22 de outubro de 2021

Franca

SEM ÁGUA

De água mineral a pratos descartáveis, francanos preparam 'arsenal' para enfrentar racionamento

O racionamento de água anunciado pela Sabesp fez com que as pessoas buscassem alternativas para driblar ou, pelo menos, amenizar os efeitos deste período.

Franca 01/09/2021
Kaique Castro
da Redação
Dirceu Garcia/GCN
Leito do Rio Canoas está visível por conta da prolongada estiagem
Galões com água armazenada; caixa d’água exclusiva para banho e refeição; compra de garrafinhas de água; copos e pratos descartáveis. O racionamento de água anunciado pela Sabesp fez com que as pessoas buscassem alternativas para driblar ou, pelo menos, amenizar os efeitos deste período. Durante duas semanas, a partir desta quinta-feira, 2, os bairros serão divididos em blocos, num sistema de rodízio, onde cada bloco ficará 24 horas sem água e 72 com.
O planejamento do consumo de água em tempo de rodízio e racionamento deve ser feito para que as pessoas não fiquem sem água para as necessidades básicas. “Ontem quando recebi a notícia olhei os dias do meu bairro, o Aeroporto 3. Anotei no papel e colei na geladeira. Comuniquei a família e vamos nos organizando, um dia por vez. Temos duas caixas de água e vamos deixar para banheiro e refeições. Optei por usarmos copos e pratos descartáveis, pois somos em seis pessoas e suja muita louça”, disse a dona de casa Ivanete Queiroz, 52.
 
A chanfradeira aposentada Marlene Guizeline, de 58 anos, moradora do Jardim Cambuí, disse que já faz a economia de água, mas faz um alerta para a população. “Já faço economia de água, nunca joguei água na calçada por exemplo. O quintal eu reutilizo da máquina de lavar. Meu banho também é rápido, até porque passo toda semana sobre a ponte do rio Canoas. Gente, não tem água. O rio está quase seco. É de chorar ver a situação. Temos que pedir a Deus muita chuva para melhorar a situação atual. Caso contrário, a Sabesp não pode fazer nada. Só muita chuva, muita mesmo.”
 
Para Bianca Júnia de Castro Gomes, 21 anos, que trabalha no suporte e atendimento ao cliente, além da economia da água, ela já está preocupada com a energia, “Comprei galões de água no mercado para não faltar pra beber, né? Policiando também o uso da energia, ontem mesmo, depois da notícia, já comecei a apagar luzes que, às vezes, ficam acessas sem necessidade.”
 
Quem pensa semelhante é a jovem Lauane Ferreira Barbosa, de 17 anos. “Estou planejando ajudar o máximo que puder economizando água, mas terei que guardar um pouco de água no dia anterior ao racionamento, para fazer algumas coisas indispensáveis, como escovar os dentes, lavar a louça, etc.”
 
O funcionário público Cláudio Oda, acredita que a população precisa se conscientizar em relação ao consumo de água e ajudar a colaborar com o poder público. “Nós, munícipes, devemos nos organizar neste período crítico de seca para colaborar com o poder público e também com os órgãos responsáveis pelo abastecimento de água em nossa cidade. Somente com a conscientização de todos, poderemos superar este momento sem prejudicar o próximo. Evitar uso desnecessário de água, banhos demorados e, principalmente, acompanhar o calendário de datas quando haverá racionamento na região que reside. Não é fácil para ninguém, mas com união de todos o impacto será menor.”
 
Apesar da dificuldade que todos francanos vão passar, alguns levam na esportiva e brincam. “Eu tive sorte, pois no dia que tomo banho vou ter água normalmente, que é na quarta-feira”, disse o gerente de loja Caio Castro.


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • mané
    01/09/2021 1 Curtiu
    ACFF acha que tá todo mundo doido, afinal pra que serve o racionamento num dia se nos outros dias o povo gasta dobrado ? Ou foi o ACFF que endoidou de vez e não é capaz nem de entender essa onda ?
  • C. H Rifaina SP
    01/09/2021 1 Curtiu
    Burros da Sabesp. Principalmente, do setor de planejamentos do setor de engenharia. Todo ano mesma ladainha. E mais uma vez volto dar minha sugestão : Capita água do rio grande. Que é abundancia. O tanto que à Sabesp explorouo consumidor que já era para ser feito. Mas, os Leigos Políticos não cobram.
    • Faças as contas
      02/09/2021 1 Curtiu
      Esse empreendimento que vc sujere custará quanto?, vc tem uma ideia da distância, da elevação que será necessária?, de por onde passarão os dutos?, do quanto custaria uma obra dessa??, tem??, não tem, né?, então volte aqui para sugerir isso quando souber.
  • Adilson
    02/09/2021 2 Curtiram
    Enquanto a populacao, nao despertat, esses governantes vao ficar tirando onda com o povo, tinha q ir para frente da sabesp e fazer manifestacao e na prefeitura, para trocar essa empresa estatal divida com seus acionista, que so pensa em lucros. E cobrar desses vereadores e prefeito , eles sao pagos e muito bem para isso, defender e resolver, mas sao tao incompententes , que voce nao ve uma manifestacao contraria desse pessoal... o povo vai engolindo tudo que joga .... ai dia 7 sai monte de idiotas para defender lula e bolsonaro.... ai os politicos daqui ate acha graca da idiotice do povo.... acordem pagamos e a empresa recebe verbas para captar agua, eles tem que se virar, porque quando vc deixa de pagar a conta, eles nao querem nem saber, vai e corta... temos q dar basta nessa situacao, é so precionando vereadores , prefeitos, pois problema é aqui e agora
  • Sérgio Duarte
    02/09/2021
    A maneira que eu faço para ajudar nesse problema é conscientizando as pessoas de que o grande vilão da falta d\'água é o AGRO, que desmata as florestas pra plantar soja que vai alimentar os animais em outros países.
  • MAURICIO FICO
    02/09/2021
    agora que o consumo,vai aumentar mesmo,a agua não vai dar,pois as pessoas vão começar a estocar aqua em casa,vai ser como se todos estivessem enchendo as piscinas de casa no mesmo dia,haja agua,minha opinião.não tem que estocar aqua,tem que sivirar com o que tem,afinal é so um dia da pro controlar.
  • E.T. DE VARGINHA
    02/09/2021
    CONTINUEM A DESTRUIR A NATUREZA TERRAQUEOS. CORTEMAS ARVORES MESMO. POLUAM BASTATANTE. PARABENS . E NÃO ESQUECEM ;;; USEM BASTANTE DESCARTAVEIS !!!!
  • Xy
    03/09/2021
    O brasileiro (e o francano) não perdem o costume da falta de Cultura e educação mesmo. Usem bastante materiais descartáveis e estoquem água, resolve bem o problema. Entende-se agora porque o brasileiro pagou até 12 reais no litro de combustível na greve dos caminhoneiros...
Veja mais Local

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001