24 de julho de 2021

Franca

VARAL SOLIDÁRIO

Jovem percorre praças de Franca para doar roupas a quem precisa

Peças de roupas infantis, femininas e masculinas foram doadas na praça Barão, no Centro.

Franca 3 dias atrás
Vinícius Nunes
da Redação
Vinicius Nunes/GCN
Leontter Reche, 28: praças se tornaram varais da solidariedade

Com a queda de temperatura em Franca nos últimos dias, um jovem francano decidiu criar o projeto Varal Solidário Itinerário e realiza doações de roupas em vários pontos da cidade. Na última terça-feira, quando os termômetros na cidade registraram 4,9ºC, ele levou o Varal para a Praça Barão, no Centro. Leontter Reche, 28, criador do projeto, explica que a ação é realizada semanalmente desde 27 de junho. Nesta semana, ele ainda fará mais uma sessão de doações.

Leontter disse que na terça-feira estavam disponíveis 230 peças, entre elas blusas, calças e calçados do tamanho infantil e adulto. O jovem conta que as peças ficam disponíveis nos bancos da praça e os interessados podem pegá-las sem a necessidade de um cadastro, para facilitar na hora das doações. “O projeto surgiu há quase um mês, com a ideia de justamente ajudar as pessoas que mais precisam através de uma doação fácil e acessível, sem burocracia e sem constranger quem mais precisa dessas doações.”

A doação feita na última terça-feira foi a sexta realizada em praças pelo Varal Solidário Itinerário. Segundo Leontter, já foram doadas mais de 1300 peças. “As doações de roupas começaram principalmente através da ACIM (Associação Cultural Isa Marguilet) Franca, que é uma associação assistencial aqui da cidade. Através dela, fizemos os primeiros varais solidários.” Depois do primeiro varal, em 27 de junho, as pessoas conheceram o projeto nas redes sociais e começaram a ajudar. Desde então está sendo possível realizar varais toda semana. 

“O varal está acontecendo toda semana, mas essa semana como é uma das mais frias do ano, a ideia é realizar dois varais para disponibilizar essas peças para quem mais precisa”, explicou Leontter. A próxima sessão de doações acontecerá sábado, 24 de julho: “Vai ser no viaduto Dona Quita, já que tem algumas famílias necessitadas vivendo nesse pontilhão, então iremos levar essas doações até lá para atendê-las. Vai ser por volta das 14 horas.”

Durante a doação desta terça-feira, 21, o criador do projeto explicou que peças masculinas estão em falta. “A maior parte das pessoas em situação de rua são homens e eles também precisam de doações. Faço até um apelo aqui para que as pessoas que tenham roupas, doem essas roupas, participem de ações solidárias. Não só o Varal Solidário, mas de outras que acontecem na cidade, porque tem gente precisando, tem gente com frio, então faça sua parte e doe amor.”.

Junto a Leontter, há também pessoas que ajudam no projeto, como é o caso da secretária Gabriela Doin, 27. “Muita gente precisa, muita gente não tem condição. O frio é uma coisa que todo mundo sente. É desumano alguém morrer de frio, sendo que tem muitos que chegam a jogar roupa fora enquanto quem realmente precisa não tem”, e faz um apelo: “Quero pedir para quem puder doar, quem puder fazer esse ato de solidariedade, faça, porque é realmente essencial. Tem gente que está morrendo de frio.”

Quem quiser e puder colaborar com o projeto de Leontter, o telefone é (16) 99345-9421.

Ajuda
Daniele de Moraes, 25, e Viviane Perez, 29, são autônomas, trabalham juntas na praça vendendo frutas e já se beneficiaram do Varal Solidário. Conheceram o projeto nesta terça-feira e levaram algumas peças de roupa para casa. "Muito bom o projeto, tem pessoas que precisam muito, principalmente os moradores de ruas e outras pessoas que não tem essas peças", disse Daniele.

Algumas pessoas chegam a gostar tanto do Varal Solidário Itinerário que se oferecem para ajudar e não apenas com peças de roupa: “Achei uma coisa bem gratificante, prazerosa para as pessoas, um gesto muito bonito da parte dele. Pretendo doar muito e ajudar com o que precisar. Posso doar algumas sacolinhas para ele separar roupas", disse Claudia Irene, 39, que conheceu o projeto enquanto esperava seu celular receber manutenção perto da praça.

Para os interessados em fazer doações para o Varal Solidário Itinerário, Leontter explica que basta entrar em contato com ele através de seu instagram https://www.instagram.com/leontter/ ou indo até as praças em que ele realiza os varais. Em sua rede social, o criador do projeto informa com antecedência em qual local e dia serão realizadas as doações.  

   


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Antonio
    2 dias atrás
    Parabéns pela sua atitude que Deus possa sempre abençoar sua caminhada ,belo exemplo !
Veja mais Local

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001