem escrito e argumentos bem fundamentados, sem parcialidade, totalmente focado objetivamente na questão da transparência e publicidade dos votos em nossa frágil democracia. Esperava que fosse apenas mais um texto parcial entre tantos que se vê nos meios de comunicação e redes sociais, seja de profissionais da imprensa, do direito ou simplesmente de brasileiros médios, ainda perpetradores inconscientes do getulismo e do vício de adotar políticos de estimação. Quem é contra a publicidade e a transparência do voto é contra a democracia, ponto. Se me permite, um conselho, ignore as \"críticas\" dos loucos e sociopatas (coisa que imagino que o Sr. já deva fazer) e continue escrevendo e contribuindo para a grandeza do Brasil. O Sr. ganhou um leitor.
    • Osmar Motta
      4 dias atrás
      Isso mesmo, Seu Tunin, ignore as críticas: todo mundo já sabe que o senhor é PARTIDÁRIO do capirotão-chimpanzé-genocida! Depois do que escreveu, não tem como negar mais!! Lógica do bolsominion: está do lado do filho-do-tinhoso assassino do Planalto = imparcial, apartidário...kkkkkkkkkkkkkk Quem não fecha os olhos para mais de meio milhão de mortos por negligência da porcalhada que chamam de governo = sociopata comunista! Sociopata é quem defende miliciano e distribuição de armas pra todo mundo fazer justiça com as próprias mãos...Que merda de democracia é essa que vocês defendem????!!!
  • José osmar
    4 dias atrás 2 Curtiram
    Opa vc tem a razão a Esquerda sempre defendeu os fracos ,os pobres,os humildes , os desprotegidos,matando -os ou de fome ,ou fuzilando-os ,verdades faz parte dos 100milhões de pessoas ,é só ir la na Wikipédia ou no Google que se confirmará este morticínio,o Bicicletinha nem sabe mentir,kal Marx era ateu ,Trotsky,atéu,Stalin atéu,Gramsci era atéu,ou seja toda origem da Esquerda em que se baseia a sua filosofia política era atéia ,mas veja bem em se chegando as eleições ,aí se tornam até cristãos por causa dos votos,chegam até comparecerem em cultos e outras manifestações religiosas,mas todos cristãos sbem disso ,são os verdadeiros lobos em pele de Cordeiro ,até dizem serem a Alma mais Honesta do Brasil kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ai minha barriga assim eu morro de tanto rir ,eles superaram até o Pai da Mentira ,e todo cristão sabem muito bem quem é o Pai da mentira Alma mais Honesta do Brasil kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk colega do juanim Katracakkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o rei da mentira.
    • Antônio da Bicicletinha
      4 dias atrás
      Todo cristão de verdade já sabe quem é o pai da mentira: ele atende pelo nome de Jair Travatoba Fiofó Trancado Bolsonaro. Todo cristão de verdade; os que só querem que Deus seja fiel para ganharem dinheiro e idolatram assassinos, esses só sabem dizer merda!! Sr. Zero à Esquerda: já ouviu falar em teologia da libertação? Já ouviu falar em Padre Júlio Lancellotti? Enquanto boa parte dos pastores tiram dos pobres para comprar mansões e carros de luxo (pedem até o auxílio emergencial...kkkk, que cristãos !!!!), esse último dá comida a quem precisa todos os dias!! Vá ler um livro...cê é burro demais da conta!!!
  • Alô, GCN?!
    4 dias atrás
    Acho que já \"passou\" da hora do GCN adotar alguma norma de conduta nos comentários do portal- barrando os famigerados \"trolls\". Sei que é importante que haja liberdade de expressão e sou um ferrenho defensor incondicional desta, mas é lamentável a que ponto alguns seres humanos chegam quando se deparam com ideias contrárias às suas. Foi essa mesma loucura dos que ofendem ao autor (em vez de refutá-lo) que levou Adolf Hitler ao poder na Alemanha. Não dá pra ser outra coisa, senão estupidez, um sujeito atacar o Professor Toninho Menezes de maneira tão covarde e ridícula independentemente do posicionamento político dele. Ao autor, informo que estou certo de que pelo menos um deles se trata de um funcionário público e sua conduta configura um atentado à ética da administração pública (que cerceia tanto a vida profissional quanto pública em igual medida) e o mesmo deveria responder a um processo administrativo. Basta vasculhar e ele será facilmente encontrado. Não poderá negar os registros em seu provedor de internet e nem os registros que estou certo de que o servidor do site armazena. Gosto muito de me manter informado pelo portal, mas é uma lástima ter que ler as idiotices de alguns homens (com cabeças de moleques); idiotices que poderiam ter sido impedidas de vir a público por um poder moderador que se recuse a publicar mensagens que claramente só visam a causar discórdia e balbúrdia. Fica aqui minha sugestão e desabafo. Espero sinceramente que façam algo a respeito!
