19 de setembro de 2021

Franca

FALTA D'ÁGUA

'Temos uma produção que não tem mais como abastecer toda a cidade', alerta gerente da Sabesp

Sabesp planeja ampliar o racionamento de água caso não haja um grande volume de chuva nos próximos dias. É possível que, ao invés de 24 horas sem água e 72 com, bairros fiquem com fornecimento apenas por 48 horas.

Franca 5 dias atrás
Heloísa Taveira
da Redação
Dirceu Garcia/GCN
Leito do rio Canoas: nível abaixo do normal
Ainda que muito bem-vinda, a chuva do último sábado, 11, não resolveu o problema da falta d’água. Foram 5,7 milímetros que não impactaram no racionamento implantado em Franca até o próximo dia 17 e que, possivelmente, será ampliado. De acordo com o gerente distrital da Sabesp, Alex Veronez, a produção atual é incapaz de abastecer toda a cidade. 
 
Mesmo com 25% da cidade sem água na última sexta-feira, 10, o consumo foi equivalente ao de um dia em que Franca está totalmente abastecida. Veronez atribuiu o aumento às queimadas, que gerou muita fuligem e os francanos usaram a água para a limpeza das casas. 
 
“No começo o racionamento funcionou relativamente bem. As queimadas causaram transtornos na rede elétrica e isso prejudicou a organização da Sabesp na quinta e sexta-feira, porque sem energia não é possível produzir e distribuir água para os locais. Fora isso, o fator do alto consumo influenciou bastante.”
 
Se não chover pelos próximos dias, o rodízio será prorrogado por mais um tempo. Dessa vez, em outro formato. “Avisaremos previamente, mas existe um estudo de trabalhar com um dia sem água e dois com, e dividir a cidade em três blocos ao invés de quatro. Se não tiver chuva, isso vai ser necessário, não tem jeito. Temos uma produção que não tem mais como abastecer toda a cidade”, falou o gerente. 
 
Alex ainda orientou que, assim como aconteceu em muitas casas no fim de semana, as pessoas comuniquem a Sabesp caso estejam sem água nos dias que não eram previstos. A companhia vem enfrentando problemas pontuais e equipes estão destinadas a reparar esses ocorridos.


