22 de outubro de 2021

Gazetilha

GAZETILHA

A poeira, o periquito e o padre

Não são poucos os fatos que, acontecidos ou vinculados a Franca, ganham projeção nacional – ou global. Alguns, como a escolha da empresária Luiza Helena Trajano como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, nos enchem de orgulho. Outros, nem tanto. A semana foi pródiga em eventos pouco edificantes.

Gazetilha 03/10/2021
Corrêa Neves Jr.
Editor do GCN

“Tudo, aliás, é a ponta de um mistério, inclusive
os 
fatos.Ou a ausência deles.
Duvida?
Quando nada acontece há
um milagre que não estamos vendo”
Guimarães Rosa, escritor brasileiro

Quem é nascido em Franca, ou por aqui vive há pelo menos um ano, certamente sabe que algumas coisas muito singulares atingem nossa comunidade com uma frequência incomum. Não são poucos os fatos que, acontecidos ou vinculados à gente daqui, ganham projeção nacional – ou mundial. Alguns, como a escolha da empresária Luiza Helena Trajano como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time, nos enchem de orgulho. Outros, nem tanto.

A semana passada foi pródiga em notícias envolvendo Franca e que acabaram intensamente comentadas em todo o país.

Tudo começou no final da tarde de domingo passado, 26 de setembro, quando a chuva prevista pela meteorologia para refrescar a cidade deu lugar a um tsunami de terra que engoliu Franca. O fenômeno raro, conhecido como haboob, foi registrado também em Ribeirão Preto e outros tantos municípios da região e do triângulo mineiro, mas em nenhum outro lugar houve imagens tão impressionantes como aquelas que foram captadas na terra das Três Colinas.

Deu medo. Diante de vídeos e fotos que registraram o monstrengo de terra invadindo Franca, não foram poucos os que chegaram a pensar ter ouvido as trombetas do apocalipse. Parentes de conhecidos ligaram desesperados dizendo ter certeza de que era o fim dos tempos, a hora em que os virtuosos e os ímpios seriam confrontados no julgamento final.

Apesar do compreensível desespero - até porque os humanos, tão falíveis, certamente têm mais contas a ajustar do que gostariam – tudo indica que o arcanjo Gabriel ainda não deu o ar de sua graça. O fenômeno parece ter explicações científicas, mesmo. Tudo “culpa” das massas de ar frio que se chocam com massas de ar quente a grande altitude e empurram o ar violentamente para baixo. Ali, encontram o solo - castigado pela longa estiagem e empobrecido pela baixa cobertura vegetal - transformado numa espécie de farelo de terra e a ventania se encarregava de produzir o tsunami de pó.

O resultado disso foi o que se viu. Durante dias, falou-se no Brasil inteiro e algumas partes do mundo sobre o fenômeno. Apesar do susto, foi importante para mostrar que alguns efeitos da profunda degradação do meio ambiente perpetrada pelo ser humano nas últimas décadas já se fez sentir não apenas nas calotas polares, na camada de ozônio ou nas ilhas que afundam nos oceanos.

Um dado, extraído pela BBC Brasil a partir de análise de imagens de satélite na tentativa de explicar o haboob no interior paulista, passou despercebido, mas precisa ser reforçado. Franca mantém apenas 10,83% da cobertura vegetal nativa. Destruímos já 90% do que a natureza nos deu. É o segundo pior índice do Estado. Conseguimos a proeza, da qual devemos nos envergonhar, de ter maculado mais a nossa vegetação do que Ribeirão Preto e seus mares de cana e soja. Por lá, eles ainda têm 13,29% de vegetação nativa. É pouco, mas é 23% maior do que a nossa.

Três dias depois do haboob, na quarta-feira, 29, foi a vez da cidade surgir na CPI da Covid, onde o parvo-periquito Luciano “Véio da Havan” Hang protagonizou seu show de mentiras, dissimulações e horrores. Seu depoimento ainda estava no começo quando, ao responder a um questionamento de um senador sobre empréstimos contraídos por sua empresa junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social), Hang disse que havia recorrido à ajuda uma única vez – exatamente, para comprar o terreno onde construiu sua loja na cidade.

“Passei em Franca, gostei do terreno e comprei por R$ 16 milhões. Terreno pertencia a empresa que quebrou e eu comprei o terreno e paguei ao BNDES. O que eu fiz foi livrar o BNDES do abacaxi”, afirmou. Pode ser verdade que o negócio tenha sido bom para o banco, mas foi ainda melhor para Hang. Pelo que se depreende de sua afirmação, o que ele fez foi assumir a dívida – e pagá-la. Se assim o fez, como tudo indica a partir de suas próprias declarações, ele teve prazos, juros e condições que são negados a 99% dos empresários brasileiros. Dinheiro a juro subsidiado e com longuíssimos anos para pagar.

Obviamente, a extrema-direita de Franca passou a defendê-lo, com argumentos que vão do inocente (“o banco tá aí para conceder empréstimo, pega quem quiser”) aos falaciosos (“ele não pegou empréstimo, ele comprou o terreno do BNDES”). É importante lembrar aos exaltados “patriotas” que quem trouxe a questão do terreno de Franca foi o próprio Hang quando respondia à pergunta de um senador sobre empréstimos do BNDES. Se ele não tivesse usado o empréstimo, não teria respondido o que respondeu. Diria apenas que jamais pegou qualquer dinheiro do banco. No caso de Franca, ele assumiu a dívida – e pagou. Mas com enorme vantagem,

Registre-se ainda que, diferente do que diz o peculiar empresário, a compra do terreno em Franca não foi a única vez em que ele usou recursos do BNDES para alavancar seus negócios. No próprio banco, há registros de 56 outras operações, que totalizaram R$ 27 milhões em dinheiro subsidiado para ajudar sua empresa a crescer. Não é ilegal e faz parte do jogo. O problema é que ele acusou muito gente de fazer aquilo que ele disse que não fez - mas fez. E, pior, quando confrontado com o fato, tentou enganar o público argumentando que usou linhas de crédito oferecidas por bancos privados e não do BNDES. É uma falácia. O BNDES não tem agências, não oferece aplicações nem fornece talão de cheques. Todas as suas operações são estruturadas, na ponta final, por um banco. Foi isso que ele fez. Pegou, sim, dinheiro do BNDES, além de linhas de financiamento do Finame (também oferecidas pelo banco) para comprar máquinas e equipamentos.

Mas o que chamou atenção e, mais uma vez, nos projetou no cenário nacional, foi sua menção direta à cidade. Hang tem quase 200 unidades de sua Havan espalhadas pelo Brasil, em múltiplos estados. Fez, como se sabe, dezenas de operações no BNDES. Mas na hora de mencionar uma loja, uma operação, o que sai da boca do periquito é justamente o terreno de Franca onde ergueria sua loja.

