19 de setembro de 2021

Franca

FIM DAS RESTRIÇÕES

Comércio, serviços, restaurantes e bares ficam livres de limites de horário e público em 17 de agosto

Restrição de horário de funcionamento e da ocupação máxima de estabelecimentos será abolida em 20 dias. Nova fase de transição até a flexibilização total passa a valer neste domingo.

Franca 28/07/2021

Estadão Conteúdo
Reprodução
Novas regras de flexibilização quase total do Plano SP
O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira, 28, a abolição do limite de funcionamento e ocupação em estabelecimentos comerciais a partir de 17 de agosto. A nova fase é chamada de "retomada segura" pelo Governo do Estado. Entre 1º de agosto e 16 de agosto, haverá uma "fase de transição", com a ampliação do horário de fechamento das 23 horas para a meia-noite e uma ocupação limite de 80%. O toque de restrição no Estado de São Paulo também será extinto.

"(Os locais poderão ter ocupação máxima) Desde que tenhamos a garantia do distanciamento de um metro entre os que frequentam os espaços", destacou a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, em coletiva de imprensa.

Os parques estaduais passarão a abrir em horário normal a partir de domingo. "A vida está voltando ao normal no Estado de São Paulo", declarou Doria.

A vacinação da população de 18 anos ou mais contra a covid-19 foi adiantada de 20 para 16 de agosto, enquanto a de adolescentes teve o início antecipado de 23 para 18 de agosto. O governador atribuiu a antecipação das datas à compra estadual de 4 milhões de doses adicionais da Coronavac.

"Já chegaram e já foram distribuídas. E, com a ajuda de prefeitos e prefeitas, estamos podendo antecipar a vacinação."

O calendário estadual prevê a imunização da população de 28 a 29 anos desta sexta-feira, 30, até 4 de agosto, enquanto o público de 25 a 27 anos terá a vez de 5 a 9 de agosto. Já quem tem de 18 a 24 anos poderá procurar os pontos de aplicação de 10 a 16 de agosto.
 sequência, a vacinação de 18 a 29 de agosto será focada no público de 12 a 17 anos com comorbidades, deficiências, gestantes e puérperas. De 30 de agosto a 5 de setembro, a campanha vai focar em todos os adolescentes de 15 a 17 anos, enquanto os de 12 a 14 anos receberão a primeira dose de 6 a 12 de setembro.

Cerca de 748 mil pessoas não retornaram aos postos para tomar uma segunda dose. Segundo a coordenadora do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula, o número é considerado baixo. Na cidade de São Paulo, 216 mil moradores estão com a segunda dose atrasada.

O Estado tem 4.015.426 casos e 137.740 óbitos por coronavírus confirmados. A taxa de ocupação é de 53% em UTI, de acordo com informações da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados Estatísticos (Seade).

Ao todo, São Paulo está com 5.907 de internados em UTI com quadro relacionado à covid-19. O número é de 5.555 hospitalizados em leitos de enfermaria.

O secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, destacou que as internações caíram 62,7% e os óbitos em 57% em relação ao auge da segunda onda. A média móvel (calculada com base nos últimos sete dias) foi de 321 novos óbitos diários pela doença na terça-feira, 27.

Ela está em curva descendente desde abril, mas segue superior aos registros de janeiro e fevereiro deste ano e de todo 2020, quando a taxa mais alta foi de 219 mortes diárias, em 15 de setembro.

Já a média móvel de novas internações diárias foi de 1.153 na terça, a menor de 2021. Ela também está em curva decrescente, desde 12 de junho, quando marcava 2.760 novos hospitalizados por dia, e é semelhante aos registros do fim de novembro.

Regras 
Confira as regras de funcionamento entre 1º e 16 de agosto (a partir do dia 17, não haverá limite de horário nem de público):

Atividades comerciais
Atendimento presencial entre 6h e 24h

Atividades religiosas
Atividades presenciais individuais e coletivas

Restaurantes e similares
Consumo local entre 6h e 24h

Atividades culturais
Atendimento presencial entre 6h e 24h

Academias de esporte
Atendimento presencial entre 6h e 24h

Salão de beleza e barbearia
Atendimento presencial entre 6h e 24h

Recomendações
Shoppings, comércio e restaurantes acesso até às 23h e encerramento das atividades às 24h

Até 80% da capacidade de ocupação do estabelecimento

Recomendação de escalonamento do horário de entrada e saída de atividades do comércio, serviços e indústrias



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Márcio
    28/07/2021 2 Curtiram
    Acho prematuro a liberação sem termos ao menos 70% da população completamente vacinada.
  • J
    28/07/2021
    Que burrice! Vai dar muito errado isso ai
    • Joaquin José
      29/07/2021
      Vai sim, só porque vc acha rsrs
  • SILVIO CANDIDO TEODORO
    29/07/2021 2 Curtiram
    VAMOS ORAR E TORCER PARA QUE TUDO DE CERTO E VOLTE AO NORMAL AO INVÉS DE RECLAMARMOS E TER PENSAMENTOS NEGATIVOS.QUE DEUS ABENÇOE NÓS TODOS.
  • Paulo
    29/07/2021
    Incrível como tantas pessoas se acostumaram ao pessimismo e fico cada dia ainda mais assustadas com quantas pessoas já se acostumaram e querem viver enclausuladas em casa com a falsa sensação de segurança. Graças a Deus estamos aos poucos tendo um retorno ao que era (e o que é) ter uma vida normal. Pensem positivo, sejam cautelosos, sigam as orientações sanitárias que estaremos a cada dia mais perto de voltar a ter dignidade na vida. Afinal praticamente todas as pessoas queveu conheço necessitam de trabalho pra viver...
Veja mais Região

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001