    • Darsio Batista
      3 dias atrás
      Se um artigo foi escrito e divulgado em um órgão de imprensa, não configura desrespeito um cidadão fazer a sua leitura e, por meio de comentários, discordar ou concordar. Criticar ou elogiar. Tenho lido os comentários do Professor Toninho e, os conteúdos dos mesmos sugerem um alinhamento com esse desgoverno que lamentavelmente aí está. Não uso xingamentos e palavrões com relação ao colunista, mas na minha discordância o questiono, apoiando-me nas análises feitas por grandes juristas, jornalistas e outros profissionais ligados a diferentes áreas e, obviamente ao que estamos sentindo na própria pele. Bolsonaro não é um governo, mas sim uma grande catástrofe e, isso pode ser comprovado pela sua baixa aprovação advinda do seu negacionismo que custou milhares de vidas, dos aumentos absurdos dos preços de alimentos, combustíveis e medicamentos, da devastação ambiental no Pantanal e na Amazônia e dos constantes ataques a democracia e aos direitos humanos, incluindo até mesmo ameaças de violência física a profissionais do jornalismo. Não sou leitor de WhatsApp, mas gosto de ler notícias em diferentes sites, revistas e jornais. Entendo que apoiar esse governo é um direito, mas também considero não ser nada elegante desejar se passar neutro, quando na verdade não o é. Portanto, seria interessante o Professor assumir explicitamente a sua posição diante desse governo e de todos os seus feitos. Aliás, muitos de seus artigos nos dão a entender que constituem em desmembramentos dos interesses desse desgoverno. Assim foi nas análises sobre as ações recentes do STF e, agora na questão do tipo de voto. Aliás, com tamanha tragédia que estamos vivendo, em grande parte resultante da omissão desse governo, seria o momento para ficarmos discutindo as eleições de 2022? Quase 600 mil pessoas perderam suas vidas e outras milhares tendem a perder e, importante é discutir o tipo de voto? Sobre o tal Alô, GCN, particularmente sei de quem se trata, mas pergunto novamente a esse insignificante: se és tão corajoso, por qual motivo se acovarda e se esconde por meio de um codinome? Aliás, saiba que coragem não constitui sinônimo de macho. Coragem é algo que se alinha a outras virtudes como caráter e honestidade, algo que pode ser encontrado em seres humanos, independentemente da cor, da etnia, religião ou de orientação sexual. Mas, em se tratando desse ser, caráter é algo que não fez parte de seu berço. Isso é certo!
    • Darsio Batista
      3 dias atrás
      Ao covarde que se esconde por meio do codinome Alô, GCN. Esqueci de lhe dizer que, a tal lei da mordaça que impedia o funcionário público de expor as suas opiniões já deixou de existir. No estado de São Paulo, há anos a lei da mordaça caiu por terra abaixo. Se tratava de instrumento criado na ditadura militar que proibia o funcionário de \"referir-se depreciativamente, em informação, parecer ou despacho, ou pela imprensa ou qualquer meio de divulgação, às autoridades constituídas e aos atos da administração\". A permanência do artigo na lei, editada em 1968, foi considerada inconstitucional por diversos juristas e, no último ano, foram denunciados diversos episódios de uso do estatuto para constranger funcionários, em especial os professores da rede estadual. Este último trecho foi copiado de parecer sobre a lei aprovada pela Assembleia Paulista e que pôs fim a mordaça. Aliás, a própria ONU em Carta dirigida ao Estado Brasileiro deixou claro que o objetivo da profissão de professor é instruir estudantes a aprender sobre o mundo em muitas formas diferentes: algumas das quais eles e seus pais podem discordar. Portanto, ao covarde que se esconde pelo codinome Alô, GCN, reafirmo que: desde que o funcionário público não faça uso de equipamentos públicos e de seu horário de serviço, ele não está impedido de exercer a sua cidadania. Afinal, o projeto desse desgoverno em retomar a Ditadura está presente apenas na sua demência e na imbecilidade de muitos que o apoiam. VIVA A DEMOCRACIA!
  • Sem partido
    3 dias atrás 5 Curtiram
    Concordo plenamente com o autor. O voto auditável é pela defesa da democracia e deveria ser defendido por TODOS os eleitores sejam de esquerda (que temem pela volta da ditadura militar) ou direita (que temem o comunismo). A defesa o voto não auditável, interessa somente à ditadura, tanto militar quanto comunista.