Superado Hang, nem deu tempo do país sentir saudades da gente. Menos de 24 horas depois, na quinta-feira, 30, foi a vez da cidade ganhar notoriedade em razão de uma terrível história desvendada pelo UOL, que depois de um ano de profunda investigação jornalística, apontou um esquema de assédio e abuso sexual cometido pelo padre Ernani Maia Reis contra monges e monjas do monastério que liderava em Monte Sião (MG).

A história é sórdida. O padre-pop-star-metido-a-guru liderava um movimento que tinha como alicerce um tal de “Caminho de Emaús”, uma espécie de rito de elevação e purificação espiritual que se estendia por nove meses. Convenceu muita gente a trilhar o tal caminho. O mosteiro chegou a reunir 52 religiosos e religiosas sob sua liderança. Ali, multiplicava-se o número de frequentadores na mesma medida em que o padre percorria cidades levando seus “ensinamentos”.

O que se descobriu a partir das denúncias do UOL é que, fechadas as portas do mosteiro, sucediam-se ali dentro, ou durante viagens que o padre fazia na companhia de religiosos, aquele tipo de prática que fez a fama das míticas Sodoma e Gomorra. Os depoimentos das vítimas são estarrecedores. Muitas abandonaram a vida religiosa e sofrem sequelas psicológicas severas. Mulheres eram maltratadas e pelo menos uma delas aponta ter sofrido agressão física.

A Igreja Católica sabia, tomou algumas providências internas, insuficientes, é óbvio, mas jamais informou às autoridades de polícia sobre o que acontecia dentro dos muros do monastério Santíssima Trindade em Monte Sião. Foi apenas na última sexta-feira, 1, um dia depois da denúncia do UOL e quase três anos após o padre Ernani dos Reis ter se afastado do mosteiro, que enfim a Igreja Católica o dispensou de suas funções clericais.

“O Papa Francisco expressamente dispensou do celibato e de todas as demais obrigações inerentes ao estado clerical e decorrentes das Sagradas Ordens o Sr. Ernani Maia dos Reis, que, há anos, integrava uma entidade em Monte Sião (MG)”, disse, em comunicado, o arcebispo de Pouso Alegre (MG), dom José Luiz Majella Delgado. Para as vítimas, estimadas em oito abusadas sexualmente e outras 11 assediadas moralmente, não houve palavras reservadas na nota.

Mas, afinal de contas, o que Franca tem mesmo a ver com o padre além do fato de centenas de católicos da cidade terem sido seduzidos por suas palavras?

É incrível, mas entre 5.568 municípios que compõem o Brasil, foi exatamente em Franca que Ernani Maia Reis resolveu fixar residência há dois anos. É aqui que ele montou, pasmem, um consultório onde atende como psicanalista. Aconselha as pessoas dentro de quatro paredes, gente que com ele divide angústias e sofrimentos e que, até a última semana, não tinham a menor noção de que seu terapeuta é acusado de abuso sexual e assédio moral.

Para piorar, sobram dúvidas sobre as credenciais de Ernani Reis que possam habilitá-lo ao ofício que exerce. Psicólogo ele não é. Psicanalista, os profissionais sérios que atendem em Franca duvidam. Seu nome não consta como filiado a nenhuma das sociedades de psicanalistas reconhecidas como sérias em Minas Gerais e São Paulo. “Para ser de fato psicanalista, a pessoa tem que passar por um processo de entrevistas, apresentar uma autobiografia, e será feita uma avaliação criteriosa para ver se tem ou não condições de cursar a Sociedade (de Psicanálise) e seus cursos. São quatro anos de cursos didáticos, com seminários teóricos e clínicos, e supervisões semanais durante dois anos, com três analistas didatas (o mais alto título dentro da sociedade de psicanalista). Além, é claro, de análises didáticas por cinco anos com quatro sessões semanais”, explica uma conceituada psicanalista que atende em Franca. Pelos prazos, é pouco provável que Ernani tenha concluído estes passos, até porque não se admite a mistura de psicanálise com religião para se fazer clínica e, até três anos atrás, ela exercia funções clericais. São universos distintos.

Ernani Maia dos Reis segue atendendo em Franca, num consultório perto da Delegacia da Mulher, avesso a explicações. Entrevistas, se recusa a conceder. Conosco, apesar de inúmeras tentativas, não falou nada além de dizer que “não falaria” sobre o caso. Tudo que se sabe é que ele nega ter cometido crimes e que, pelo menos na sua opinião, seus atos só podem ser questionados do ponto de vista moral.

Agora, é esperar para ver a que conclusão chega a Polícia Civil de Minas Gerais, que enfim abriu inquérito para apurar o caso. Seria prudente que a polícia de Franca fizesse o mesmo, sob o risco de descobrirmos num futuro quaisquer relatos de abusos feitos por pacientes. Seria importante, como primeiro passo, que as autoridades competentes dissessem claramente se ele pode, ou não, atender como psicanalista. É o mínimo que se espera.

Costumo brincar nas Lives do GCN, que faço diariamente, e no programa A Hora é Essa, que apresento todas as manhãs na Difusora AM, dizendo que qualquer hora dessas vou escrever um livro sobre os casos absurdos que testemunhei ao longo de mais de 20 anos de atividade jornalística. Tinha imaginado que um título apropriado seria 100 histórias absurdas. Mas, depois de relembrar mentalmente muitos outros, e agregar a eles os eventos da última semana, acho melhor ampliar o leque, dividir em volumes e reunir numa obra 1000 histórias absurdas. Porque algumas coisas, meus queridos leitores, só acontecem em Franca.  

