22 de outubro de 2021

Franca

SEGUNDA DOSE

Em três meses, vacinação derruba pela metade número de casos e mortes pela covid-19 em Franca

Com cada vez mais francanos completando seu esquema vacinal – atualmente 57% receberam 1ª e 2ª dose -, os números de casos, mortes e internações têm apresentado grandes reduções.

Franca 14/10/2021
Higor Goulart
da Redação
Arquivo/GCN
Fila na tenda de testagem da covid-19 no Pronto-Socorro Municipal, no dia 14 de julho
A cobertura vacinal na população francana tem apresentado resultados nos últimos meses. No período que vai de julho até o dia 12 de outubro, todos os números relacionados à covid-19, como casos, mortes e internações, cairam pela metade. A população com a 2ª dose da vacina, por sua vez, aumentou em quatro vezes neste mesmo período, indo de 12% em julho para 57% em setembro. 
 
O número de casos relacionados ao coronavírus é o que mais tem apresentado redução. No mês de julho, foram registrados 4.145. Enquanto agosto registrou 2.597 e setembro teve 2.062. Reduções de 38% e 51%, respectivamente. Mas, se os números continuarem, a maior queda deve ser confirmada em outubro. Até o dia 12, 455 casos foram registrados. Caso a média diária permaneça em 37,9 casos, o mês deve terminar com menos de 1,2 mil casos, indicando redução de 71% no número de pessoas contaminadas.
 
Com menos casos, naturalmente o número de internações também é menor. Em julho, 192 pessoas foram internadas em consequência da covid-19. Agosto terminou com 107 internações e julho com 109. Mas, novamente, em outubro, a redução deve ser ainda maior. Até o momento, no mês, 27 pessoas foram internadas e, caso a média se mantenha em duas internações por dia, o mês deve fechar com 61 internações. 
 
O efeito final destas quedas nos números é sentido na quantidade de mortes. Em julho, foram 69 óbitos. Em agosto e setembro as reduções foram de 33% e 50%, com 40 e 35 mortes, respectivamente. Nestes 12 dias de outubro, 20 pessoas que não resistiram às complicações do vírus. 
 
Para o secretário de Saúde, Lucas de Souza, os dados só confirmam a eficácia da vacinação. Em julho, 42% da população havia recebido a 1ª dose da vacina contra a covid-19, além de 12% com esquema vacinal completo. Mês após mês, esses números foram melhorando. Em outubro, já são 82% com 1ª dose e 57% com 2ª dose.
 
“Quando comparamos o número de casos graves, com a evolução da cobertura vacinal, fica claro a eficácia das vacinas. Nesse período, na medida que diminui o número de casos, aumenta significativamente o número de pessoas imunizadas. Diante disso, a vacina mostra na prática o seu importante papel no combate a pandemia”, disse o secretário.
 
Apesar destas reduções, Lucas alerta que a pandemia ainda não acabou e, por isso, é importante que a população permaneça com os cuidados necessários. “Embora os casos estejam diminuindo, as pessoas devem continuar seguindo os protocolos sanitários, como o uso de máscaras, distanciamento e higienização das mãos”, finalizou.


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Paula
    14/10/2021
    Notícia maravilhosa. Bora vacinar mais e mais.
    • Paulão
      15/10/2021
      Vamos vacinar não, sou antivax igual o nosso querido bozo e sua linda familia cristã, essa vacina tem um chip chines com gps, e tb esses dados são falsos, eu só acredito nos dados do site, ww.patriotas-antivacina.eu.sou.com. kkkkkkkkkkkk
Veja mais Local

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001