24 de julho de 2021

Franca

DONO É AUTUADO

Criado com pitbulls, porco que atacou entregador é levado do Bonsucesso para chácara

O porco Torin, que chamou a atenção após atacar um entregador no Jd. Bonsucesso, foi localizado pela equipe da Vigilância Sanitária, que convocou seus proprietários. Após bastante confusão e dificuldade, o animal foi retirado pelos donos e levado para uma chácara.

Franca 4 dias atrás
Higor Goulart
da Redação
Dirceu Garcia/GCN
Torin estava em chiqueiro em mata no Jd. Bonsucesso, nesta terça-feira, 20
O porco do Jardim Bonsucesso, que viralizou na internet após o ataque a um entregador nesse último domingo, 18, foi localizado pela Vigilância Sanitária nesta terça-feira, 20. O porco, chamado de "Torin" e identificado com um suíno doméstico, estava em uma APP (Área de Preservação Permanente) no bairro, mantido em um pequeno chiqueiro, com poucos alimentos e sem água para se hidratar.
 
Ao constatar as condições vividas pelo animal, a equipe de fiscalização, junto a Guarda Civil Municipal, solicitou a ajuda do Canil Municipal para que o levassem até um local adequado. “Esse animal não estava nem com água nem alimento. Mas o laudo é de responsabilidade da Guarda Civil”, explicou a chefe da Vigilância Sanitária, Mariela Toscano
 
Enquanto a Vigilância aguardava a chegada da equipe do Canil, os proprietários do animal chegaram e acalmaram Torin. Brincando com ele e o alimentando, pediram aos fiscais para que pudessem levá-lo até a chácara onde residem e foram autorizados.
 
“Como não identificamos o proprietário naquele momento, a nossa intenção era fazer a apreensão, acolhimento e destinação correta do animal. No entanto, no meio da nossa ação, o proprietário chegou e solicitou levar o animal”, disse Mariela.
 
Segundo os proprietários, que não quiseram se identificar, o porco era parte de uma criação de suínos. Após eles se desfazerem da criação, ficaram com Torin, que ainda era filhote e foi criado junto de pitbulls. Anos depois, tiveram que se mudar do bairro e não conseguiram levar o porco.
 
Por conta disso, o animal ficou sozinho na mata do Bonsucesso. Segundo pessoas que residem nas proximidades, o caso do entregador não foi o único. Em outras ocasiões, o porco chegou a atacar pessoas e era motivo de medo por crianças.
 
Apesar do combinado entre os fiscais e os proprietários, por ele ter sido mantido em uma área urbana, foi necessário a aplicação de um auto de infração. Por isso, uma confusão foi gerada entre os fiscais e os proprietários do animal, que diziam ter conhecimento dos seus direitos e não assinariam nenhum documento. “No início, a abordagem foi tranquila, mas sabemos que em toda autuação podemos sofrer resistência daquela pessoa autuada. Infelizmente, vivemos isso na nossa realidade”, afirmou a chefe da Vigilância.
 
Após a confusão, começou o árduo processo para retirada de Torin do local. Foi necessário amarrar uma corda na pata traseira do animal, além de um balde de ração. Irritado, o suíno até atacou um de seus donos. Tentando conduzi-lo até o veículo por quase meia hora, enfim conseguiram, subir na caçamba de uma VW Saveiro, para que pudessem o levar até a chácara onde moram. 
 
A equipe da Vigilância agora deverá averiguar o novo local onde o animal viverá, além dos autos de infração que ainda serão entregues aos proprietários. “Ele já foi autuado pela criação desse animal aqui na zona urbana, pela presença dele numa Área de Preservação Permanente, por ter deixado ele solto numa via pública. Agora, precisamos fazer uma inspeção no local que ele foi destinado. Caso ele permaneça numa zona urbana, eles podem receber uma nova autuação”, finalizou Mariela.