Corrêa Neves Jr é jornalista e editor do portal GCN.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Renato
    03/10/2021 11 Curtiram
    Com relação a essa CPI... foi muito legal, D+ ....O desespero da esquerda de tentar incriminar o Luciano Hang no grito, sem diálogo, sem argumentos. Como se estivesse usando aquele espaço como palanque político.
    • Antônio da Bicicletinha
      04/10/2021 1 Curtiu
      Querido, você assistiu ao mesmo depoimento que todo mundo? Pois, o depoimento real foi um show de pataquadas do palhaço oficial do empresariado brasileiro! A firmeza dos membros da CPI foi para demonstrar ao véio sem noção que aquilo ali não era o ambiente da loja de quinquilharias onde ele manda e desmanda...Em lugares assim, o véio patético, com roupa de palhaço, nem sabia como se comportar. Foi um vexame!! Uma curiosidade: vocês, minions, não enxergam o óbvio em outras coisas da vida cotidiana também? Xiiiiiiiiiiiiiiiiii....
    • Darsio
      04/10/2021
      Vocês bolsominios realmente são uns ignorantes. Meu caro, não se desvie do foco da CPI. Está mais do que provado que o Zé Carioca está entre aqueles que financiou fake news para que ignorantes como você acreditassem no tal kit-covid. Ele e todos aqueles que induziram as pessoas a tomar esses medicamentos COMPROVADOS que são CIENTIFICAMENTE INEFICAZES, deveriaM ser presos . Isso mesmo! Cadeia para esses ASSSASSINOS!
    • Dirceu
      04/10/2021 6 Curtiram
      Os Petistas passaram foi vergonha... kkkkkkkkkk Piada nacional
    • Adriano
      04/10/2021
      Como já era esperado, mais um bolsominion acéfalo aplaudindo um cidadão que fez de uma investigação um circo para se autopromover e promover sua empresa. É por isso que continuamos ladeira abaixo, rumo ao fundo do poço. A propósito sr. Renato ou seja lá qual for seu nome real, não é desespero para incriminar alguém no grito que a CPI fez, eles convocaram uma pessoa que tem indícios de estar ligado a um escândalo que tirou a vida de muitas pessoa, o da Prevent Senior, além de ter alterado um documento oficial, no caso, de forma consciente, que foi a certidão de óbito da mãe, para promover notícias falsas e que põem em risco a vida das pessoas
  • Sueli Aparecida de Souza
    04/10/2021
    Amei o texto Correia Neves Junior e acho que seria um sucesso este livro de 1000 contos... Só acontece em Franca SP. Realmente só nos palcos da nossa cidade que acontece coisas tão bizarras que vão deixando marcas em nossa história. AMO FRANCA
  • CLÁUDIO
    04/10/2021 1 Curtiu
    ESSE TAL DE HABOOB JÁ DEU O QUE FALAR E O QUE NÃO DEVERIA TER FALADO. A REDE GLOBO EM SUA REPORTAGEM HOJE, DISSE QUE TAL FENÔMENO SÓ ACONTECE EM ÁREAS DE DESERTO, ENTÃO COMO ACONTECEU AQUI NA REGIÃO DE FRANCA? PELO O QUE SEI AQUI NÃO É DESERTO. OUTRA COISA FOI O MAPA GEOGRÁFICO APRESENTADO DA REGIÃO ONDE CONTINHA AS CIDADES DE RIBEIRÃO PRETO, FRANCA E ENTRE OUTRAS A CIDADE DE \'\'BATATAES\'\'. ESTA ÚLTIMA EU NÃO CONHEÇO, NUNCA OUVI E NEM TINHA LIDO EM NENHUM MAPA. AGORA LENDO O ESTE TEXTO, EU ENCONTREI A PALAVRA PÚBICO, QUE NÃO TEM NADA HAVER COM O TEXTO. E A PALAVRA MÍTICAS, QUE É ALGO DE RELACIONAMENTO PRÓPRIO E PARTICULAR DO MITO. E POR FALAR NISSO, OLHA A PROPAGANDA GRATUITA AÍ...M I T O, M I T O, M I T O...
    • Gabiroba
      04/10/2021
      Talvez você não tenha entendido porque não lhe convém entender ou ninguém te mandou a explicação da reportagem em seu whatsapp. Quando a reportagem do Fantástico informou que fenômenos como aqueles costumam ocorrer em desertos, ela quis mostrar o tamanho do absurdo que estão fazendo com o meio ambiente da região, onde antes haviam plantações, hoje só tem terra vermelha descoberta de palhas e isso ocasionou a tal tempestade de areia. Quanto aos erros de português professor Pasquale, acho que deu para compreender bem a mensagem independente de qualquer coisa né?
  • Darsio
    04/10/2021
    Sobre o evento meteorológico, entendo que se faz urgente que as pessoas conheçam melhor o que os cientistas climatologistas definem como Rios Voadores. Em que pese a urgente necessidade de recuperarmos parte da nossa cobertura vegetal na região, sobretudo de matas ciliares de rios e nascentes, não se pode mais ignorar o importante papel da Amazônia no clima brasileiro. A conservação da floresta possibilita intensa evapotranspiração que, por sua vez resulta em uma atmosfera repleta de umidade. É justamente por meio dos corredores de umidade, desviados ao centro-sul pelas elevadas altitudes dos Andes, que grande parte desse vapor d’água chega a região e nos privilegia com abundantes chuvas. Mas, algo está errado e, já há estudos que apontam para o desmatamento como sendo uma das causas da redução das chuvas nesses últimos anos. Digo tudo isso, porque a sociedade precisa se mobilizar e exigir desse PSICOPATA que nos desgoverna, uma política clara, eficiente e transparente sobre o uso da Amazônia, pois somente em seu governo a devastação cresceu 73%. E, não foram os comunistas que apresentaram esses dados, mas imagens de satélites, produzidas a partir da energia solar refletida pela superfície. Oras! Só faltam dizer que o sol também é comunista e, pensando na carência de neurônios dos bolsominions, não é nada difícil que cheguem a essa conclusão.
  • Darsio
    04/10/2021
    Quanto a fala dirigida ao véio da Havan, que eu particularmente o chamo de Zé Carioca pela grande semelhança com o personagem dos desenhos Disney, vejo que ele foi muito cirúrgico. O artigo não o condena por fazer uso do BNDES, mas sim o seu covarde e repetitivo discurso em atacar outros empresários que fizeram uso da instituição. Desde que contribuam para o desenvolvimento do país e honrem com os pagamentos das dívidas, não há o menor problema. Aliás, é preciso entender que, um dos primeiros atos do PSCOPATA GENOCIDA no governo foi pagar uma auditoria milionária no BNDES para investigar as gestões passadas e, após a conclusão, o presidente da instituição, indicado e de confiança do PSICOPATA GENOCIDA, veio a público e junto a imprensa disse não ter encontrado as tais irregularidades, apenas algumas imoralidades que, não soube detalhá-las, mas que certamente devem ser de natureza ideológica. Aliás, outros tantos que criticaram as gestões passadas, também recorreram a instituição, como foram os casos do Dória e do apresentador Luciano Huck. Mas, fica uma pergunta: teria o véio da Havam usado parte do dinheiro para financiar a indústria das fake News que, numa analogia com o nazismo, induziu as pessoas a se exporem ao coronavírus, de modo a eliminar idosos e doentes mórbidos?
