19 de setembro de 2021

Opinião

ARTIGO

Franca e a crise hídrica

O que nos traz a comentar novamente o assunto é que a Promotoria Ambiental, prefeito, vereadores, os órgãos de deliberação etc., deveriam tomar algumas providências à respeito da vazão do rio Canoas.

Opinião 26/07/2021
Toninho Menezes
Especial para o GCN
Arquivo/GCN
Rio Canoas próximo ao Paiolzinho

Estamos vivenciando em nossa região, séria crise hídrica, que deverá se prolongar pelos próximos meses. A Prefeitura, o Governo do Estado e a Sabesp, todos os anos somente pedem para economizar água para não faltar, mas as obras necessárias a serem implementadas somente ficam como argumentos de campanha na época da eleição de governador do estado, como ocorrerá novamente no ano de 2022.

Havia prometido a mim mesmo que não mais tocaria no assunto, em razão de que quando da chamada “renovação” da concessão, efetuada totalmente ao contrário do que determina a Constituição Federal, face a publicação de nossos artigos e comentários, fomos questionados por muitos, porém como sempre dissemos o tempo é o senhor da razão. O acordo de “renovação” efetuado dentro de gabinetes e não por processo licitatório, como determina a Constituição Federal, sequer trouxe data, um prazo, para a entrega do novo sistema de captação de água. Assim se a obra for entregue somente ao final do prazo da concessão estará tudo certo.

Bem, mas o que nos traz a comentar novamente o assunto é que a Promotoria Ambiental, prefeito, vereadores, os órgãos de deliberação etc., deveriam tomar algumas providências à respeito da vazão do rio Canoas.

A legislação internacional de Recursos Hídricos afirma em linhas gerais que as vazões ecológicas residuais são prioritárias para a gestão dos recursos hídricos, sendo considerado primeiro a manutenção de vazões para satisfazer as necessidades dos ecossistemas e somente a posteriori as demais necessidades. No ano passado a Sabesp já havia cometido uma situação contrária a legislação ambiental que persiste nesse ano. A chamada vazão de referência, ou vazão ecológica, que é a quantidade de água que deve permanecer no leito do rio para atendimento das demandas do ecossistema aquático, para preservação da flora e da fauna relacionada ao corpo hídrico devem garantir a manutenção de fluxo de água residual nos cursos de água.

No caso do rio Canoas, a Sabesp praticamente retira toda água no seu reservatório e depois logo adiante, na ponte que divide as cidades de Claraval/MG e Franca/SP, instalaram tubos que bombeiam toda a água residual do Canoas e de outros afluentes novamente para seu reservatório. Deixando o rio praticamente seco, sem águas residuais no prolongamento do rio Canoas, ou seja, não estão cumprindo a legislação pertinente, pois não garante a manutenção do percentual legal, para proteção do ecossistema e dos que utilizam o rio no seu curso, além de não respeitar o percentual mínimo para absorção de água no solo.

Como dissemos anteriormente, aqueles tubos colocados à margem da Rodovia Tancredo Neves é uma agressão à natureza e a todos os cidadãos que respeitam às leis ambientais. Sabemos perfeitamente da necessidade de captação de água para a cidade de Franca, porém o que temos que analisar é a inércia, a omissão daqueles que tem por dever suprir as necessidades básicas da sociedade e não tomaram nenhuma providência efetiva e colocada em prática nas últimas décadas. Apenas promessas e mais promessas, como dissemos, acordos de gabinetes totalmente inconstitucionais.

Enfim, gostaríamos de deixar bem claro que não questionamos a qualidade da água, mas sim a falta de planejamento e obras para uma população que cresceu rapidamente. Porém o local de onde se retira a água para a cidade de Franca é o mesmo desde 1976, sem que nenhuma providência fosse tomada, obviamente que o colapso hídrico era previsível.

Toninho Menezes, advogado e professor universitário
toninhomenezes16@gmail.com

   