  • Rodrigo
    3 dias atrás
    Que tristeza a leitura me trouxe. Um professor outrora admirado, certamente acometido por algum flagelo, talvez o militarismo, que sempre viveu encubado em suas entranhas, e agora corrói sua razão. Sinto muito pelos amigos e familiares.
  • José osmar
    3 dias atrás 1 Curtiu
    Segundo Olavo de Carvalho encontrar um Esquerdista Honesto,é como encontrar um triangulo quadrado.Kkkkkkkkkkkkkkkkk.E segundo o Juanim katraca ele está passando o titulo de Rei da Mentira para o Puldo Norueguês,segundo o zum zum dizem por aí que o jumentinho do Zé Betio vai lidera a uma Jegueciata em favor da Alma mais Honesta do Brasil,que apesar das metirosas pesquisas das Mídias Calhordas,está com medo de ir ás ruas ,nem pra toma um pingão no botequin da esquina ,fica vermelha cara sem vergonha.Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.Oh coitado.KkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkSabio Guru Mortadélico.Kkkkkkkkkkkkkkkk.
  • Darsio Batista
    2 dias atrás
    Já disse que não se trata de ficarmos discutindo eleições, desviando o foco da guerra que ainda estamos travando e que já custou mais de 500 mil vidas. Mas, pergunto ao colunista o que ele pensa da aliança do bozo com o centrão? Afinal, não era o bozo que, durante a campanha em 2018, chamou o centrão de bandido e, que jamais se aliaria a ele? Mas, descaradamente se vendeu ao centrão para não correr o risco de impeachment e muito menos ser responsabilizado pelos crimes por ele cometidos. Mas, e aí, professor! Onde está a nova política do seu desgoverno?
  • Adauto Fernando Casanova
    2 dias atrás 3 Curtiram
    O tema abordado refere-se a transparência e publicidade, desautorizando precipitada politização, aliás, infelizmente muito comum em todos os assuntos que possam estar em voga atualmente. Desse círculo vicioso todos devemos nos abster e evitar. É uma armadilha para todos, independentemente de posicionamentos divergentes. Diz-se que há uma ‘nova ordem mundial’ em curso, única beneficiária de tantas divisões e da implantação do caos. Ataques pessoais, adjetivações e polarizações desfocam o objeto de qualquer discussão. Não pessoas, mas idéias devem ser discutidas. Por exemplo, aqui a discussão é sobre transparência e publicidade, se existem ou não e se podem ser aperfeiçoadas, só isso. Partir para ataques pessoais ou adjetivações nocivas não contribuem para o debate proposto. O discurso se esvazia e o outro lado cada vez ouvirá menos tais argumentos ofensivos e desfocados, o que distancia as pessoas do debate produtivo e das boas intenções de ambos os lados. É como um casal que já brigou tanto que nem sabem mais porque brigam, pois passaram a brigar só pela briga, pra defender toda e qualquer posição, ainda que equivocada. Sinceramente, não li qualquer absurdo no texto do professor Toninho, mas fiquei estarrecido pelos ataques destemperados contra sua pessoa, estes sim desalinhados à democracia e a liberdade de expressão de idéias, parecendo mais um policiamento ideológico.
  • Darsio Batista
    2 dias atrás
    Mais uma pergunta ao professor: qual a sua opinião acerca da ameaça feita pela escória do general Braga Neto a Câmara de que, se não for voto impresso não haverá eleições em 2022? Estariam preparando mais um golpe? E, aí professor! Isso é democracia?
  • Darsio Batista
    2 dias atrás
    Olá! Alguém poderia nos mostrar as provas de que nas eleições pelo voto digital houve fraude? ONDE ESTÃO AS PROVAS?
  • José osmar
    1 dia atras
    Segundo o ex-deputado federal Gabeira que era militante Comunista em 1964 ,quem ia dar o golpe era eles implantando a Ditadura do Proletariado,portanto os Comunistas sofreram foi um contra-golpe ,uma pergunta para o Darsio que não aceitou o resultado das urnas ,e que o PT está sempre se insurgindo e inventando falcatruas para impchemat o presidente ,estão querendo sofre o contra-golpe,pois que Zé Dirceu disse que vai tomar o poder à Força,responda pra nós Darsio quem está infrigindo a Constituição e a lei ,é a Esquerda ou a Direita, porque não aceitam o resultado das urnas,vcs querem vitupera o Estado de Direito ,ou realmente querem é o Terrorismo,aí so resta então ás Forças Armadas o contra-golpe mais uma vez ,aí seus cabeçudos quem perderá somos todos nós os brasileiros ,porque a força vcs não tomam não.