    • Gabiroba
      04/10/2021 1 Curtiu
      Chamar o Sr. Luciano Hang de Zé Carioca é um baita desrespeito!!! Com o Zé Carioca!
  • Darsio
    04/10/2021
    No que tange ao que acontece nas igrejas, tenho a consciência de que a verdadeira fé e religiosidade se constrói nas ações cotidianas e, não puramente no que sai de nossas bocas. Falar é muito fácil, mas fazer das palavras o espelho das ações é um verdadeiro desafio para muitos que se julgam religiosos fervorosos. Se a obra e a vida de Cristo fossem realmente seguidas, a religião não seria usada para alimentar ódios e intolerâncias, e muito menos luxo e enriquecimento para muitos dos tais líderes religiosos que, bem sabemos advém da exploração dos fiéis, da sonegação e lavagem de dinheiro. Admiro o Papa Francisco, mas não podemos negar que a Igreja Católica tem em seu passado, grandes nebulosidades, as quais ainda parecem não ter sido totalmente eliminadas.
  • Alex
    04/10/2021 6 Curtiram
    Se mentiu e dissimulou então por que não saiu de lá preso? Faltou culhões para os senadores? Ou será verdade o que Hang disse: \"Não possuem provas de nada, são só narrativas\"?
    • Adriano
      04/10/2021
      Amigo, seu comentário pode ser respondido de forma simples, sem necessidade de muito esforço: Ele não saiu de lá preso porque ainda não foram investigadas todas as provas contra ele apontadas, e por conta disso, no máximo, poderia ser pedido uma prisão preventiva, o que ao meu ver, não faria sentido algum. Depois que foram concluídas as investigações, e eu tenho muita esperança que seja feita de maneira completamente imparcial, e que se prove que ele cometeu sim os crimes pelo qual foi chamado a depor, então que seja aplicada a devida punição por esses crimes. Como eu disse antes, a lei deve ser igual para todos, seja quem for. Se você tiver um pouquinho de conhecimento, falsificar um documento é crime no nosso país, o que chamamos comumente de falsidade ideológica, e ele tentou de todas as formas \"encenar e fingir\" que não sabia que a certidão de óbito de sua mãe estava incorreta, e usou como forma de jogar as pessoas fanáticas contra os senadores, dizendo que não aceitaria que usassem a morte de sua mãe \"por meios políticos\", o que ele mesmo o fez, tentando defender o tratamento precoce e o kit covid, o que cientificamente já foi comprovado, pode levar pessoas que não estão doentes, ou pelo menos, que não estão com covid, a morte. E eu tenho muita esperança que todos esses negacionistas genocidas, que usaram da capacidade de influenciar outras pessoas com a sua imagem, que todos eles paguem pelos crimes que cometeram!!!
    • Alex
      04/10/2021 2 Curtiram
      Continuo achando que o Circo instalado no senado não tem prova nenhuma contra ninguém, pois se assim não fosse este triste espetáculo (gastando dinheiro de nossos impostos) já teria acabado , o relatório (que já está pronto) já teria sido apresentado e já estariam votando o impedimento do presidente. O periquito foi de peito aberto (sem a proteção de HC ou outros penduricalhos jurídicos) enfrentar os abutres do senado e o que se viu foi o periquito esfregando verdades na cara dos palhaços do circo. Assim como o tal inquérito do fim do mundo que corre no STF, até hoje não achou nada que comprovasse a existência do tal gabinete do ódio ou qualquer outra coisa que o valha.
    • Adriano
      04/10/2021
      Se é nisso que você acredita meu caro, então nada mais tenho a dizer, afinal, argumentar com quem quer ver só aquilo que lhe convém é pura perda de tempo. Só não se decepcione muito quando o excesso de podridão que vai ser exposto, porque tem muita sujeira que estava escondida debaixo do tapete para ser revelada... Não só desse sr Hang, como também do Bozo e sua família, como de tantos outros, independente de partido político!!! A diferença é que nos governos anteriores, em todos eles, a PF e outras autoridades tinham condições de atuar e investigar sem sofrer tanta intervenção interna, se é que se pode dizer assim né....
  • Gilmar
    04/10/2021 4 Curtiram
    É normal que qualquer empresário utilize os recursos do BNDS para comprar imóveis e investir no crescimento da sua empresa e gerar empregos. Assim como o grupo Luiza fez por vários anos e com certeza com os juros baixos e os prazos longos, assim também como a JBS. O que não é normal é o dinheiro do BNDS ser usado para beneficiar países comunistas e o pior com o governo Brasileiro sendo avalista e ainda pior o povo trabalhador e pagador de impostos ter que pagar a divida como esta ocorrendo.
    • Darsio
      04/10/2021 1 Curtiu
      Deixa de ser ignorante rapaz e, consulte o site do BNDES para não ficar dizendo asneiras. Em nenhum momento doi dado dinheiro a outros países, pois o que aconteceu foram empréstimos para favorecer a expansão de empresas brasileiras no exterior. Tudo isso está na auditoria milionária contratada pelo seu domestuicador de gado, o GENOCIDA e ASSASSINO. Aliás, o seu sobrenome seria Josè Osmar?
  • José osmar
    04/10/2021 2 Curtiram
    Eu gostaria de dar uma sugestão para o sr.Correia :\" Vivendo no país de Alice ,com Lula e seus mais de 40 Ladrões\" .
    • Osmar Motta
      06/10/2021
      Eu desconfio que o José Osmar é o Carluxo Bolsonaro...O estilo é o mesmo: ambos escrevem de maneira enigmática, praticamente indecifrável. Carluxo, o que fazes aqui por essas bandas da Franca do Imperador? Seu primo Léo Índio veio contigo? Aproveitem essa paragens para namorar tranquilos cá na soleira das alterosas! Boa estadia!!
    • Darsio
      06/10/2021
      Seu português continua sofrível, pois nem o nome do colunista você sabe escrever corretamente. Mas, onde mesmo estão os seus argumentos, sujeito? Por várias vezes Corrêa Neves Jr disse não ter votado no Lula e no PT e, que se faz defensor do liberalismo. No entanto, o colunista sabe dialogar e, sempre buscar ouvir todos os lados. Recentemente, entrevistou o Boulos e o Haddad, como certamente abrirá espaço para todos os candidatos ao governo paulista. Isso se chama democracia, algo que vocês bolsominions não sabem o que significa, mas que pela profunda demência a odeiam.
    • Darsio
      07/10/2021
      Não é que o Osmar Motta tem razão. O José Osmar deve se o Carluxo. Estaria o carluxão promovendo rachadinhas em Franca? Aliás, o José Osmar esteve sumido. Estaria ele brigado com o namorado, o Ditão Pé de Mesa?
  • Fechado com o Mito
    04/10/2021 1 Curtiu