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Darsio Batista
    26/07/2021 2 Curtiram
    A questão da água vai muito além da gestão de uma bacia hidrográfica, em que pese se tratar de algo muito importante. Mas, seria interessante o professor se inteirar de vários estudos da climatologia e de ciências afins, para que calcado nas ciências, entenda que o regime dos nossos rios é pluvial, isto é, depende fundamentalmente de chuvas. Muito embora o Rio Amazonas também seja nival, isto é, se origina do derretimento do gelo nos Andes peruanos. Certamente, o professor conhecerá uma expressão muito utilizada nos estudos científicos, que se refere a rios voadores. Trata-se do grande aporte de água em estado gasoso que se forma da evapotranspiração e transpiração da imensa floresta Amazônica e, que no verão se direciona ao centro-sul do país e com isso formando muita chuva. Digo tudo isso porque esse aporte de umidade já está, segundo alguns cientistas, sofrendo redução por conta do desmatamento e, dados pluviométricos comprovam uma maior instabilidade na quantidade e no comportamento das chuvas. E, olha que não podemos nos esquecer do Cerrado, em cujo bioma, estão as nascentes de grande parte dos mais importantes rios brasileiros. Mais de 60% do cerrado já foi desmatado para dar espaço a grandes cultivos de soja e de milho, voltadas unicamente para o mercado externo. E, por meio do INPE, imagens de satélites comprovam que, nunca se desmatou tanto como tem ocorrido nesse governo, haja vista que até o seus ex-ministro do meio ambiente está envolvido com a exportação de madeira ilegal. E, aí chega-se a uma conclusão fácil, ou seja, maior desmatamento, menor aporte de vapor d’água e menos chuvas, assim como menor infiltração de água no solo. Então professor, vamos questionar as autoridades municipais e estaduais, mas não vamos nos passar de idiotas e, também questionar a política ambiental desse desgoverno. Aliás, professor! O que tem a nos dizer sobre as políticas do desgoverno que o senhor tanto defende, para o meio ambiente?
    • Alex
      26/07/2021 4 Curtiram
      Caro puldo decrépito! Você esqueceu de dizer que o frio programado para chegar à nossa região no final desta semana, que os incêndios florestais e a forte onda de calor nos Estados Unidos e as fortes chuvas na França também são culpa do governo federal. KKKKKKKKKKKKKK
    • Darsio Batista
      27/07/2021 1 Curtiu
      Mas é muito difícil se comunicar com ignorante. A essa besta que vive se acovardando e se escondendo por meio de codinomes, eu sugiro que deixe o WhatsApp e vai ler alguma coisa que preste. Não deveria, mas vou dar uma aula a esse poço de imbecilidade chamado alex ou outro codinome caso ele se acovarda novamente ou tenha vergonha das asneiras que ele próprio escreve. Saiba seu ignorante e negacionista que, esses extremos que tem acontecido não somente na América do Sul, mas também em muitas outras regiões do planeta, são anomalias que, de acordo com registros e estudos climatológicos estão se tornando constantes e, juntamente com o derretimento acelerado das calotas polares, são indicadores de que o clima está mudando. E, a floresta Amazônica, a mesma que o neonazista do seu governo incentiva ser destruída pelo agronegócio patriota, representa uma incalculável reserva de carbono e, já ha pesquisas que mostram que, pela primeira vez a região liberou mais carbono do que o sequestrou. Tudo por conta do desmatamento que, como se sabe foi incentivado pela abertura da porteira do bandido que, agora responde processo pela venda ilegal de madeira. Mas, qual é mesma a política ambiental do seu mito neonazista e GENOCIDA?
    • Alex
      27/07/2021 2 Curtiram
      Obrigado pela \"aula\" ó sapientíssimo puldo letrado e pós letrado. Quanto à covardia de que me acusas lhe digo novamente que não tenho medinho de você, apesar da sua verborragia e malabarismos intelectuais para encaixar a sua narrativa contra o governo federal. Falando em covardia, você ligou para aquele rapaz, que certa vez deixou o número do telefone aqui nos comentários? Ou é mais fácil, confortável e seguro ladrar oculto pelo dispositivo eletrônico que usas? Fazendo a leitura do seu post, me deparei com isso: \"caso ele se acovarda novamente\". Tá certo isso ou foi só um deslize de sua parte ó suprema inteligência?
    • Darsio
      27/07/2021
      Não me escondo em codinomes e, assumo o que escrevo. Mas, finalizo dizendo que nossas ideias são muito antagônicas e, sugiro que elas não se encontrem. Ou seja, não vou mais me dirigir ao que você escreve e, espero que você também tenha a decência de fazer o mesmo. Apenas isso!
  • José osmar
    27/07/2021
    Agora eu acredito o Puldo Véio Destramelou ,tá igual o tonho Bicicletinha nem o Alan dá jeito.KkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkSábio Guru Mortadélico indo rumo ao centro da Galáxia viajando nos vilésimos dos segundos.Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    • Darsio Batista
      28/07/2021
      Já tomou o seu viagra para se curar das frustrações?
    • Darsio Batista
      28/07/2021
      Tudo bem que você seja um semianalfabeto embebido de insanidade. Mas, o que significa vilésimos de segundo? Você quis dizer milésimos de segundo? poxa vida! mas que desgraça de português é esse seu, heim!
  • José osmar
    27/07/2021
    O cara tá Bisurdo de Doido,anda flertando com o imponderável,soltou a direção do razoável e ligou o fixsometro da incoerência do triângulo quadrado,chama o Alan.Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
  • José osmar
    28/07/2021
    Caros leitores o indivíduo faz uma análise pejorativa do nosso país e o põe no banco dos réus no tocante a preservação ambiental,e faz uma análise climatologica ,mas esquece que o planeta é um só, e que a Europa aniquilou todas as suas florestas ,isto ele não analisa,e também os USA e a China destruíram suas florestas,cade o seu estudo sobre isso ,da destruiçao destas florestas, e qual o impacto no clima do planeta,no entanto o indivíduo sendo brasileiro ,coloca o Brasil no banco dos réus,de onde vem a crueldade desse indivíduo,seria ele um agente globalista que defende outros países,ou é um ignóbil aculturado ,que procura a egolatria a qualquer custo ,e ainda ataca o agro-negócio sendo que o Brasil utiliza apenas 8% de seu território para plantio,como disse Enéas :\"As Nações Estrangeiras não estão interessadas na Amazônia e sim no que tem na Amazônia \" ,claro ex :está semana foi desmantelada uma quadrilha de cunho internacional que roubava ouro e outras pedras preciosas,pergunto como que uma pessoa aculturada sem o mínimo de noção e raciocínio sendo brasileiro ,fazendo um entreguismo desse ,ideologia esquerdopática tacanha digna do comunismo tupiniquim salafrário que tem rondado nossa Nação,é por essas e outras mais que voto Bolsonaro 2022,com todo seus defeitos é um patriota que não fica entregando a nossa Nação de mão beijada e subserviência.