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • RICARDO
    5 dias atrás 14 Curtiram
    Desligue a água no período noturno das 23:00 as 06:00, pois pelo menos os desperdícios com os vazamentos das tubulações antigas ,com certeza vai acabar ( pelo menos neste período) ! Fica a dica!
  • Planejamento
    5 dias atrás 9 Curtiram
    Quantos anos em Franca e quantos anos de planejamento são necessários para que se evitasse isso. Projetos antigos que não evoluem, nenhuma nova opção, nenhuma maneira de investir subsidios em reaproveitamento residencial. Culpa de todos, da população que não gasta correto, da Sabesp que confia na chuva e não se planeja ou planeja-se eternamente sem gerar soluções duradouras.
    • Anonimus
      5 dias atrás 4 Curtiram
      A cidade cresceu muito e a Sabesp fica confiando numa chuva que cada ano que passa está mais escassa e todo ano na seca eles vem com o mesmo problema cadê o projeto de captação do rio Sapucaí que nunca sai do papel
  • Anonimus
    5 dias atrás 2 Curtiram
    Todo ano essa mesma ladainha da Sabesp eles só quer receber as contas não investe em nada esse rio canoas já deu o que tinha que dar a cidade cresceu demais e essa Sabesp não termina a obra de captação do Sapucaí que em tese iria ajudar franca na seca
    • Dirceu
      5 dias atrás 1 Curtiu
      Mais de 10 anos enrolando com a obra do Sapucaí e nada.... agora que eles resolveram mexer...
  • MARCOS
    5 dias atrás
    COM OS RIOS SECOS COMO ESTÃO É INEVITAVEL O RACIONAMENTO, MAS JA FAZ MAIS DE 6 ANOS QUE ESTÃO TRAZENDO AGUA DO RIO SAPUCAI PRA CA E ATE AGORA NADA DE AGUA CHEGAR EM FRANCA, ME LEMBRO QUE JA FAZ UNS 5 ANOS QUE EU FORNECI REFEIÇÕES PARA EMPREITEIRAS QUE FAZIAM A CANALIZAÇÃO DA AGUA PRA CÁ E NÃO SEI O QUE HOUVE QUE ATE HOJE, NÃO TEMOS ESSA AGUA
  • Francisco Matos
    5 dias atrás 1 Curtiu
    Negligência, é a mãe da Sabesp em Franca. Planejamentos não existiram e sim um verdadeiro que a tucanada fez em Franca há duas décadas quando lançou a pedra fundamental de uma futuras obra de trazer água do Rio Sapucaí para cá.
  • Ricardo
    5 dias atrás 4 Curtiram
    Faz mais de uma decadanque a Sabesp culpa São Pedro pela falta de água. Mas a falta de cuidado com o leito donruo e as novas obras de captação nunca sairam do papel. Incompetência total!
  • Paulo
    5 dias atrás 5 Curtiram
    Antes estavam respeitando o combinado, corte de água às 23h. No último sábado cortaram a água às 21:30. Bairros com dois dias seguidos sem abastecimento. Já virou palhaçada.
    • .
      5 dias atrás
      Palhaçada é o povo desperdiçando água.
  • Mateus
    5 dias atrás 1 Curtiu
    Como diria meu professor, \"medidas governamentais que dependem de adultos para serem executadas só funcionam quando colocam a mão no bolso deles\". O problema é que a água aqui é barata demais.
  • Lee Santana
    5 dias atrás 2 Curtiram
    SE NÃO PRESERVAMOS AS NASCENTES, ACABARMOS COM AS QUEIMADAS E PRESEVARMOS O MEIO AMBIENTE NÃO TEREMOS ÁGUA E MUITO MENOS O QUE COMER EM POUQUISSIMO TEMPO !!!
  • Adilson
    5 dias atrás 3 Curtiram
    Quantos anos essa conversinha, agora de novo, aos amantes das privatizacoes, isso que dá, os donos so querem lucros e nunca investimentos.isso é so uma amostra , lois sabesp por si so gera a incompetencia dos gerenciadores, vem a publico e fala a real para o povo... uma manifestacao em frente a sabesp com imprensa resolveria facil essa situacao.. lovo ter que acordar e lutar contra esses tiranos
  • Luis
    5 dias atrás 2 Curtiram
    Cadê o Ministério Público para investigar o porquê até hoje a Sabesp não concluiu as obras de captação de água do Rio Sapucaí? Cadê os nobres vereadores que não acionam e não cobram nenhum órgão do governo estadual sobre esse assunto? Já deu!! Franca tem que ter essa obra acabada, funcionando e distribuindo água para a cidade, como disseram acima, o Rio Canoas está saturado, não aguenta mais! Não temos nenhum vereador que corre junto com a população, ACORDEM!!!!!
  • HELCIO Tristao
    5 dias atrás 3 Curtiram
    Cadê o MP p verificar e chamar a responsabilidade do exercício da gestão pública o investimento não concluído da captação sapucaizinho? Esse posicionamento do gestor da Sabesp já era conhecido a 20 anos, e o que efetivamente fizeram? Com a palavra o ministério público!
  • S. Souza
    5 dias atrás 3 Curtiram
    Água é um assunto que haveria de preceder a todos. Porém, nas eleições municipais não se toca neste assunto. O vereador mais votado em Franca é uma defensora de animais. Portanto, para o eleitor francano, o tema mais importante é cuidados para com animais abandonados e maltratados.
  • Anônimo
    5 dias atrás 2 Curtiram
    Hoje, 14/09/2021, passei pela rua Campos Sales no Centro e a pessoa estava em frente a uma loja de roupas infantis com uma mangueira jogando água na calçãda na maior tranquilidade, como se não estivéssemos em período de racionamento. Podia multar quem fica desperdiçando água nessa época, é uma falta de respeito tremenda.
    • Chiarello Netto
      5 dias atrás 1 Curtiu