    Vocês não estão entendendo nada! A poeira levantada no domingo retrasado ocorreu devido às naves espaciais da Federação Comunista Intergaláctica que estavam decolando com a água que negociaram com o PT, Lula e Dória, deixando os francanos à mercê desse racionamento desnecessário. Essas naves tem o mesmo motor 4 cilindros do Lada soviético. Não foi por acaso que o honorável empresário Sr. Luciano Hang comprou o terreno em Franca: ele sabia dessa maracutaia do comunismo interplanetário e instalou a sua loja aqui para tentar evitar que essa tramóia ignóbil acontecesse. Quem passa pelos lados do Parque Progresso à noite já viu um estranho movimento de pessoas carregando baldes de água na madrugada: são os funcionários da Havan buscando de volta parte da água estocada pelos alienígenas comunistas!! O Sr. Hang é extraterrestre, mas é conservador e está do nosso lado! É um herói nacional e também da Franca !! Nossa água jamais será vermelha !!!!
  • Dirceu
    04/10/2021
    \"Franca mantém apenas 10,83% da cobertura vegetal nativa. Destruímos já 90% do que a natureza nos deu.\" Infelizmente o que interessa pra cidade e seus governantes é o lucro$$$$ da Cana.... não demora muitos anos e realmente Franca se tornará um deserto propriamente dito.
  • Darsio
    04/10/2021
    Quem mesmo foi divulgado com empresas offshore? Ah! Foi o Véio da Havan que, se diz patriota, mas que infesta suas lojas com produtos da China, as enfeita com a réplica da estatua da Liberdade e, agora, para não pagar impostos ou até mesmo lavar dinheiro, aplica seu capital em paraísos fiscais. E, grande parte do gado que, se quer tem pastagem para matar a fome, ainda vai a um estado de pura felicidade. E, não vamos esperar a queda do dólar, pois o Guedes não se contenta apenas em duplicar a sua fortuna depositada em paraíso fiscal, pois ele pretende é quadruplicá-la. Aliás, onde está a reserva de mais de 200 bilhões de dólares deixadas pelo governo petista? Será que virou rachadinhas, mansões, chques?
  • Darsio
    05/10/2021
    PESQUISE AS PROPOSTAS DO GUEDES SOBRE A REFORMA TRIBUTÁRIA. ELE TUDO FEZ PARA SE EXCLUIR TAXAÇÃO DE APLICAÇÕES EM PARAÍSOS FISCAIS, ASSIM COMO SOBRE OS LUCROS DO MERCADO FINANCEIRO E DOS INVESTIDORES DOS FUNDOS IMOBILIÁRIOS. ENQUANTO ISSO, TEMOS BOA PARTE DOS SALÁRIOS CONFISCADOS PELOS IMPOSTOS. EMPREGADA DOMÉSTICA NÃO PODE IR A dISNEY, FILHO DE PORTEIRO NÃO PODE FAZER FACULDADE, MAS O GUEDES PODE QUADRUPLICAR A SUA FORTUNA EVADIDA PARA PARAÍSO FISCAL E QUE SÓ AUMENTA COM A ATUAL COTAÇÃO DO DÓLAR. E O GADO... BOM! O GADO ESTÁ MUITO FELIZ EM COMER CAPIM.
  • Darsio
    05/10/2021
    DE NOVO: empregada doméstica não pode ir a Disney, pobre não pode frequentar aeroportos e filho de porteiro não pode fazer faculdade. MAS, O GUEDÃO PODE COMBINAR UMA REFORMA TRIBUTÁRIA PARA PROTEGER SUA FORTUNA EM PARAÍSO FISCAL, MANTENDO-SE ISENTO DE TRIBUTO, E FATURANDO MILHÕES COM A ALTA DO DÓLAR, AO PASO QUE O TRBALHADOR ESTÁ PENANDO COM OS ABSURDOS AUMENTOS NOS PREÇOS DOS ALIMENTOS E DOS COMBUSTÍVEIS.
    • Adriano
      05/10/2021
      Tem que ir tudo preso! Não só o Guedes, mas todos esses pilantras. O tal do Eike Batista, por exemplo, deve uma fortuna em impostos, e tem uma outra muito maior nesses paraísos fiscais e se nega a pagar o que deve aqui no Brasil. E o tal do véio da Havan, que tem dinheiro em paraíso fiscal há mais de 20 anos e só declarou que tinha esse dinheiro em 2016? Mesmo sabendo que isso era sonegação, não pensou duas vezes em fazer! Aí quando alguém fala que esse povo tem tudo que ir em cana, vem uns cabeça-de-bagre defender gente como essa! Além de irem presos, teriam que pagar todo o imposto que sonegaram, dinheiro que desviaram dos cofres públicos (políticos principalmente). O coitado do trabalhador pobre, que acorda as 4 da madrugada e só volta tarde da noite, hoje não tem nem mais condição de comprar carne pra por na mesa pra sua família, enquanto esses vagabundos nadam de braçadas largas na corrupção e triplicam suas fortunas de maneiras ilícitas!
    • Antônio da Bicicletinha
      06/10/2021
      Ué, companheiros, esse Guedes não era o tal do Posto Ipilantra? Tudo nesse governozinho é fake, até o Posto Ipiranga deles é PILANTRAGEM !!! kkkkkk
  • Junior
    05/10/2021 2 Curtiram
    Correia, quem dera se existisse mais empresário como o Luciano, que cobra e vai a luta... Esse país seria outro.
    • Osmar Motta
      06/10/2021
      Esse Luciano do qual você está falando é o da Pastelaria do Lu, né? Com o véio da Havan esse país seria outro mesmo: se cobrisse com uma grande lona viraria um circo kkkkkkkkkk
    • Darsio
      06/10/2021
      É verdade! Devemos valorizar aqueles que sonegam e enviam suas fortunas para paraísos fiscais. Não pagam impostos e ainda usam os recursos do BNDES. Acorda pra vida, meu caro.
    • Adriano
      06/10/2021 1 Curtiu
      Olha com certeza, esse país seria outro. Já estaria completamente falido. Agora que veio a tona o escândalo das tais offshores, só me responde uma coisa Junior, quanto de imposto, que poderia ser convertido em investimento na saúde, educação e outras áreas muito carentes da nossa sociedade, esse \"empresário que vai a luta e cobra\" um país melhor, deixou de pagar? Se ele se preocupa tanto com o nosso país, porque mandou tanto dinheiro para fora daqui? Porque não aplicou esse dinheiro em projetos sociais, em geração de mais empregos e outras coisas que poderiam beneficiar a nossa sociedade, e não o fez? A propósito, ele \"afirmou\" em seu depoimento a CPI, se é que pode-se chamar aquele espetáculo circense que ele promoveu de depoimento, que está tudo declarado a Receita Federal, porém, já foi revelado que ele possui dinheiro nessas offshores há pelo menos 15 anos ou mais, porém, só informou a Receita Federal sobre elas, em 2016, que foi quando criou-se uma lei que obriga a todos que possuem essas offshores a declará-las a Receita Federal, embora nem todos assim o fazem
  • José osmar
    07/10/2021 1 Curtiu
    A Esquerdalha está derretendo.KkkkkkkkkkkO Desespero é grande .Kkkkkkkkkkkkkk.Só Vive de narrativas Falsas.Kkkkkkkkkkkkk Alma mais Honesta do Brasil.Uma verdadeira piada .Kkkkkkkkkkkkkkk.
    • Darsio
      08/10/2021
      Ei, José Osmar! Quando nos apresentará o seu namorado, o Ditão Pé de Mesa? Ele também é inteligente como você?
    • Osmar Motta
      08/10/2021
      Darsio, pode chamar o José Osmar de Carluxo! Está explicada a obsessão do rapazola pelo Mito. É o pai dele, então, é justificado. Peço desculpas se alguma vez ofendi essa relação paternal.
    • Osmar Motta
      08/10/2021