    • Darsio Batista
      28/07/2021
      Aliás, eu adoro o agronegócio, pois ele é realmente muito patriota. Desmata nossa Amazônia e o cerrado, seca nascentes e contamina os rios, exportam a carne para os chineses e, o que sobra para muitos brasileiros? Ossos! Isso mesmo, muitos brasileiros estão fazendo filas para conseguir um pouco de ossos e com isso ter alguma coisa pra comer. Sopa de ossos para os pobres e muita grana para os pecuaristas. Nada contra o desejo pelo lucro, mas não venha com essa de patriotismo. Afinal, patriotismo não paga as nossas contas e muito menos coloca comida nos nossos pratos. Além do mais, o zerosmar poderia nos dizer o que realmente significa a palavra vilésimos? Sinceramente, se você fosse realmente patriota buscaria aprender a falar corretamente a língua portuguesa ao invés de estuprá-la como faz constantemente. É difícil entender o que você escreve, pois tudo não passa de um emaranhado de erros ortográficos grosseiros misturados com alucinações. Meu Deus, que coisa!
    • Darsio Batista
      28/07/2021
      Mas, vamos ao debate. Não discordo quando diz que os países ricos nem de longe são exemplos de respeito ao meio ambiente, pois realmente muitos deles destruíram suas florestas. Mas, nós brasileiros temos dois caminhos: ou seguimos o exemplo deles e destruímos os nossos biomas em nome do lucro para uma minoria ou buscamos dar uma lição de moral nesses países, demonstrando a viabilidade da sustentabilidade na exploração dos nossos recursos, de modo a aliar a conservação ambiental com equidade social. Aliás, como dizem muitos climatologistas, o desmatamento da Amazônia tende a fazer com que o centro-sul brasileiro tenha menos chuvas, isto é, nós seremos os grandes afetados. Além disso, o desmatamento do cerrado já é apontado como causa do secamento de muitas nascentes, e por conta disso já existem agropecuaristas que, após desmatarem suas matas ciliares e drenarem nascentes, desejam explorar água da Reserva do Xingu. Portanto, se pretente debater que, façamos isso no campo das ciências e da razão e, não por meio de alucinações.
  • Darsio Batista
    28/07/2021
    Mas, caro professor. O que o senhor tem a nos dizer do encontro que ocorrerá entre o conhecido John Kerry, um dos braços direitos do presidente dos EUA e mais importantes políticos do país, com os governadores dos estados brasileiros para tratar de questões ambientais? Não seria um claro sinal de que Joe Biden não demonstra a mínima confiança no desgoverno que o senhor não se cansa de apoiar? Aliás, professor! O senhor poderia nos apontar qual é a política ambiental do bozo e, alguns importantes feitos? Pois, tudo que sabemos é a tal abertura da porteira para acelerar o desmatamento e a venda de madeira ilegal com a participação do ex-ministro do meio ambiente. Bozo é o grande pária no mundo, pois nem para uma simples foto os grandes líderes mundiais topariam se aproximar dele.
  • Alex
    28/07/2021
    KKKKKKKKKKK. Quem usava codinomes eram a Dilma, José Dirceu, Miriam Leitão dentre outros. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    • Darsio Batista
      29/07/2021
      Além de ser negacionista, de induzir as pessoas a tomarem medicamentos CIENTIFICAMENTE sem qualquer comprovação de eficácia no tratamento e prevenção da covid-19, como recentemente fez em mais um comentário patético nesse espaço, esse boçal do alex não possui coragem para assumir o que ele próprio escreve, diretamente de sua privada. Essa covardia seria medo ou vergonha. Afinal, são tantas as asneiras que esse elemento escreve que, certamente ele próprio tem vergonha. Daí a covardia de atacar as pessoas e se esconder em meio a codinomes. Mas, caro alex dos codinomes! Seus pais não lhe ensinaram o que significa caráter?
    • Alex
      29/07/2021
      Ui!!!!! Você está descumprindo o prometido acima. KKKKKKKKKKKKKKK. Vou refrescar a sua memória decrépita: \"Ou seja, não vou mais me dirigir ao que você escreve e, espero que você também tenha a decência de fazer o mesmo. Apenas isso!\" Acho que você não foi citado no meu comentário, mas você não consegue ficar sem meter o bedelho onde não é chamado né puldo? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    • Darsio Batista
      30/07/2021
      Mas, estou cumprindo o que disse. Não vou mais chamar você alex de asno ou outro quadrúpede qualquer. Não vou mais praticar bullying com os animais, isto é, não farei qualquer comparação que possa depreciar esses animais.
    • Alex
      30/07/2021
      KKKKKKKKKKKKKKK. Não é isto que está escrito, puldo letrado e pós letrado. Qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento notará que você está tentando distorcer o que você mesmo escreveu. Típico de esquerdista cujo lema é: \"Acusar os inimigos daquilo que é\". Todavia permitirei que você continue metendo o bedelho onde não é chamado, pois me divirto muuuuuuiiiiittttttoooo com sua verborragia e malabarismos intelectuais. Haja imaginação (ou ignorância) para escrever tantas bobagens e depois tentar desescrever (palavre nova) o que estava escrito. KKKKKKKKKKKKKKKKKK
  • José osmar
    28/07/2021
    O Puldo até o senso de humor perdestes , por isso não adianta ser um ser aculturado,v s sk quando a pessoa é vil tem que ter concordância é vilésimos copiou ou é presciso desenhar kia kkkkkkkkkkkkkkkkkSábio Guru Mortadélico indo rumo ao centro da Galáxia Kia kkkkkkkkkkkkkkkkk.
    • Antônio da Bicicletinha
      28/07/2021
      Alguém alfabetiza esse moço, por favor? Já que ele insiste em comentar aqui, pelo menos que não faça nossos olhos arderem com sua monumental ignorância...Ô Luiz Cruz, dá uma bolsa do curso de português pra ele !!!!
  • José osmar
    28/07/2021
