29 de novembro de 2021

Franca

MORTO DURANTE SURTO

Tia diz que rapaz em surto estava algemado: 'Matou porque quis'

Para família de jovem morto durante um surto, não havia necessidade dos disparos de arma de fogo, já que Jean Aparecido Santos Silva estava algemado e não tinha como agredir outras pessoas. PM confirma que rapaz estava com algemas.

Franca 21/10/2021
Kaique Castro
da Redação
Reprodução
Jean Aparecido Santos Silva, de 24 anos, foi sepultado nesta quinta
Foi enterrado na tarde desta quinta-feira, 21, o jovem de 24 anos morto a tiros em uma ação policial na rua José de Andrade Filho, no São Domingos, zona Norte de Franca, durante a madrugada de hoje. No sepultamento, familiares questionaram a ação da Polícia Militar, alegando que não havia necessidade dos disparos de arma de fogo.

De acordo com Sônia Pereira dos Santos, 43, que é tia de Jean Aparecido Santos Silva, ele havia saído na semana passada do Hospital Psiquiátrico “Allan Kardec”. Nesta semana, ele estava passando os dias na casa dela e de uma outra irmã, quando durante a noite desta quarta-feira 20, entrou em um surto, que segundo a tia foi diferente dos outros.

“Ele teve uma crise de esquizofrenia... Quebrou a ambulância e saiu para minha casa. Depois, ele voltou para o São Domingos. Meu menino e meu sobrinho foram correndo atrás dele. Quando eles chegaram, já viram os policiais e a ambulância. Ele tomou o tiro de choque e caiu. Ele estava algemado e se levantou. Nisso, os policiais deram cinco tiros nele”, disse a tia, que cuida de mais duas pessoas com problemas psiquiátricos.

A tia contesta a versão de que Jean bateu no policial. “Como que um rapaz em crise, algemado, com pinos de choque no corpo, ia ter condições de agredir o PM”, questionou.

“Eu achei muita covardia dos policiais. Eles mataram o menino porque quiseram, eles sabiam que ele tinha problemas. Eles foram chamados para acudir, não para matar. Foi uma covardia muito grande, um despreparo. Eles não servem nem para cuidar de um animal.”

Sônia disse ainda que seu filho e um outro sobrinho foram agredidos. “Meu filho caçula, que foi atrás do Jean, foi agredido. Meu sobrinho foi agredido. Jogaram spray de pimenta. Eles só não mataram meu outro sobrinho porque a esposa dele, que está grávida, entrou na frente.”

De acordo com o Boletim de Ocorrência, um parente da vítima chegou e tentou soltar Jean dos policiais. Nesse momento, a vítima se desvencilhou de um policial e o agrediu com chutes.

O parente apontado no Boletim de Ocorrência afirmou que não tentou soltar Jean e, sim, acalmá-lo, pois mesmo atingido com a arma de choque, continuava agitado.

“O policial atingiu ele com a arma de choque e ele caiu no chão. Nisso, fui segurar a cabeça dele e falei pra ficar calmo. Eu saí de perto e não sei o que aconteceu, se o Jean ouviu minha voz, não sei. Ele conseguiu se levantar e falou para o policial: ‘O que você está falando para meu primo?’. Aí foi onde o policial se afastou e atirou, deu outro e mais outro. Na maior covardia. Meu primo estava algemado, não precisava ter feito isso”, disse o primo de Jean que preferiu não se identificar.

Após ser atingido pelos disparos de arma de fogo, Jean foi socorrido pela equipe do Samu que estava no local até a Santa Casa de Franca, onde acabou não resistindo aos ferimentos.

O policial foi encaminhado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Anita, com escoriações e fratura no braço.

O corpo de Jean foi velado e sepultado durante a tarde desta quinta-feira, no Cemitério Santo Agostinho. A Polícia Civil investiga o caso.

O que diz a Polícia Militar
A Polícia Militar, em nota, confirmou que Jean estava algemado quando foi baleado e informou que “foi instaurado Inquérito Policial Militar para apurar os fatos e o militar afastado de suas funções operacionais até concluída a apuração”.