      Zerosmar, será que na Austrália, a essa hora o Guedes já é comunista? kkkkkkkkkk
    • Osmar Motta
      08/10/2021
      Zerosmar, quando o combustível sobe mais de 7%, assim como hoje, você fica eufórico e pede pro Ditão caprichar no pingo de vela e no chicotinho? Agora eu entendo porque tem um pessoal que gosta do governo do Bozo: nunca foi tão prazeroso ser sadomasoquista. Todo dia tem um sofrimento diferente kkkkkkkkkkkkk
    • Adriano
      08/10/2021
      Olha sr José Osmar, talvez seja melhor você fazer um cursinho de leitura e interpretação de textos. Em primeiro lugar, poderia por gentileza me mostrar, no meu comentário, onde cito a esquerda como solução para o problema, ou até, que não existe corrupção em partidos ou políticos de esquerda? Segundo, quem vive de narrativas falsas possivelmente é você que deve acreditar em tudo o que lê no esgotão do zap dos bolsominions, que até defendem que a Terra é plana! Cuidado hein, \"tanta informação útil e verídica\" que você diz estar sendo falsamente criticada ou até plantada para derrubar o \"mito\" pode causar sérios danos ao seu cérebro de gado do bozo!
    • Darsio
      08/10/2021
      E aí, José Osmar! Está feliz com o novo dos novos aumentos nos preços dos combustíveis? Quanto que você acha que o Guedão faturou hoje com o aumento do dólar? E, o que o que virou da reserva de 240 bilhões de dólares que tínhamos? Será que virou rachadinha ou mansão?
    • Darsio
      09/10/2021
      Ei, Ditão Pé de Mesa! Onde está o seu namorado? Nos diga se ele está feliz com o nono e não último aumentos nos preços dos combustíveis.
  • Darsio
    08/10/2021
    MAIS UM AUMENTO NOS PREÇOS DO GÁS E DOS COMBUSTÍVEIS. RUMINANTES! ONDE ESTÃO VOCÊS? APAREÇA SEUS ACÉFALOS! DE QUE É A CULAP POR MAIS ESSE AUMENTO, SEUS IDIOTAS? sERÁ QUE É DOS MARCIANOS COMUNISTAS? BANDO DE OTÁRIOS!
    • Fechado com o Mito
      10/10/2021
      Sr. Darsio, vossa senhoria matou a charada! A culpa é, realmente, dos alienígenas comunistas (não apenas do marcianos, mas de todos os nativos dos planetas que foram a Federação Comunista Intergaláctica). Sob a proteção de Lula, do PT e dos comunistas chineses, a esquerdalha interplanetária surrupia os combustíveis fósseis em todo o mundo para abasteceram naves espaciais obsoletas, que fazem as vezes de coletivos que levam militantes comunistas de um planeta a outro, e que são equipadas com motores V8 beberrões cilindros dos antigos Lada Niva! Nossa gasolina jamais será vermelha!!!!
  • José osmar
    10/10/2021
    Ei Darsio vc curou o Ditão Pé de Mesa,dizem por aí que vc o abrigou dentro da sua casa ,muita gente já viu ele na garupeira do Tonho Bicicletinha ,ei Darsio as manifestações da esquerda Só da um Tantin de gente porque será? O cachaceiro está com medo da bolha Chinesa estourar?A Esquerdalha está derretendo?É muita Cagada de uma vez só.Ainda bem que o Darsio tem o consolo do Ditão Pé de Mesa ,vai junta vc e a Dilma saudando a Mandioca .Kia kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    • Darsio
      11/10/2021
      Como assim, curou? Seu danadinho! Tá por dentro das intimidades do Ditão, heim! Agora sim, sabemos o motivo do seu desaparecimento, ou seja, você estava infeliz com a falta de fogo do Ditão. Mas, agora que, segundo você, ele está curado, é só alegria na sua vida. O que você deu ao Ditão para lhe recuperar a potência? Gasolina de quase R$8,00?
  • Zé Bedeu
    10/10/2021
    A periquita, o padre e o pó, cada um no seu lugar, a primeira todos sabem onde, o padre o maior sabedor disso e o pó no melhores bares da região.
  • Darsio
    11/10/2021
    Corrêa Neves e o Professor Toninho, são dois colunistas destacáveis no espaço do GCN. Mas, há um diferencial muito grande entre eles: Corrêa Neves assume explicitamente suas posições e convicções políticas. Podemos até não concordar com as suas ideias, mas são posturas como as dele que, tornam um debate muito mais transparente, construtivo e alinhado ao que de fato pode ser chamado de democracia. E, uma coisa eu concordo plenamente com Corrêa neves, isto é, extremisno de esquerda ou de direita não nos leva a uma sociedade que venha se fazer justa, democrárica e igualitária nos direitos e deveres. Por essa razão, digo que essa desgraça de Bozo é um retrocesso na nossa história.
  • José osmar
    11/10/2021
    Ei Darsio a coisa está pegando lá no consórcio Nordeste ,até o prefeito de Araquara está envolvido ,mais um escandâlo Esquerdopatico,foi feito compra de respiradores até em loja de maconha ,será que tem mais governadores envolvidos,Katia de Abreu segundo os deputados do RN está envolvida.
  • José osmar
    11/10/2021
    Pelo que sabemos é que vc é receitador de remédios ,ele viu o seu anuncio ,e deve ter se dirigido a sua casa ,portanto vc se colocou como expert no assunto ,inclusive o Cupanheiro disse que econtrou os dois na manifestação do PT,isso é costume de esquerdista viver saudando a Mandioca ,é Dila ,Maria do Rosário,Darsio ,Asdrubinho ,Tonho da Bicicletinha,Sr.Lee ,Maria Doriana Cremosa, que time heim.Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.Alma mais Honesta do Brasil .Tantim de gente.Kiakkkkkkkkkkkkkkkk.
    • Antônio da Bicicletinha
      11/10/2021
      Então, está bom José Osmar, que exista mesmo na esquerda mais pessoas que expressam seu amor, seu afeto, por indivíduos do mesmo sexo, de ambos os sexos, etc. Em que isso faz deles pessoas ruins? Elas apenas amam, só isso...Agora, me dê um exemplo de uma mãe, entre as pessoas de esquerda, que ganhou notoriedade por adotar um filho, fazer dele seu marido (quando era namorado de sua filha) e depois o assassinou!!! Que amor há nisso daí?
    • Osmar Motta
      11/10/2021
      O BOSTA ontem foi impedido de entrar no jogo do Santos por não ter tomado vacina. Daí ele diz: tenho mais anticorpos que quem tomou a vacina! Será que o BOSTA, assim como os minions, acham que chifre é anticorpo? kkkkkkkkkkk
    • Darsio
      12/10/2021
      Eita Ditão Pé de Mesa! E, não é que você deixou o José Osmar feliz da vida. Oras! O cara que, até então estava sumido, voltou a contaminar esse espaço com as merdas dele.
  • Osmar Motta
    12/10/2021
    Questão de ordem: as pessoas são bolsonaristas porque são burras ou são burras porque são bolsonaristas? Alguém me explica, por favor!
  • Edson Ramos
    12/10/2021
    Sugestão esses materiais sao bacanas ,no entanto são muito longas,coloca elas pra ouvir e áudio porque eu duvido que a maioria das pessoas lêem cada uma dessas matérias SUGESTÃO
    • Osmar Motta
      13/10/2021