    Apenas países colonialistas se importam com a Amazônia,muito estranho não é mesmo ,e nos governos FHC,Lula ,Dilma se desmatou mais que agora porque será que a imprensa nada falava naquela época porque será?Havia até incentivo governamental,porque agora está tudo errado?O que eu acho é que secou a teta ,era muita gente mamando no Estado.
    • Darsio Batista
      29/07/2021
      Ignorância pode até ser suportada, mas quando ela está recheada de insanidade, se torna algo de dar inveja a qualquer hospício. Mas, uma certeza eu ainda mantenho, ou seja, não mais chamo o zerosmar e o alex dos codinomes, de asnos. isto porque, além de mais inteligente, o coitadinho do animal não merece essa comparação depreciativa. Não é certo praticar bullying com o asno.
  • Fechado com o Mito
    28/07/2021 1 Curtiu
    Caro professor, muito bom o seu artigo. Talvez, por não ter acesso às mesmas fontes sigilosas que possuo (grupos de whatsapp que trabalham com serviços de inteligência e pesquisa avançada em nível interplanetário) não mencionou em seu argumento sobre a crise hídrica o fato de que os governos petistas, como comunistas impatriotas que são, estocaram água em abrigos subterrâneos para comercialização com povos extra-terrestres. Em grande medida, a crise hídrica em um país que chove tanto, num planeta coberto por 2/3 de água, é causada por isso (pode parecer óbvio, mas ninguém se dá conta). Os governos petistas se valeram do bom relacionamento com as empreiteiras para perfurar buracos extremamente profundos nos locais de suas obras, nos quais os seres intergalácticos pousam de madrugada e levam esse nosso precioso recurso natural. Por causa da corrupção desses comunistas vermelhos, nosso país pode virar um grande Saara, enquanto criaturas de outros planetas se deleitam com nossa água fresquinha. Muitos devem estar se perguntando: mas, qual a moeda intermediaria esse tipo de troca intergaláctica? Esse pessoal do PT é vil e cruel: kriptonita. Com isso, esperam derrotar o Superman e, então, abrir caminho para sua roubalheira em todo o globo terrestre, auxiliado por seus comparsas chineses, cubanos e norte-coreanos, sem qualquer força que os detenha. O mundo precisa saber disso, divulguem por favor!!!
    • Darsio Batista
      29/07/2021
      kkkkkkkkkkk. Gostei!
    • Eduardo
      04/08/2021
      Interessante deve ser o conteúdo deste grupo do Whatsapp. Sei de muitas teorias de conspiração, que estão se concretizados e fazendo a raça humana de escravos.
    • Eduardo
      04/08/2021
      Cara, fiquei interessado neste grupo do Whatsapp, tem como me mandar ou link para se tornar um membro.
  • Darsio Batista
    29/07/2021
    Nas margens do rio, por meio da foto do artigo, observamos a total ausência das matas ciliares e, muito provavelmente por consequência, disso, o rio assoreado. Diante dessas cenas, a responsabilidade não seria dos proprietários de terra? No mundo do agronegócio é preciso separar o joio do trigo, ou seja, ha proprietários que não medem esforços para conservar os maiores patrimônios de suas propriedade: o solo e a água e, por esse motivo mantém reservas legais de matas, combatem a erosão e conservam as matas ciliares de rios e nascentes, além de controlarem a aplicação de insumos químicos. Mas, também existe a banda podre que, em nome do patriotismo, devastam tudo para plantar soja ou criar gado para então servir toda a produção nos pratos dos chineses. O problema é que, essa banda podre ao invés de ser chamada a assumir as suas responsabilidades pelos crimes cometidos, é ovacionada por esses lunáticos seguidores do GENOCIDA que, lamentavelmente nos desgoverna.
  • José osmar
    29/07/2021
    Porque os Hipócritas Darsio,Green Peace,Macron,Biden,Greta ,Leonardo de Caprio, nada falam da China maior poluidora do planeta e derespeitadora de tratados internacionais de Pesca ,e que não respeita os limites territoriais marítimos ,e que faz pesca predatória,será que vc e estes são covardes ,ou tem mêdo da China ,cadê a Imprensa livre do Brasil que nada fala sobre isso ou já foi comprada .Sábio Guru Mortadélico indo rumo ao centro da Galáxia kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.Responde aí Rei do Subterfúgio distorcionista jumentico passador de pano Esquerdopático.
    • Fechado com o Mito
      29/07/2021
      Parceiro, já vi que você está do lado do Mito, como eu. Ajude a divulgar essa conspiração comunista em conluio com seres intergalácticos. A Greta Thunberg, que você menciona, é o contato deles aqui na terra. Vejo que você é uma pessoa inteligente: posso te incluir nos grupos de whatsapp que trabalham com inteligência e pesquisa avançada em nível interplanetário. Contra os comunistas e extraterrestres, que estão prestes a nos invadir, só o Mito pode nos salvar. Não vamos deixar que o PT e seus asseclas eliminem o Superman!!
  • José osmar
    29/07/2021
    Ih o cara entrou na fase do delírio,logo logo estará babando,cuidado que ele pode pular o muro entre o Brasil e o México,em que o aloprado Senador do PT mencionou CPI,a Esquerdopátia tomou conta da Esquerdalha ,até o GPS deles está bilolado,não sabem pra onde vão e nem o que dizem ,é mesmo uma geração Perdida .Sábio Guru Mortadélico indo rumo ao centro da Galáxia kkkkkkkkkkkkkkkkkkk vijando a vilésimos de segundoskkkkkkkkkkkkkkkk.
    • Fechado com o Mito
      30/07/2021
      Sr. José Osmar, vejo que é mesmo um dos nossos! Você deve ter visto hoje nosso Mito falando sobre a questão das urnas eletrônicas. Saiba que nos governos comunistas do PT essas fraudes eram realizadas com tecnologia alienígena, por isso indetectável para as auditorias convencionais. A esquerdalha petista pagava esses serviços com petróleo da Petrobras, por isso os rombos enormes nessa estatal. Até onde puderam apurar nossos especialistas dos grupos de whatsapp, que trabalham com inteligência e pesquisa avançada em nível interplanetário, esse recurso natural é utilizado pelos seres alienígenas para uma megaobra de asfaltamento da via láctea, o que demonstra que a corrupção dos petralhas tem dimensões que abrangem todo o sistema solar (em colaboração com comunistas ditadores de todo o universo). Empreiteiras brasileiras, consorciadas com uma offshore de Saturno de propriedade do Lulinha, têm faturado trilhões de dólares nessa obra e vão financiar a volta de Lula, apoiada por liderenças extra-terrestres. Meu amigo, você que também é fechado com o Mito, me ajude a denunciar isso aqui. Escreva também sobre isso em seus comentários. Esse Darsio, pelo visto, sabe dessas coisas todas, e está mancomunado com desprezíveis criaturas comunistas alienígenas. Não faça o jogo dele discutindo questões secundárias, a fim de desviar o foco de nosso inimigo principal: Lula e o comunismo interplanetário.