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Ped
    4 dias atrás 5 Curtiram
    Sem esquecer do babaca que filmou e ficou rindo do incidente que terminou com o entregador tendo que ser hospitalizado. Eita gentinha tosca, e ainda dá mau exemplo pra criança.
  • Serviço Público Nesse País.
    4 dias atrás 2 Curtiram
    Como quase todos os serviços públicos nesse país, que o contribuinte paga, e paga caro, esse serviço sanitário da cidade é, como diria o Tori, caso esse falasse, um autêntico serviço porco. O suíno estava solto?, estava; era \"criado\" em área pública de OPP?, era; estava sem água e alimento na hora que ele foi achado?, estava; poderia se repetir o ataque a transeuntes do bairro?, poderia, e já até havia acontecido antes; então por que o animal não foi removido para local adequado antes??, o que parece é que o espírito e a inteligência do Torin é melhor que a do dono e a dos agentes sanitários...ou será que é eu o espírito de porco??.
  • Xico chorao
    4 dias atrás 5 Curtiram
    Bora sapecar uma pururuca com cerveja e promover aglomeração!!!!
  • NELSON OLIVEIRA
    4 dias atrás
    Agora,o proprietário deste animal devia se preocupar com o bem estar da vítima e auxiliá-la principalmente com medicamentos,já que os dias parados para recuperação serão perdidos. AH SE A MODA PEGA!!!! Este porco já era pra ter virado linguiça faz tempo.
  • José
    4 dias atrás 5 Curtiram
    Engraçado.... Porque não prenderam esses donos ? Maus tratos vale só para gatos e cachorros ? O bicho sem água e comida é normal? Porque não foram presos ? E o rapaz que foi mordido ? Está bem ? Já entrou com uma ação contra os donos por lesão corporal ? Os cães foram observados também, para que fosse identificado se havia resquício de maus tratos ? Que fase vive está cidade... Quando não é ladrão ... É cachorro... Quando não é cachorro... É porco .... Ajuda nois GCN
  • Elio Del Rio Junior
    4 dias atrás 2 Curtiram
    Dá-lhe Porco!!
    • Rogerio
      4 dias atrás
      Sem Copinha e sem Mundial! ; )
  • Junior
    4 dias atrás
    As ruas de Franca estão cheias de animais soltos, Cavalos principalmente, causando acidentes e os donos não são responsabilizados, a prefeitura tem o dever de apreender esses animais.
  • Milton menezes
    4 dias atrás 1 Curtiu
    E terminou em pizza!!! Como tudo nesse país. Nada que um jeitinho aqui e outro ali não resolva...
  • Rose
    4 dias atrás 3 Curtiram
    E o rapaz machucado ? Como fica ? Cabe um processo e indenização.
  • Leonardo Domingos oliveira Rodrigues
    4 dias atrás
    Pra mim tinha que achar esse infeliz fuboka que filmou e não fez nada cade o amor ao próximo semana passada foi aquela moça que perdeu a vida por causa de um cachorro solto e agora ce esse porco pega uma arteria desse traballhador pai de família poderia ser mais uma vida perdida o dono tem que ser responsabilizado lugar de porco é no chiqueiro
  • Silvia
    4 dias atrás
    Pior o dono q e agressivo igual o porco tentou agredir a imprensa Anti social igual ao porco torin aaff
  • Natanael Jr Cruz
    3 dias atrás
    Eu no lugar do motoqueiro pensaria nem 1 vez em entrar na justiça contra o dono do animal e contra esse idiota, caso encontrar que é difícil, que filmou e riu
  • Fernanda
    3 dias atrás
    Ai ai, o título da notícia agora quer insinuar que o porco é agressivo pq foi criado com pitbulls!!! Cada uma que me aparece viu. O fato do porco ser uma misturado com javali, que é um animal selvagem, não tem nada a ver com isso né...
    • GCN
      3 dias atrás
      Nota da Redação: segundo a Vigilância Sanitária, o animal não é um javaporco, mas um suíno doméstico. A informação sobre ele ter sido criado com pitbulls foi prestada pelos donos do animal.
Veja mais Local

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001