      Pera lá, o que está dizendo é que as pessoas não possuem mais capacidade de ler um editorial de, no máximo, duas páginas? É, de fato, o Bozo fez o país regredir à Idade Média. Voltamos ao tempo pré-Guttemberg, no qual a comunicação oral prevalece sobre a escrita. É justo o Prêmio Nobel de Física esse ano ir para o Bozo: sua façanha de fazer o país voltar 700 anos no tempo é um marco na ciência !!!
  • José osmar
    12/10/2021
    E agora Darsio a Pfizer laboratório Farmacêutico lançou medicamento eficaz a base de ivermectina com indicação patológica para Covid 19 ,só pra seu governo tem um presídio em RN que tem 1700 prisioneiros nos quais estão sendo tratados com ivermectina,sabe quantas mortes ,nenhuma até o dia de hoje,quero ver vc ir contra a Ciência agora e também essa imprensa Calhorda ,agora é com suas conciências ,quantas pessoas não poderiam terem sido salvas ,vc lembra Darsio eu tinha te avisado ,mas vc só queria ficar na zombaria política,agora é vc e sua conciência,ou como vc é muito orgulhoso,quero ver vc ir contra a Ciência.A casa caiu juntamente com a CPI do circo ,quem GENOCÍDA agora ?Kkkkkkkkkkkkkkkk.Continua sendo a Esquerdalha.Né Alma mais Honesta do Brasil?
    • Adriano
      13/10/2021
      José Osmar Por gentileza posta a matéria e a fonte dela a respeito desse medicamento, porque eu não encontrei nada disso aí que você falou não. Segundo, esse presídio, pode citar qual é? Pois também não encontrei nada falando dele e da cura milagrosa por invermectina dos contaminados com covid-19. Por último, não é lá no RN que está cheio de esquemas da esquerda? Então me diga como em um lugar que está tomado pela esquerda e seus esquemas está sendo utilizados os métodos do seu idolatrado \"mito\" se é a esquerda comunista que controla tudo por lá?
    • Antônio da Bicicletinha
      13/10/2021
      Como sempre a minionzada medonha espalhando mentira! Zerosmar, já está em todos os monitoradores de fake news esta idiotice que você vem aqui celebrar com ares de grande triunfo da ciência! Basta colocar três palavras no Google (Pfizer, ivermectina e covid), que os desmentidos aparecem fácil, fácil. Então, JÁ DEU...Vocês minions fazem isso de má-fé, pois é bem fácil saber a verdade. Se vocês, minions, querem usar ivermectina por que têm verme, carrapato, berne ou mosca do chifre, façam isso...Mas não venham espalhar mentiras!!!
    • Osmar Motta
      13/10/2021
      Respondendo à pergunta: GENOCIDA é Bolsonaro! E não ficarão sem estigma, em futuro próximo, todos aqueles que não apenas apoiaram e também celebraram um farsante, incompetente, ser indiferente à morte de 600 mil pessoas! Quanto a essa besteirada toda aí, José Osmar, qualquer pessoa descobre em 10 segundos que é fake news. A casa caiu mesmo kkkkkkkkkk
  • José osmar
    13/10/2021
    A vc leitor poderá constatar pesquisando no Google,Penitenciária de Alcaçuz ,RN.Simplismente zero mortes,mas Esquerdalha quer desqualificar a qualquer custo ,se deu zero mortes ,como que não tem base científica?Ou seria porque a Esquerda Política tem interesse na crise Sanitária ?
    • Antônio da Bicicletinha
      14/10/2021
      Pronto, Zerosmar, fiz o teste no Google e constatei: a única notícia que tem relação com essa idiotice, tem a sugestiva manchete: \"Médico da Penitenciária de Alcaçuz é questionado por uso de medicação sem comprovação científica para tratar covid-19 entre presos\". A matéria retrata como o paspalho, que se dizia médico da penitenciária, estava fazendo testes com os detentos, tal qual os nazistas fizeram na década de 1930/40. A minionzada medonha é tão compulsiva por mentir, que nem se prende ao fato de que bobagens como essas são fáceis de serem desmentidas. A Rede Potiguar de Apoio à Pessoa Privada de Liberdade Egressa e Familiares do Sistema Penitenciário (Raesp) informa que EM TODO O RIO GRANDE DO NORTE não foi registrado caso de morte por Covid-19. O próprio Raesp ressalta que isso não tem nada a ver com práticas anticientíficas e que a conduta do médico nazistinha será objeto de sindicância. Ô Zerosmar, se dê pelo menos ao trabalho de olhar efetivamente no Google quando fala essas besteiras !!
    • Adriano
      14/10/2021
      Xiii a casa caiu de novo pros bolsominions!!!! Será que vocês, gado fanático do Mito Devoto da Cloroquina, Senhor do Clã das Rachadinhas, que agora também foi mostrado, tem um irmão que mama nas tetas do dinheiro público, não tem nem vergonha de falar e defender tanta asneira? Se por acaso, ele falar em uma de suas famosas lives ou discursos, que pular de um prédio de 10 andares, de cabeça no chão, cura Câncer e outros tipos de doença, vocês vão começar a pular dos prédios???? Ah eu ia me esquecendo, apesar de não ser petista, vocês chamam o governo do PT e seus envolvidos na época de \"irmãos petrália\", pois eu pergunto, quem realmente são os verdadeiros \"irmãos petrália\" do Brasil? Quem é que tem a família inteira envolvida em política, vive do dinheiro público, rouba descaradamente? Detalhe, o irmão do Bozo, só não foi candidato a prefeito de Miracatu (SP) porque a lei não permite, e não houve formas de burlá-la para fazer isso, mas é chefe executivo do gabinete do prefeito da cidade (devo dizer que possivelmente pega a verba de gabinete dos outros funcionários para ele? afinal é uma prática tradicional dessa família....)
  • José osmar
    15/10/2021
    Mas vc deu ao trabalho de constatar que houve zero Mortes,portanto os críticos dizem dizem que não tem comprovaćão científica,só que tem zero mortes ,e por um racínio lógico se uma substância tem 100% de eficácia \"in vitro\",não é possível que \" in vivo\" está substância não tenha nenhuma eficácia,se deu zero Mortes ,indubitávelmente essa substância tem Eficácia.As suas narrativas falsas vão cair uma por uma não adianta os malabarismos distorcionistas.Alma mais Honesta Brasil. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    • Osmar Motta
      16/10/2021
      Prêmio Nobel de Medicina para ele!
    • Adriano
      16/10/2021