    • Darsio Batista
      30/07/2021
      Muro entre o Brasil e o México? Meu Deus, de qual sanatório saiu esse ignorante? Se não bastasse estuprar a língua portuguesa, agora ele também mudou o mapa da América, de tal modo que Brasil e México se tornaram países com territórios vizinhos. Pelo amor de Deus! Alguém pode alfabetizar esse tosco?
    • Fechado com o Mito
      30/07/2021
      Sr. Darsio, o senhor vive se arvorando de que não se vale de codnomes, mas então diga: és humano ou um comunista extraterrestre infiltrado entre nós. Vai dizer, como comunista que é, que não sabia que há fábricas de Franca produzindo botas com \"pares\" de 3 pés para as criaturas alienígenas trípedes? Parte do conluio do PT francano para ajudar no processo da revolução universal. Difamar nosso irmão José Osmar é fácil, agora, assumir sua parte nessa conspiração intergaláctica contra o Mito o senhor não quer, né?
  • Mozart Faleiros
    29/07/2021
    Concordo com suas argumentações, Dársio. São bem fundamentadas em fatos científicos. Poucos brasileiros, gananciosos e imediatistas, estão destruindo estão destruindo este, ainda Paraíso Natural,que é o Brasil.
  • José osmar
    30/07/2021
    Falou o Rei dos condinomes o Sábio Guru Mortadélico indo rumo ao centro da Galáxia kkkkkkkkkkkkkkkkkkk vijando a vilésimos de segundoskkkkkkkkkkkkkkkk os passa pano para os maiores Ditadores do Planeta kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    • Fechado com o Mito
      30/07/2021
      Amigo José Osmar, veja como esse Darsio tenta confundir as pessoas, buscando passar a ideia de você não entende das coisas. É óbvio que não existe uma fronteira visível entre Brasil e México, mas o que pouca gente sabe é que os comunistas do PT construíram no governo Lula um megatúnel com tecnologia alienígena ligando Aparecida do Taboado, no MS, a Tijuana, no México, cujo objetivo é levar drogas para financiar seu projeto de poder para conquistar galáxias além do sistema solar. A música \"60 dias apaixonado\", do Chitãozinho e Xororó, tentava alertar para essa questão, mas as pessoas não entenderam, pois o governo comunista do Sarney censurou parte da letra. Toma essa Darsio, agora quero ver quem sabe mais! Fora PT e seu projeto de revolução comunista interplanetária!!! Salve José Osmar, estou vendo que você é mesmo fechado com o mito e tem conhecimento para além dessa pataquada da mídia tradicional. Aqui é ciência avançada petralhada!!!!!
  • José osmar
    30/07/2021
    Caro leitor ,veja o despreparo do indíviduo Darsio segundo o Global Carbon Atlas que é um instituto científico que mede a emissão de gases e carbono,que são direta e indiretamente responsáveis pelos desajustes climatológicos do planeta ,segundo ele os principais poluidores do planeta ,1ºChina 23,9 %,2 ºUSA 13,6%,UNIÃO Européia 6,8% ,ÍNDIA 3, 5%,INDONÉSIA 3,5%,BRASIL 3,0%,portanto os principais críticos do Brasil são os maiores desagregadores climáticos,corresponde a 51% a emissão desses Países,aí tem um indíviduo chamado Darsio com discursinho medíocre que vive mandando os outros estudarem,pode-se dar credibilidade a tal pessoa ,é por isso que o Olavo está certo é mais fácil achar um triangulo quadrado do que achar um esquerdista Honesto,me antecipadando a desqualificação de minhas fontes ,por esse indíviduo :fontes: Google,Wikepédia,BBC,Global Carbon Atlas.
    • Fechado com o Mito
      30/07/2021
      Isso, fala pra ele também que os governos Lula e Dilma tinham um acordo interplanetário com comunistas alienígenas para fornecer madeira para criaturas gigantes de Urano fazerem palitos de dentes (usava-se muita madeira porque eles possuem 438 dentes nas arcadas dentárias de suas duas bocas). Esse despautério foi o que causou o grande desmatamento do qual acusam o mito quase duas décadas depois. Diz para esse tal de Darsio também que, conforme as fontes de pesquisa e investigação avançada do QG do mito, descobrimos que 75% de nossas emissões de carbono são derivadas dos charutos cubanos fumados por alienígenas mercurianos, que se viciaram nesse produto por influência de Fidel Castro, e vêm quase todos os dias na Terra no meio da madrugada pitar na floresta amazônica com seus camaradas comunistas de todo o planeta, principalmente brasileiros, chineses, cubanos e coreanos do norte. Tome Darsio véio, aqui é ciência avançada!!!!!!
    • Darsio Batista
      31/07/2021
      Cara! Depois que você se mostrou muito mais poderoso que as forças tectônicas que, como sabemos provocam a movimentação das placas e, com isso colocou o Brasil fazendo fronteira com o México, fica a pergunta: Será que alguém de sã consciência e inteligente perderia tempo em se quer ler as asneiras que saem de sua privada? Cara, volta para um banco escolar e urgente! Tu és muito, mas muito insano e ignorante! Brasil e México vizinhos ...kkkkkkk vais ser ignorante em Marte... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    • Darsio Batista
      31/07/2021
      O Fechado com o Mito está me deixando sem argumentos. Se ele falar dos comunistas jupterianos que, passaram três mil anos escondidos no centro da Terra, preparando cachorro-quente, para atravessar a fronteira do BRASIL COM O MÉXICO, aí é que eu não vou ter argumento algum.
    • Fechado com o Mito
      31/07/2021
      Sr. Darsio, não venha tentando assimilar nossa narrativa, com o sórdido ardil de se apropriar de informações sigilosas do QG de pesquisa e inteligência intergaláctica avançada do gabinete do mito. Você deve ter surrupiado essa informação sobre os jupiterianos por meio dessa peste hackeadora comunista dos Anonimous. O que vossa senhoria não conta é que o Ministério das Minas e Energia do governo Bolsonaro está contratando uma empresa do Rio de Janeiro para fechar essa enorme fenda que liga o Brasil ao México, na qual os jupiterianos deitaram e rolaram nos governos do PT. Chupa comunista, aqui é conhecimento interplanetário avançado, imparcial e isento!!!
