22 de outubro de 2021

Brasil e Mundo

CELEBRAÇÕES

Pátria amada não pode ser pátria armada, diz arcebispo em Aparecida antes de visita de Bolsonaro

O arcebispo de Aparecida fez referência ao slogan utilizado por Jair Bolsonaro "Pátria Amada Brasil". O religioso criticou o que chamou de "criança fuzil", em referência a fotos recentes do presidente com jovens segurando armas, e ainda criticou o consumismo.

Brasil e Mundo 12/10/2021
Tatiana Cavalcanti
da Folhapress
Valter Campanato/Agência Brasil
Santuário Nacional do Dia de Aparecida: presidente visitou o local neste feriado
O arcebispo de Aparecida (180 km de SP), dom Orlando Brandes, afirmou que "para ser pátria amada não pode ser pátria armada". A frase foi dita durante a missa desta terça-feira (12), às 9h, a principal celebração no Santuário Nacional do Dia de Aparecida neste Dia de Nossa Senhora.
O presidente Jair Bolsonaro, defensor do armamento, é esperado para visita ao santuário nesta terça-feira.

"Hoje é o Dia das Crianças. Vamos abraçar os nossos pobres e também nossas autoridades para que juntos construamos um Brasil pátria amada. E para ser pátria amada não pode ser pátria armada", disse dom Orlando Brandes.

O arcebispo de Aparecida fez referência ao slogan utilizado por Jair Bolsonaro "Pátria Amada Brasil". O religioso criticou o que chamou de "criança fuzil", em referência a fotos recentes do presidente com jovens segurando armas, e ainda criticou o consumismo.

Na última quinta-feira (30), em evento em Belo Horizonte com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Bolsonaro recebeu no palco uma criança de seis anos que empunhava uma arma de brinquedo. O presidente simulou que atirava para cima e carregou a criança sobre os ombros.

"Pátria amada não é transformar crianças inocentes em crianças fuzil. Pátria amada não é transformar a criança em consumista. As crianças precisam de outras armas, da oração, da obediência, da convivência com seus irmãos", disse. Brandes disse ainda que os pequenos são vítimas do celular.
"Só vamos vencer com a força do espírito. A nossa maior arma é a penitência, a oração, o pedir perdão e ser um bom cristão", completou.

O religioso também fez uma alerta sobre o discurso de ódio e as notícias falsas durante a sua fala na missa desta terça. "E para ser pátria amada seja uma pátria sem ódio. Para ser pátria amada, uma pátria, uma república sem mentiras e sem fake news, sem corrupção. É pátria amada com fraternidade. Todos irmãos construindo a grande família brasileira", afirmou.

Na homilia desta terça-feira, dom Orlando defendeu a ciência, a vacinação contra o novo coronavírus, a paz e o desarmamento.
O discurso foi feito diante de fiéis que lotaram o Santuário Nacional na manhã desta terça. Em clima de emoção, muitos balançavam lenços brancos e azuis na missa das 9h. Esse é o primeiro feriado dedicado à santa em que os atos litúrgicos são abertos ao público em geral desde o início da pandemia de coronavírus, mas ainda com restrições.

No ano em que a consagração de Nossa Senhora como Padroeira do Brasil completa 90 anos, a imagem da Santa entrou na Basílica envolta no mesmo escudo usado à época, quando a imagem original encontrada por três pescadores em 1717 pegou um trem especial e deixou Aparecida rumo à então capital do Brasil, o Rio de Janeiro, para a celebração.

Ao som de "O Trenzinho do Caipira", de Heitor Villa-Lobos, a réplica da imagem passou entre os devotos, muitos choraram. Os padres abençoaram os familiares e amigos das mais de 600 mil vítimas de Covid-19. O ministro Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), do governo Bolsonaro, esteve presente.
O casal de romeiros Eliana Aparecida de Freitas Silva, enfermeira de 61 anos, e Ocimar Antônio da Silva, diretor industrial de 64, estiveram na Sala das Promessas para agradecer a recuperação do "amigo e irmão" do grupo de rezas, o contador Claudemir Vieira, 63 anos, conhecido como Mikey, que ficou internado com Covid-19 por três meses, entre novembro e fevereiro, boa parte desse tempo na UTI.

"São 25 anos de amizade. Rezamos para Nossa Senhora interceder por ele todo esse tempo", afirma Eliane."Ele chegou a ser desenganado, mas se recuperou. Perdeu a voz, não andava mais, mas recuperou tudo isso", afirma Ocimar.

 Eliana diz que enquanto estava na UTI, o amigo diz ter visto ela vestida de enfermeira rezando por ele ao lado de sua cama. "Ele viver e se recuperar foi o verdadeiro milagre."  