  • Darsio Batista
    1 dia atras
    Já se passaram dias e o covarde do Alô, GCN não se manifestou. Aliás, de tão covarde ele nem assume a sua identidade. E, de tão ignorante, acha que o GCN perderia tempo com um ser que covardemente se esconde no anonimato e, abre a boca para falar abobrinhas. Apenas e somente abobrinhas. Alguém precisa informar a esse ser inservível que, vivemos em uma DEMOCRACIA!
    • Alex
      24 horas atrás
      Depois de você tanto latir e rosnar o rapaz ficou assustado com a situação, visto que até porcos estão atacando pessoas na rua. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    • Darsio Batista
      14 horas atrás
      E não é o que o AloGCN apareceu! Covarde! Acha que tenho medo de você, idiota? Por mais que o seu GENOCIDA insista com o golpe, ainda somos uma DEMOCRACIA. Além de mentiroso esse alex é covarde, pois escreve suas asneiras e se esconde por meio de codinomes.
  • Darsio Batista
    1 dia atras
    Mas, e o que podemos falar sobre o vídeo vazado da capitã cloroquina reconhecendo que não havia dados confiáveis sobre o uso de cloroquina e, que pouco entendia sobre o assunto. Vídeo em que ela disse com todas as letras que, os cinco senadores governistas da CPI receberiam as perguntas a serem feitas a capitã por ela mesma. Mas, e aí!
  • Darsio Batista
    1 dia atras
    Em seu primeiro discurso como candidato à Presidência, em 22 de julho do ano de 2018, Bolsonaro GENOCIDA ao chamar o Centrão de escória, então disse: “de um lado está a esquerda e, de outro, o Centrão” e que agradeceria a Alckmin “por ter juntado a nata do que há de pior no Brasil ao seu lado. Bozo se referia ao apoio do Centrão ao candidato do PSDB. No mesmo dia seu capacho, general Augusto Heleno chamou o Centrão da materialidade da impunidade. Insinuando que seus integrantes são ladrões, então fez paródia de uma música do sambista Bezerra da Silva. Então ele cantou: se gritar pega Centrão, não fica um, meu irmão. Próximo das eleições, bozo deu uma entrevista a Jovem Pan disse com todas as palavras refutar qualquer indicação política para os ministérios e que a escolha se daria por competência. E, quem diria! Mal completou um ano de governo, bozo se vendeu para o Centrão para não sofrer o impeachment e muito menos ser processado pelo seus crimes e corrupção. De mãos dadas com o que ele chamava de bandidos, bozo está até mesmo varrendo os generais capachos. Mas, onde mesmo está a nova política prometida por essa desgraça de presidente?
  • José osmar
    21 horas atrás
    Estava pensando aqui o que a Esquerda tem deixado de legado por onde passa ,por exemplo em Cuba,foi misêria,execução de mais de 150 mil pessoas,além da supressão da liberdade,ah mas deixou a Família Castro rica só FIDEL estima-se uma fortuna de mais de 900milhões,e para o povo cubano a fome e a miséria.Já na Venezuela o mesmo quadro se repete ,Maduro vive nababescamente,enquanto que a população faminta fugiu para o Brasil,na Argentina o quadro parece repetir o Já começou a debandar para o Brasil,enquanto que a Fortuma de Cristina Kirschener só aumenta ,esse é o modelo de governo da esquerda ,é tentar chegar ao poder à qualquer custo e nivelar a população na miséria,enriquecer as lideranças e implanta Ditaduras ,para que o domínio escravagista perdure idefinidamente,mas o pior é que além de perdermos liberdade ,ainda perder o direito de propriedade,tanto é que no governo Dilma Já se tinha até elaborado uma PEC a esse respeito ,fora ainda é a perseguição ao Cristianismo Verdadeiro.Brasil acima de tudo.E Deus acima de todos.
  • Francisco Matos
    16 horas atrás
    Havia-me decidido que nunca mais perderia tempo de ler sucessivas asneira que esse que se fiz professor universitário posta neste r. É centenário jornal. Acabei por curiosidade, dado ao título da matéria, por não honrar minha outrora decisão. Suportei ler um décimo do texto é vomitei mesmo com o estômago vazio. Essa minha idiotice de tentar vislumbrar a mente de um bolsonarista irreversível que nos faz pensar que mês.o que Deus, o verdadeiro, não aquele que o genocida propaga para se gado , esse professor ( que me perdoe os verdadeiros) iria ignora-lo e chama-lo de comunista. Meus sinceros sentimentos aos prezados alunos que são, de certa forma, obrigados a suportar tamanha desavença cultural.
Veja mais Toninho Menezes

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001