  • Darsio Batista
    31/07/2021
    É impossível tentar fazer um debate com ignorantes como o José Osmar, haja vista que o sujeito provavelmente lê alguma coisa no WhatsApp e, já se sente o dono da verdade. A questão aqui são os recursos hídricos, mais precisamente o nosso principal manancial de captação de água. Oras! A conservação de tais recursos passa por políticas locais, regionais e nacionais e, de âmbito integradas. E, sob esse aspecto, é importante que se entenda que, a gestão de bacias direciona capital importância para a manutenção das áreas verdes, pois dependem delas não somente a formação de chuvas, como também a recarga do lençol freático e a proteção contra erosão de margens e assoreamento dos canais fluviais. A verdade é que, todos os governos falharam, mas a diferença é que Bolsonaro explicitamente enxerga os biomas como grandes ameaças, haja vista que publicamente tem apoiado a invasão da floresta por grileiros e, até mesmo de terras indígenas por madeireiras e garimpeiros. Aliás, na fatídica reunião de 2020, o seu descompromisso ficou muito claro com a propositura de abrir as porteiras em alusão ao desmanche da legislação ambiental e da retirada de poder do IBAMA. É importante ressaltar que, seremos nós os maiores prejudicados com o desmatamento, sobretudo no que se refere ao volume de chuvas que precipitam no centro-sul. E, mais uma vez digo que temos duas opções: ou imitamos os países desenvolvidos e destruímos nossos biomas em favorecimento de grupos poderosos ou aplicamos políticas sustentáveis, de modo a gerar renda, equidade social e conservação ambiental. A depender de ignorantes como o José Osmar, assistiremos à destruição dos biomas com o consequente enriquecimento de grupos poderosos como os agrodesmatadores, concomitante a fome que pairará nos pratos de milhões de brasileiros.
  • Cupanheiro
    31/07/2021
    Cupanheiro Darsio,sou seu fã,temos novidades ,uma Bomba ,descobrimos que o presidente além de Genocida ele também é GELOCiDA,foi ele que criou essa Friaca e mandou sobre o Brasil,agora não tem escape cupanheiro o Impecheament vai sair ,mudando de assunto eles já te mandaram a MORTADELA pra mim não chegou não será por causa daquele tantin de gente que compareceu na manifestação?Será.
    • Antonio da Bicicletinha
      31/07/2021
      kkkkkkkkk...Senhor Zero à Esquerda, não adianta tentar se disfarçar, o seu sofrível domínio da língua portuguesa o entrega mesmo que se disfarce de dinossauro...kkkkkkk O senhor está se disfarçando para não dar conversa ao novo correligionário do Bozo que apareceu nos comentários? Por que tá fugindo da amizade com o FECHADO COM O MITO? Ele é mais sabido que você? O cara tem argumentos bons, hein !!!??? kkkkkkkkkk
  • Cupanheiro
    31/07/2021
    Cupanheiro Darsio sou seu fã,oh Darsio quem disse que existia um muro entre o Brasil e o México,foi o Senador Humberto Costa ex-ministro da saúde do PT mas eu saquei vc está rezando na cartilha dos comunistas \" Acuse-os daquilo que nós somos \" ,oh Darsio mas eu não recebi a minha MORTADELA tô achando que a direção do Partidão estressô com a gente que será devido o Tantin de gente na manifestação.Kkkkkkkkkkkkk.Tantin de gente kkkkkkkkkkkkkkkTantin de gente kkkkkkkkkkkkkkkk.
    • Darsio Batista
      31/07/2021
      Esse português sofrível é uma das marcas do zerosmar. Não engana ninguém.
    • Antonio da Bicicletinha
      01/08/2021
      Tantim de gente igual tinha na motociata do MICO. Se gabou que teria 1 milhão, apareceu 2 mil...Errou por 998 mil apenas...Por falar em tantim, se o MICO GENOCIDADE CABEÇA DE BAGRE tivesse pelo menos um tantim de provas sobre a fraude eleitoral não teria passado pelo FIASCO monumental de ter passado o ridículo em escala global na última sexta-feira. Ou o Brasil acaba com os minions ou os minions acabam com o Brasil...É incompetência demais...é só escória...Fora minionzada medonha!!!!
    • Antonio da Bicicletinha
      01/08/2021
      Alô senhores proprietários de escolas de português, ajudem aqui um bolsominion a se alfabetizar e parar de passar vergonha em público...Tem que ser ortografia, gramática e redação, menos que isso nem vale a pena! Vejam só como os minions são grandes sábios: o sujeito se propõe a se passar por outra pessoa, mas no meio de um parágrafo de 8 linhas, reassume a sua identidade de minion patético e se perde todo. ESSE É O RETRATO CUSPIDO E ESCARRADO DE TODO MINION: NÃO CONSEGUEM ESCREVER UM PARÁGRAFO DE 8 LINHAS, MAS SE METEM A INFECTOLOGISTAS, ANALISTAS INTERNACIONAIS, CIENTISTAS POLÍTICOS, ECONOMISTAS...O chimpanzé-genocida é o retrato dessa gente patética!!!
  • Cupanheiro
    02/08/2021
    Cupanheiro Darsio sou seu fã,Cupanheiro vc não ficou sabendo,a onda agora é chamar o Bolsonaro de Gelocida,Genocida,mas não tem colado,enquanto nos ficamos falando ,eles só vão vacinando as pessoas ,oh mudando de assunto ,cadê minha MORTADELA,isso tá me irritando,depois que o tal de mito assumiu nunca mais recebi minha MORTADELA,vc lembra antigamente era de caminhão,eu estou encabulado,será que é por causa do Tantin de gente,Tantin de gente,Tantin de gente ,o cupanheiro Darsio isso não me sai da cabeça.
    • Osmar Motta
      02/08/2021
      GENOCIDA tem colado sim, não adianta querer se esquivar José Osmar. Você apoia um sujeito que é responsável direto pelo genocídio de mais de meio milhão de pessoas. O mundo inteiro tem essa intepretação, não é apenas 70% da população brasileira que compreende dessa forma. Tudo o que o JEGUE-MITO deixou de fazer para conter a pandemia, tudo o que o JEGUE-MITO está fazendo para que ela não cesse, tem matado centenas de pessoas todos os dias (até há pouco tempo era milhares). Depois que esse pesadelo passar, no final de 2022, quem apoiou essa aberração será cobrado ter ajudado a levar o país a esse descalabro, assim como os apoiadores do nazismo foram cobrados depois de 1945! Esse estigma recairá sobre vocês, e durará muito tempo!!
  • José osmar
    02/08/2021
    Darsio paga as mortadelas do cara ,só porque deu um Tantin de gente na passeata de vcs .Tantin de gente .Tantin de gente .Kia kia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk paga aí Sábio Guru MORTADELICO indo rumo ao centro Galáxia a vilésimos de segundos.Kia kia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    • Fechado com o Mito