      É claro não se pode desperdiçar água, mas, a culpa é da Sabesp que há 44 anos em Franca não cuidou de realizar novas captações, ficando com as mesmas que existiam na época, e pedindo para os funcionários rezarem para São Pedro mandar chuva. Essa água do Sapucaí vai ser uma piada, o rio tem uma água barrenta, totalmente suja, o que tornará a conta mais onerosa, dado o custo para seu tratament.
  • JEFFERSON MARTINS
    5 dias atrás 1 Curtiu
    MUITA GENTE IRRESPONSAVEL
  • Jose Tadeu de Carvalhi
    5 dias atrás 1 Curtiu
    A Sabesp esta construindo um sistema de captação de água do Sapucaí há décadas, nunca conclui, na época do edital , se não me engano, o projeto custaria 120 milhões. Contrataram uma empresa de pequeno porte para executar uma obra dessa magnitude, deu no que deu. Existe um projeto antigo de construção de uma represa no canoas, engavetado, talvez por falta de licença ambiental. Pergunto, e se levantar a crista da pequena barragem existente elevando sua cota em poucos metros, aumentaria o lago e teríamos uma expressiva reserva.
    • José
      5 dias atrás 2 Curtiram
      José se a Sabesp se preocupasse com a população já teria feito uma captação do rio grande mais eles só preocupa com as contas infelizmente
  • Alexandre
    5 dias atrás 1 Curtiu
    Diferença entre gestor público e políticos.Problemas assim são antecipados e não postergados.Péssima administração.
  • NÃO TEMOS MAIS CHUVAS PARA VENDER, VAMOS TER QUE FECHAR
    5 dias atrás 2 Curtiram
    Nossos erros e nenhum político competente para impedir : 1-Abandonar a Bacia do Rio Canoas, quando devíamos evitar sua erosão, plantar em suas margens, proteger de gambiarras, invasores, etc. 2-Não canalizam nada, nem criam reservatórios, bem lagoas de contenção, açudes, reservatórios, represas, nem um espelhos dágua criamos para criar a evapo transpiração que fura as massas de ar quente que permite as frentes frias de chegarem; quando a dona de casa molha calçada e rua, ela está criando a evapo transpiração que fura as massas de calor que desviam as chuvas. Precisamos espelhos dágua na trilha das frentes frias. 3- Chuvas são previsíveis e controláveis, mas os mercenários não investem. No Brasil todo, A falta de água é um erro de todos os omissos e incompetentes mercenários vendedores de chuva e de políticos que entram de mansinho e saem de mansão, logo não podem exigir nada, nem fiscalizar nem multar.
  • Alessandra
    5 dias atrás 2 Curtiram
    Esse tempo todo sem água não dá, tem que voltar pelo menos à noite para abastecimento das caixas de água. Tem higiene pessoal, escolas. Outra detalhe além do descumprimento do dia e hora agendados do rodízio, se é sabido que alguns bairros não tiveram seu abastecimento interrompido. Cadê a organização?
  • Rubens ferreira
    5 dias atrás
    Na verdade tudo só visa lucro,se não pagar agua ai vem e cortam,mas para investir ficam enrrolando,pois como diz um comentário acima já faz mais de 5 anos que fazem essa obra da segunda captação do sapucai,só visam lucroooo.
  • NENHUMA GOTA DÁGUA ESCAPA DA ÓRBITA DA TERRA,
    5 dias atrás
    Logo, nossa água é de reuso, sucateada. digo, reciclada. Então madame, o copo de água que estás bebendo, não se engasgue, mas este líquido ai já foi urina do Faraó. kkkk Se estivesse escapando de órbita poderíamos dizer que vai faltar água, que há desperdício, etc. Eclesiastes 1:6,7 O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta fazendo os seus circuitos e trazendo consigo as chuvas. Todos os rios vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr. A meteorolofia informa: Uma frente fria está vindo da Amazonia para o sudeste.... espere... acaba de bater na barreira de calor e se desviar para as cordilheoras ....Por isso que nesta trilha teria que ter espelhos dágua para evaporar e furar esta barreira.
  • Renata
    5 dias atrás 2 Curtiram
    Não concordo com quem diz que a população é culpada. Todo mundo aqui bebê água, da descarga, lava louça, toma banho… acontece que todo ano tem o período de seca e isso não é surpresa pra ninguém. A surpresa é o não investimento em captação da água no período de chuvas (que cai água pra uma década, diga-se de passagem). Califórnia é um exemplo disso, com clima quase desértico tem abastecimento mantido pois tem uma capitação adequada.
    • Anonimus
      5 dias atrás 1 Curtiu
      Então né Renata franca cresceu de uma forma muito rápida e a Sabesp não acompanhou esse crescimento o planejamento da Sabesp não consegue acompanhar o crescimento de franca a Sabesp não consegue se planejar
  • tacoteco
    5 dias atrás
    ta na hora de pagar pros ruricolas abastecerem o lençol ffreatico ---- com seca a longo prazo se convive bem com ela com captação de chuvas plantar arvores educar o povo
  • Pedro De Maracu
    5 dias atrás
    FIQUE EM CASA!!!
  • Chiarello Netto
    5 dias atrás
    Há 44 anos (1º/3/1977) a Sabesp chegou à Franca para solucionar o problema com a falta d\'água na cidade, entretanto, passaram-se os anos e as captações ainda são as mesmas, e se não bastasse o crescimento constante de nossa cidade, a Sabesp optou por levar a água aqui tratada para abastecer a cidade de Restinga. Não consta que Restinga pelo menos esteja incluída no rodizio. Por quê?
Veja mais Local

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001