      É Zerosmar, tenho que reconhecer, a cegueira fanática de vocês bolsominions é sem precedentes. Graças a ela, estamos chegando a quase 602 mil mortes por Covid, 20 milhões de pessoas passando fome, desemprego como nunca se viu antes, preços de alimentos mais caros que na época das altas inflações, aumento dos homicídios causados por armas de fogo. E o pior de tudo, a enxurrada de fake news que vocês disseminam na internet tentando enganar a todos! Nunca o Brasil conseguiu ser tão rejeitado no cenário mundial como somos hoje, nunca se desmatou tanto a Amazônia, entre tantas mentiras deslavadas que vocês fazem questão de tentar espalhar. E olha que foram menos de 3 anos do Bozo como presidente, embora ele já vinha roubando da população há mais de vinte anos. aliás, não só ele né, as ex-exposas, filhos, parentes de tudo quanto é tipo vivem única e exclusivamente do dinheiro público. Tenho que dar crédito a vocês nesse ponto, nunca na história se roubou tanto, tão descaradamente, e ainda se conseguiu o apoio de gente como você para continuarem com tanta ladroagem, mentiras e mais coisas que vão destruir o nosso país. Estão todos de parabéns! Continuem assim e não sobrará nada do nosso país.
    • Darsio
      4 dias atrás
      José Osmar pode até estar apaixonado pelo Ditão Pé de Mesa. mas o cara é um insano. Mais um negacionista que tudo faz para induzir as pessoas a se medicarem com drogas CIENTIFICAMENTE ineficazes para o tratamento e prevenção da covid19. Quando é que essas pessoas serão responsabilizadas na justiça pelas mais de 600 mil mortes?
  • Antônio da Bicicletinh
    5 dias atrás
    Caro José Osmar, você venceu: a MENTIRA, a CRENDICE, a IRRACIONALIDADE, a INVENCIONICE SEM PÉ-NEM-CABEÇA são as NOVAS VERDADES. Me recuso a debater contigo e com a minionzada medonha. Como já dizia minha sábia avó: sabão em cabeça de burro velho não espuma! Mas, cuidado: a lógica dessas \"novas verdades\" um dia pode virar contra você...Daí, não tem racionalidade sofrência da Marília Mendonça que dê jeito!!
  • Darsio
    3 dias atrás
    Ei, José Osmar! Você que é muito inteligente, poderia nos dizer onde fica Dubai? Será que se localiza na África, na Antártida ou em Marte? De qualquer modo, lá estão mais de 60 bolsonaristas fazendo turismo com mais de 2 milhões de reais dos nossos cofres públicos. O dinheiro está até mesmo bancando a diversão do secretário do turismo nas praias, assim como fotos do 03 junto a um xeque. E, diz o filho bozo que, até esposa e filho levou para essa viagem de laser, que tudo está sendo pago pelos seus próprios bolsos, mas não nos apresentou qualquer comprovante. Somente sendo trouxa e idiota como você para acreditar nessa história. Ou seja, enquanto o povão passa fome, faz fila para ganhar ossos ou mesmo catar comida de caminhão com lixo, seu governo gasta milhões de reais com diversão para parte de seus capachos. Aliás, o GENOCIDA busca expor a Amazônia para atrair turistas, mas ele esqueceu de dizer que os árabes devem vir o mais rápido possível, pois se depender dele ela será totalmente devastada. Mande um abraço para o seu marido, o Ditão Pé de Mesa!
  • Darsio
    2 dias atrás
    Ei, José osmar! O Ditão Pé de Mesa tem carro? Se sim, ele deve estar muito bravo com mais essa aumento nos preços dos combustíveis proporcionado pelo GENOCIDA. Faz um carinho nele, viu! Ou ele é burro como você?
  • José osmar
    2 dias atrás
    A Esquerda tupiniquim está mais perdida do que cachorro quando cai da mudança,não consegue enganar mais ninguém.Isto é Fato.
  • José osmar
    2 dias atrás
    Ainda bem que nós sabemos que Sodomia e libertinagem as mais variadas é coisa de Esquerdistas é lógico que cada um vive como quer ,quantos meses que o Ditao pé de mesa está morando na sua casa?Desde aquele que vc fez aquela consulta ele não saiu mais da sua,segundo o Cupanheiro ,ele só tem visto de vez em quando saindo na garupa do Tonho Bicicletinha ,vc gosta de triangulo amoroso?A sei ,isso é coisa de Esquerdista .Cada louco com sua mania ,mas também vc é um cara liberal,progressista , um cara moderno ,de idéias avançadas.Agora o balizador dos comentários porque vc tem suprimido meus comentários,fica então com todos os condinomes do Darsio,é bom que só esquerdistas lerão o seu jornal ,e também só eles comprarão os produtos de seus anunciantes é simples assim.
    • Darsio
      1 dia atras
      Mas, tu é bem limitado de inteligência mesmo. Oras! Observe os vocabulários e perceberás que se tratam de pessoas diferentes. Não os conheço, mas os admiro pelo que escrevem e como escrevem. No seu caso é impossível não reconhecê-lo, pois seu português é simplesmente horrível. Um único comentário seu, nos exige muito tempo para decifrá-lo. Mas, diga aí! O seu namorido, o Ditão Pé de Mesa, está feliz com o aumento nos preços dos combustíveis?
    • Antônio da Bicicletinha
      24 horas atrás
      Se a minionzada medonha é cega para o óbvio, o que dirá para as coisas que as pessoas procuram fazer escondido kkkkkkkkkkk
    • Adriano
      22 horas atrás
      KKKKKK Coidado do zerosmar, tá carente gente. Já que as baboseiras que ele defende estão caindo por terra, uma por uma, agora ele resolveu desabrochar toda a sua carência!!!! É assim mesmo, quando não se tem argumentos para debater, o que sobra é ficar fazendo posinha de coitadinho!!!! kkkkkkkk
    • Darsio
      9 horas atrás
      É meu caro José Osmar! O Genocida faz barulho e vocês pegam carona e, depois que as coisas ficam feias, o GENOCIDA os abandona. O Roberto Jeferson está na cadeia, o vagabundo do Zé do Trovão está foragido e, agora o propagador de de mentiras financiado com dinheiro público, Alan dos Santos, está sob pedido de prisão. Todos eles sob pedidos de prisão feitos pelo ministro Alexandre de Moraes que, a quem ontem o GENOCIDA o chamava de vagabundo, mas que agora o considera um grande jurista e professor. O que o seu namorido, o Ditão Pé de Mesa, pensa dessa história?
    • Adriano
      4 horas atrás
      Engraçado é ver como se comportam os tais \"honestos, honrados homens de bem\" que defendem o Bozo. Quando o nome deles aparece em alguma suspeita de crime, eles simplesmente \"se mudam\" do Brasil, buscando refúgio no exterior, e ainda, alegam perseguição política. Já diz o ditado, quem não deve, não teme! Daqui uns dias, vai ser a família Bozonaro que vai ter que se mudar inteira para fora do país, para não irem parar no xilindró! Além do Guedes, Luciano Hang e mais um tanto de outros covardes, que, enquanto ninguém tomava medidas sérias, ficavam aqui no Brasil, diziam que não tinham medo de nada e que só a verdade iria libertar o país. Nesse ponto parece que estavam certos, a verdade está aparecendo, e os verdadeiros bandidos, estão todos fugindo do país. Embora eu não seja defensor nem do PT nem da esquerda, uma coisa eu sou obrigado a reconhecer, quando o bicho pegou pro lado deles, nenhum fugiu do país. Enfrentaram processo de impeachment, alguns foram presos, mas nenhum saiu correndo pela porta dos fundos!
Veja mais Corrêa Neves Jr

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001