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Gabiroba
    12/10/2021 1 Curtiu
    Acho que nunca vi um presidente tão desmoralizado como este. Em todo lugar, seja no Brasil ou no mundo, ele leva uma chamada de atenção pelas atrocidades que incentiva e faz. Será que ele sente vergonha de ser ele??
  • Sidney
    12/10/2021 1 Curtiu
    Engraçado os marginais pode andar armados uma arma na mão de um trabalhador e uma segurança q temos
    • Adriano
      13/10/2021 1 Curtiu
      Meu caro é para isso que existe a polícia, para proteger não só o trabalhador, mas a população toda dos marginais. Para dar mais segurança, não é necessário armar as pessoas. Já imaginou uma pessoa, que não recebeu o devido treinamento psicológico, portando uma arma, será mesmo que isso vai trazer mais segurança? A época dos cowboys do velho oeste já acabou. Por mais difícil que seja, o correto é combater o crime e fazer a justiça acontecer, punir o bandido
    • Gabiroba
      13/10/2021
      Não seria mais prudente desarmar os marginais? A principal proposta dele com o auxílio do Moro não era diminuir a criminalidade? Esse Papinho de que tem que armar todo mundo é somente para comprovar o tamanho da ineficiência de nossas políticas de segurança pública. Porque não cobram uma melhora em relação a isso ao invés de ficar querendo trocar tiro com o vizinho, com um desafeto ou mesmo um ladrão. Quanta selvageria!
  • Edilson
    12/10/2021 2 Curtiram
    É seu arcebispo, infelizmente vcs não tem moral pra dar sermão em ninguem, parece que o senhor esqueceu de falar da PEDOFILIA que acontece dentro desta igreja à séculos
    • Adriano
      13/10/2021 1 Curtiu
      Amigo concordo com relação ao fato de haver muita coisa errada, porém, pedofilia e outros tipos de abusos não são uma exclusividade da igreja católica. Isto está nas entranhas de TODAS as religiões sem excessão. Porém, não vejo nada de errado em se dar um sermão, chamar a atenção de alguém que se diz temente a Deus mas que comete as atrocidades que este Presidente vem cometendo em todo o seu governo, portanto acredito sim que o sermão seja válido. O que não concordo é colocar em um pedestal uma pessoa que é responsável direta pela morte de 600 mil brasileiros, que incentiva resolver as coisas com uso de força, armas e outros meios e ignora os preceitos do cristianismo
    • Gabiroba
      13/10/2021
      Sua frase é tão infeliz e preconceituosa que dá vontade de vomitar. Se for generalizar então, todo evangélico explora seus fiéis, todo político é ladrão, todo policial é miliciano e todo Bolsonaro é incompetente. (Acho que no último de fato se pode generalizar)
  • sebastião Gonçalves
    13/10/2021
    a igreja católica quer ajudar os jovens,fazendo vista grossa para os estupros que acontecem dentro da propria igreja...quanta moral heim,sr. arcebispo....? bom mesmo,é asssistir esse bando de politicos ladrões,roubando a gente dia e noite...infelizmente não existe revolução sem guerra...
  • Carlos
    13/10/2021
    Acebispo com cabeça feita pelos comunistas - si vis pacem, para bellum = Se quer paz, prepare a guerra. Máxima de origem latina cujo significado pode indicar que, caso deseje a paz, tem de se preparar para a guerra, estar preparado para uma guerra, ou preparar uma guerra. Os ratos comunistas de 64 estão de volta, soltando Luladrão e sua quadrilha... não respeitam a instituição da presidência da república, rasgam a constituição e liberam o patrão...O anseio dos médicos cubanos não é ter um estetoscópio, mas um fuzil... para não ter seus salários confiscados ...Lucas 22:36 Jesus: Mas agora, quem tiver bolsa, tome-a, como também o alforje; e quem não tiver espada, venda o seu manto e compre-a. Samuel 16:7 Se Deus escolheu Bolsonaro, vamos reelegÊ-LO EM 2022 ATÉ ACABAR DE VEZ COM OS COMUNISTAS E A ROUBALHEIRA, A CORRUPÇÃO, O MENSALÃO, O PETROLÃO, Sem armas se torna escravo, mlrre a pátria. https://www.youtube.com/watch?v=NazoDEb6rcI – Por um prato de lentilha https://g1.globo.com/bemestar/noticia/mais-medicos-cubanos-entram-na-justica-por-salario-integral-e-direito-de-ficar-no-pais.ghtml
    • Adriano
      13/10/2021
      E pelo jeito você deve estar armado até os dentes Carlos! Desejando a guerra e a morte de mais quantos civis inocentes? 600 mil não são o suficiente para você não? Esse GENOCIDA já matou mais de meio milhão de pessoas, e você acha que ele está certo em querer que a população ande armada? A propósito, quanto vocês xingam a globo de lixo, vejo que citou um artigo no seu comentário que mostra exatamente uma falha cometida pelo governo do PT, o que mostra o quanto vocês ignorantes gados do \"mito\" são falsos e distorcem as coisas a seu favor. Se a globo é um lixo, é comunista, e tantas outras coisas, como pôde publicar uma notícia deles no seu portal? Ah, e a propósito, quando um ente querido seu morrer, seja por covid ou por tomar um tiro de algum desmiolado que teve acesso a arma de fogo porque o seu \"mito\" disse para se prepararem para a guerra, venha aqui comemorar o postar vários vivas a este quadrúpede que vc está defendendo com tanto fanatismo!!! O que o Genocida quer é os fanáticos armados para saírem na rua e fazerem uma guerra civil, acabar com a população, enquanto ele e a corja dele nada de braçada no dinheiro que ele também desvia dos cofres públicos....afinal, se fosse apenas o PT que tivesse roubado no seu governo, era muito fácil não ter mais corrupção no país
Veja mais Brasil

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001