Confira a nota na íntegra:

A Polícia Militar esclarece sobre atendimento de ocorrência de “Morte em Decorrência de Intervenção Policial”, que iniciou com a solicitação do SAMU para o apoio no atendimento de uma pessoa em surto psicótico, que já havia danificado a viatura dos socorristas. Uma guarnição chegou ao local e devido à agressividade da pessoa surtada foi utilizado, inicialmente, o dispositivo de incapacitação neuromuscular, propiciando uma diminuição do ímpeto de violência, porém ainda devido a sua agitação foi possível apenas o algemamento pela frente. Enquanto um dos militares chamava por apoio, o indivíduo voltou a ficar agressivo, entrando em luta corporal com o outro policial, causando-lhe lesões e ao investir novamente contra o militar caído, foi realizado uso de arma fogo, vindo a pessoa falecer durante o seu socorro. Foi instaurado Inquérito Policial Militar para apurar os fatos e o militar afastado de suas funções operacionais até concluída a apuração.

A Missão da Polícia Militar do Estado de São Paulo é Proteger as pessoas, Fazer cumprir as Leis, Combater a Criminalidade e Preservar a Ordem Pública e não coaduna com qualquer tipo de violência, pautando-se sempre pela legalidade e agindo dentro de Procedimentos Operacionais Padrão.




COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • ZEL
    31/12/1969 9 Curtiram
    A POLICIA MILITAR TEM QUE SER EXTINTA... É UMA INSTITUIÇÃO FRACASSADA, IRRESPONSAVEL E INCOMPETENTE....
  • Fabiano
    31/12/1969 1 Curtiu
    COVARDIA...matou o simplesmente por matar...
  • Adauto Casanova
    31/12/1969 11 Curtiram
    Ocorrência muito triste, lamentável a morte desse rapaz. Perda imensa e com sequelas para todos os envolvidos diretos, familiares e amigos. As circunstâncias serão apuradas, por isso no mérito dos fatos é prematuro interpretar com segurança. Considero erro grave afastar administrativamente o policial como normalmente se faz pelo simples fato de ter se envolvido em ocorrência grave, porque soa como medida meramente punitiva, ainda que as circunstâncias possam revelar alguma excludente. Tal medida deveria ser precedida por parecer técnico psicossocial e manifestação de sua própria vontade, e não ser tomada de plano por um superior hierárquico, o que denota tão-somente viés punitivo, sem qualquer apuração a respeito, suporte técnico ou manifestação de vontade do envolvido na ocorrência. Isso implica em desprestígio para a instituição e ao final em prejuízo para a sociedade, porque o policial na linha de frente se vê operando sem apoio, acuado. Tenham em mente que tomar decisões atrás de uma mesa é muito diferente de tomar decisões no calor dos fatos, no front da ocorrência e em circunstâncias sempre únicas no dia-a-dia policial.
  • Sebastião
    31/12/1969
    Algemado toma quatro tiros de pistola .40, é isso mesmo?, sim, ou não?. só pra saber, e entender.
  • João Pedro
    31/12/1969
    Mais uma vez a PM provando que está totalmente desqualificada para realizar o trabalho que é paga pelo povo pra fazer ,nos dias de hoje , infelizmente a pessoa vira PM pra ter uma aposentadoria não é a toa que a maioria se encontra em fase de engorda,e ainda reclamam de salário ,para ficarem fazendo cara de mal para aqueles que o pagam estamos é pagando bem demais
  • Darsio
    31/12/1969 1 Curtiu
    Isso é no mínimo um completo despreparo policial. E, ainda a ala bolsonarista tenta aprovar projeto na Câmara Federal para simplesmente dar a polícia licença para matar sem qualquer tipo de penalidade. Negros, pobres e prostitutas que se protejam.
  • David
    31/12/1969
    Uma ação que resulta em morte é lamentável, sem dúvida. Só fico me perguntando se nós, no conforto das nossas casas. que não vivenciamos o ocorrido, temos real dimensão do ocorrido.
  • paulo
    31/12/1969
    E muito fácil criticar né, só quem passa na situação pode falar doido ninguém segura, pq a familia não si virou com ele então, si chamou a policia pq estava fora do controle.
  • Thiago
    31/12/1969 1 Curtiu
    Demonstra a falta de preparo e treinamento desse policial, merece ser exonerado da instituição.
  • PHABLO ROBERTO DE FARIA
    31/12/1969 2 Curtiram
    Entrendi... O rapaz agride policial, Samu, parte pra cima da polícia com facão e tudo bem...mas se o policial tivesse sido morto e ai? Foi um desfecho infeliz? Sim...mas fazer o quê neste caso? O rapaz tomou até disparo de choque e não se continha. Aí eu faço uma pergunta...qual o motivo desse rapaz ter agredido a todos? É muito fácil se esconder atrás de um SURTO para justificar suas atividades erradas...e você ZEL...pense antes de fara...esse rapaz poderia ter matado alguèm da sua familia com o facão...aí você não consideraria a intituição tão fracassada né?
  • kinho
    31/12/1969
    O policial e sua equipe devem serem responsabilizados por homícidio doloso com agravante da vítima estar totalmente incapacitada para se defender de tamanha covardia e despreparo desta força pública. Temos de ter medo da polícia e dos policiais pois eles tem ARMAS DE FOGO na cintura e infelizmente não estão preparados para usa-las.
  • Paulo Silva
    31/12/1969
    Infelizmente aconteceu o pior, o Samu e policiais atendem inúmeras ocorrências desses tipos, drogados e esquisofrênicos, eles viram um monstros nem hospitais psiquiátricos dão conta, quem tem familiares assim sabem o que estou falando, infelizmente essa ocorrência acabáveis-vos em tragédia… familiares traumatizados e profissionais sendo desligados dos seus sonhos e sequelados para sempre, daqui para adiante será muito comuns essas ocorrências as pessoas estão enlouquecendo…e quem vai nos apoiar…???
  • Anonimo
    31/12/1969
    Eu tive um vizinho policial que super tinha abuso de poder...a mulher dele sofria do mesmo problema como esse cara...eu ajudei ele qdo a mulher teve crise.. E sempre tinha abusos de poder em cima de nós...acham q pode tudo..
  • Joe
    31/12/1969
    A polícia ela existe pra casos como esse do contrário pra que teríamos ela ? Com certeza o rapaz era um santo que não merecia isso.....com um bom istorico ...a tia dele deveria ter levado ele pra casa
  • Anonimous
    31/12/1969 4 Curtiram