      02/08/2021
      Sr. José Osmar, estava sentindo falta de seus comentários. Pensei que não fosse mais aparecer e aí eu teria ficado sozinho nessa dura luta contra o comunismo. Cheguei mesmo até a pensar que, depois minhas denúncias aqui, forças alienígenas houvesse lhe raptado. Estou vendo que o senhor é um homem inteligente e está querendo me transmitir alguma mensagem quando faz menção a galáxias. Por favor, deixe outro código, que procurarei ver em nossos serviços de inteligência e pesquisa interplanetária avançada se alguém consegue decifrar para mim.
    • Antonio da Bicicletinha
      02/08/2021
      Vejo que temos aqui um grande físico também, além de analista internacional, astrônomo e economista. Descobriu a unidade de medida de tempo VILÉSIMO, que, certamente, diz respeito ao tempo que um miliciano leva para extorquir uma vila com cerca de 5 mil habitantes (os caras são faca na bota mesmo!!! kkkkk). Enquanto isso, o chimpanzé-presidente, que o gado venera, defeca pela boca à velocidade de uma tonelada de excremento a cada MILÉSIMO de segundos. Olha a patota que quer governar o país aí...kkkkkkkkkk Fora minionzada medonhaaaaaaa !!!!
  • José osmar
    03/08/2021
    Oh Darsiano vc é apoiador do regime Ditatorial Cubano,o sr. Lula apoia seundo suas palavras ,parece-nos que ele vai implanta a ditadura aqui no Brasil,responde aí pra nós o Rei do Subterfúgio,ou agora na época das eleiçoes vcs viraram tudo Santinhos,estão até indo em igrejas ,vai Darsio passa pano pra Esquerdalha ,a sua Hipocrisia é Assombrosa.KkkkkkkkkkkkkkkkkkSábio Guru MORTADELICO indo rumo ao centro galáxia a vilésimos de segundos Kia kia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    • Darsio Batista
      04/08/2021
      Alguém poderia doar alguns comprimidos de viagra para o José Osmar? O cara de tão frustrado com a vida, vive pregando suas idiotices, atacando as pessoas em meio a um português extremamente sofrível. Então, eu sugiro a você José Osmar que, vai se curar a sua brochura e ser feliz!
  • José osmar
    04/08/2021
    Mais uma vez o Puldo tenta sair pela tangente,Oh Sábio Guru MORTADELILICO,o seu mestre LULA perguntado á respeito do Ditador Daniel Ortega que está no quarto mandato ,em que haverá pleito em novembro,ele deu o seguinte conselho :\" Não Abra mão da Democracia \" ,kia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk paga as mortadelas do Cupanheiro.Tantin de gente.Democracia.KkkkkkkkkkkkkkkkkkSábio Guru MORTADELICO indo rumo ao centro da galáxia a vilésimos de segundos Kia kia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.Jumentinho do Zé Betio.Se uma chuva de Sabedoria,Morre Afogado.Kkkkkkkkkkkkkkk figura inédita.Tá cuspindo fogo Cupanheiro.Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
  • Cupanheiro
    04/08/2021
    O Darsio Cupanheiro sou seu fã,oh Cupanheiro eu vi aí que vc além de funcionário público,vc receita remédio pra outras ,vc é Urologista,olha tem um conhecido aqui,que parece que está com problemas nessa área,já te adiantando o nome dele é Ditão Pé de Mesa ,examine ele aí pra nós,oh Cupanheiro desde já te agradeço,vc é um cara muito bão,Cupanheiro.
    • Darsio Batista
      06/08/2021
      Não me acovardo em esconder por meio de codinomes, como faz você zerosmar para atacar as pessoas. Não vou denegrir o que você diz, pois tudo que escreve são cacas ditas por você diretamente de sua privada. Afinal, o seu PÉSSIMO português já é uma prova cabal do tamanho gigantesco da sua ignorância. Matricule-se já em um EJA.
    • Fechado com o Mito
      06/08/2021
      Sr. José Osmar, não faça o que lhe aconselha o Sr. Darsio. Os salafrários comunistas estão querendo que você se matricule em uma escola para jovens e adultos com a intenção de levá-lo à alcova dos seres alienígenas e, com isso, abduzí-lo em suas naves espaciais adesivadas com foice e martelo gigantes. Ele já percebeu que uma inteligência elevada como a sua, que escreve a língua portuguesa em códigos indecifráveis para mentes comuns, é algo precioso para as lideranças comunistas intergalácticas. Resista irmão José Osmar: nosso sistema solar jamais será vermelho!!
  • José osmar
    06/08/2021
    E aí dr .Darsio já fizestes a anamnese no rapaz aí,o Ditão Pé de Mesa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk receitador de remédios,eu não sabia que Vossa Senhoria que além de funcionário público,está fazendo um biquinho na Medicina kkkkkkkkkkkkkkkkkk.Sabio Guru MORTADELÍCO Tragicomédia sr.Comédia .Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    • Darsio Batista
      07/08/2021
      Sou concursado, aprovado entre as primeiras colocações, por cinco concursos seguidos. Sou licenciado e bacharel pela UNESP e, Mestre em Agronomia, também pela UNESP. Me especializei no estudo de granulometria aplicado ao manejo de bacias hidrográficas. E, no mestrado, meus estudos compreenderam o uso e a aplicação do sensoriamento remoto no mapeamento do uso e ocupação do solo. Sei que muitas dessas palavras são proibitivas ao seu péssimo português, mas mesmo assim faço a seguinte pergunta: onde você ao menos tentou se alfabetizar? Afinal, seu português é uma profunda aberração, isto é, uma desgraça de tão vergonhoso!
  • Cupanheiro
    06/08/2021
    Oh Darsio sou seu fã,como foi a consulta do cupanheiro Ditão Pé de Mesa,me dá um retorno,se vc tiver alguma amostra grátis,passa pra ele ,ele é um cupanheiro meio desprovido,não leva muito em consideração ,o que vc achou dizem que ele é cabeça dura ,o que vc acho ele é cabeça dura,confio no sr.,é mais um cupanheiro que o sr.ajuda ,Ah ele falou que queria dar uma voltinha na garupa do tonho bicicletinha,vão fazer uma boa dupla ,pensa bem Ditão Pé de Mesa na garupa do Tonho bicicletinha.
    • Darsio Batista
      07/08/2021
      Já ia me esquecendo de dizer que, em quase 22 anos de trabalho no serviço público, jamais tive uma única falta, até mesmo por atestado médico. Além disso, fui um dos poucos que foi aprovado em todas as provas do mérito aplicadas pelo Estado. Mas, e você zerosmar! Você trabalha ou é mais um desses vagabundos que, o dia todo fica sentado diante de um computador ou celular e, jorrando esgoto e ataques as pessoas nas mídias? Sei que seu português é uma desgraça de tantos erros que comete, mas me esforçarei para entender. Mas, dia aí se é vagabundo. Diga! Pois ignorante e insano sabemos que é.
    • Darsio Batista
      08/08/2021
      Não fui a essa consulta indicada por alguém da sua família. Você sabe de quem estou falando?
  • Allan Brado
    07/08/2021 1 Curtiu
    Alegar os efeitos climáticos como desculpa de incompetência para suprir água a população, é vergonhoso. Na licitação a empresa não se apresentou como vendedora de chuvas quando for época ou estação. Chuva não devia ser de nossa conta. Saneamento é ter reservatórios, captação em várias fontes controláveis como rio Sapucai, rio grande, poços artesianos, etc., para não faltar água em tempo de escassez de chuvas. O saneamento básico, como a própria denominação já expõe, é a infraestrutura básica para a garantia de qualidade de vida e de desenvolvimento social e econômico da população com abastecimento de água potável. Luladrão deixou de lado a transposição do rio São Francisco para aplicar bilhões na Africa a fundo perdido e sem preguntar ao pagadores de impostos se eles concordariam. O planeta terra tem 70,9% de sua superfície coberta por água, falta o Agripino querer fazer a captação para encher reservatórios.
    • Darsio Batista
      08/08/2021
      Meu Deus do céu! Esses bolsominions vivem se escondendo em codinomes diferentes, mas continuam a dizer as mesmas asneiras. Saiba seu ignorante que, a manutenção dos reservatórios depende da conservação do solo, das matas ciliares e das chuvas e, qualquer irregularidade no clima pode sim afetar a disponibilidade de água. E, na natureza tudo é sistêmico, ou seja, a modificação de um elemento impacta os outros. Logo, o desmatamento já pode estar interferindo no clima brasileiro, segundo o que dizem renomados climatologistas. Sobre a disponibilidade de água no planeta, cerca de 98% é salgada e, não serve ao consumo humano para fins de hidratação, higiene, irrigação etc., devendo para isso ser dessalinizada, isto é, um processo caríssimo devido ao elevado consumo de energia que consome. Talvez, ela sirva aos bolsominions, pois sabemos que o gado também se alimenta de sal. E, por último, digo que o projeto da transposição do São Francisco foi aprovado e iniciado no Governo Lula e, quase que completamente concluído no Governo Dilma. Bozo apenas inaugurou alguns trechos de obra que não foi feita por ele. E, o BNDES, em auditoria caríssima bancada por essa desgraça de BOZO, concluiu-se que não houve corrupção no BNDES na gestão petista. Aliás, está provado também que os recursos direcionados a outros países, foram empréstimos que tiveram a intenção de favorecer as empresas brasileiras em vencer licitações no exterior. As mesmas empresas que Moro fez questão de falir. Portanto, estude para não falar besteiras, algo comum nos bolsominions.
  • José osmar
    08/08/2021
    Já te disse uma pessoa aculturada não quer dizer que é inteligente,e nem Sábia ,de que lhe adianta tanta prepotência,Deus escolhe os fracos para abater os \" fortes\",e a loucura de Deus é mais Sábia que a \" sabedoria dos homens\",porque o Sábio Guru MORTADELICO com todo o seu currículo tão letrado ainda não aprendeu com Socrátes que disse : \"Eu só sei que nada sei\".No entanto o Guru MORTADELICO fica se enaltecendo,egolatrando ,grande coisa ,o seu voto vale tanto quanto a de qualquer um ,de que lhe adianta toda empáfia e arrogância Sábio Guru indo rumo do centro da Galáxia viajando a \"vilésimos \"de segundos seu Comédia,tão \"sábio\" e adorador de abestados como LULA ( nunca leu um livro) e DILMA ( a Rainha das pérolas inusitadas,que ensaca o vento e saúda a mandioca ) ,explica pra nós aí\"Poço de Sabedoria \" deixa de ser Comédia Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk O cara é tão Egolatra que fica públicando o próprio currículo é muito Comédia Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Comédia Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Comédia Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
  • José osmar
    08/08/2021
    O Jegue Aloprado do Darsio ainda não explicou o impacto do desmatamento na Europa ,nos USA,e a poluição dos maiores Países poluidores , camada de ozônio,o que causaram de desequilibrio no planeta ,na hora de falar disso ele passa pano pra todo mundo,menos para o Brasil,mas se o presidene for esquerdopático ,ele tira o pé da crítica,o Comédia é muito Hipócrita,não tem coerência,não equilíbrio,não tem senso crítico,característica jeguiniana unilateral.É muito Comédia Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    • Darsio Batista
      08/08/2021
      Mas, que desgraça de português! Pelo amor de Deus! Alguém ajude esse excremento a escrever corretamente.
    • Darsio Batista
      08/08/2021
      Já ia me esquecendo. O excremento também é zero em geografia, pois acredita esse imbecil que, o Brasil faz fronteira com o México. Mas, que sujeito otário é esse zerosmar! E, insano, é claro!
  • José osmar
    08/08/2021
    Ueh o receitado de remédios,afinou do Ditão Pé de Mesa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkafinou ou se afinou com o Ditão Pé de Mesa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é muito Comédia kkkkkkkkkkkkkkkk.
    • Fechado com o Mito
      10/08/2021
      Amigo José Osmar, sei que está querendo me passar uma mensagem acerca da iminente invasão de espaçonaves alienígenas mancomunadas com o movimento comunista interplanetário, mas, sinceramente, não estou conseguindo compreender. Sua linguagem criptografada é por demais complexa, mesmo para mim um soldado do mito no destacamento de pesquisa espacial avançada. Poderia ser mais explicíto, por favor? No mais, saudações anticomunistas intergalácticas! Nosso sistema solar jamais será vermelho !!!
  • Cupanheiro
    09/08/2021
    Oh Darsio sou seu fã,isso mesmo quando lhe faltar argumentos ,use todas armas ,inclusive acuse-os daquilo que nós somos,mas quem disse que o Brasil faz divisa com o México,foi o nosso ilustre ex-ministro e Senador Humberto Costa ( PT),isto ele cometeu essa gafe publicamente na CPI,Cupanheiro usa outra estratégia,vc está atirando em nós mesmo ,faz o serviço direito ,se não o Partidãonão manda a nossa MORTADELA,ah o Ditão Pé de Mesa falou que tá com saudade de vc.Um abraço bem arrochado.
Veja mais Toninho Menezes

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001