    Quem pede a extinção da polícia é porque ou é fora da lei, criminoso , bandido e iutras coisinhas mais. Agora, se alguem da redação puder nos ajudar a entender algo que intriga. Em entrevista ao vivo no canal de TV aqui da cidad (não mencionei o nome, não sei pode) a tia do rapaz falou totalmente o contrário, além de falar dos problemas que o jovem causava, disse que o rapaz tentou tomar a arma dos policiais, disse que se não fossem os policiais ele poderia ter matados todos. Pra quem falar alguma m... do meu comentário aqui, busca a reportagem e veja , da própria tia. Porque a mudança de versão ?
  • S. Souza
    31/12/1969
    Se o moço fica violento e agressivo a ponto de arma de choque não o deter, o primeiro problema é ter havido alta médica no hospital psiquiátrico. Vê-se da notícia que o moço estava algemado e mesmo assim foi baleado, com a resposta oficial dizendo que ele fora algemado na frente, o que não é o ideal para pessoa perigosas. Se o moço foi baleado já estando algemado, certamente que a ação policial não merece elogios.
  • lazara
    31/12/1969
    que triste,que dor dessa familia. policial sem preparo algum
  • Quem Passou sabe
    31/12/1969
    Policia Militar assim como qualquer instituição tem bons e maus funcionarios. Mais atualmente a PM deixou de ser defensora do povo e passou a ser os briguentos da escola se aham demais por serem intocavies pois um defefnde o outrto e se não defender te derrubam. Deve se mudar o codigo da policia e seus meios de julgamento, ate mesmo uso de camera em seus coletes, pois muitos deles são grossos estupidos e se acham demais. Precisei de uma viatura para desinteligencia com vizinho vieram e resolveu preccisei deles na UPA por fui ofendido pelo medico e conffrotato pelo segurança que chegou a rir na minha cara apos a policia chegar e dizer na minha cara que errado era eu por atrapalhar o serviço da policia, ou seja são mahos alfas nao saao protetores da comunidade commo eram um dia.. PM São Paulo estta quase no nivel mais critico que ja ouvi.
  • Vitor
    31/12/1969
    quem deveria proteger é a que mais mata! acho engraçado falaram \' AI QUANDO ENTRAREM NA SUA CASA CHAMA O BATMAN \" KKKKKKKKKK até os irmao de quebrada são melhores q os PM quando sua é invadida pq sabe que eles não fazem nada, a policia é tão boa e seguro que ate dentro da viatura acontece estupro
  • danilo
    31/12/1969
    Melhor ser julgado por sete que carregado num caixao por seis.
  • ELIANA
    31/12/1969
    Extinta tem que ser o bandidos e que defende eles .... Morre um nasce 10 . Falta é Polícia p nos defender .... Enquanto tem 100 bandidos tem um Policial . Tá difícil andar nessa Cidade ou em QQ outra
  • Darsio
    31/12/1969
    Mas, por que todas as vezes que a matéria trata dos trocentos e não últimos aumentos nos preços dos combustíveis, não se lê um único comentário dos bolsominions? Por que eles se calam? Será que é preciso colocar alguém para abrir a porteira para que eles possam sair do curral?
  • Rubens
    31/12/1969
    Tudo que acontece nas ocorrências é uma diferente da outra pois são milhares de ocorrências atendidas e ninguém sabe o final dessas ocorrências,pois uma simples discussão de churrasco pode se tornar uma tragédia,a Policia Militar que vai atender a uma ocorrência simplesmente vai sem saber de fato o que pode acontecer,então esse tipo de ocorrência é uma fatalidade que só quem estava no local pode falar o que ouve e se foi necessário usar arma de fogo é pq a vida dos Policiais estavam correndo risco de morte,tentaram de todas as formas usaram gás pimenta,arma de choque e mesmo assim não adiantou,essa é uma ocorrência a típica e que também deixou sequelas nos Policiais que são extremamente profissionais no que faz.
  • EZEQUIEL EVANGELISTA
    31/12/1969
    desculpa senhora se for verdade oque a sra relata que o rapaz estava algemado a sra tá completamente errada em afirmar que matou porque quis, nunca jamais matou porque é vagabundo, safado pilantra mal caráter e mal intencionado, alem de escroto assassino e psicopata, a sociedade corre serio risco com meliantes fardados armados e mal intencionados, esses são o lixo imundo da sociedade que pilantras dizem ser heróis do povo,kkk só se for do demônio e nos quintos dos infernos, de onde jamais deveriam ter saído.
  • EZEQUIEL EVANGELISTA
    31/12/1969
    respondendo ao anonimus, não faça isso, não seja otário, defender quem não te defende, responde aí o que um policial passa de tão terrível no dia a dia, hááá vá te catar, pelo que vemos, ficam em postos mexendo em celulares, de boa batendo papo com donos de mercados, e as vezes numa boa sombra de arvores pela cidade, e depois na hora do rush fazer um comando pra multar e ferrar com quem pega no pesado, oras esses caras não sabem o que é vida dura, e quando coisa quando aperta um milimetro, simples sentam o dedo, kkk isso é que é trabalho duro né seu inocente, de mais a mais se for trabalho duro quem não aguentar pede pra cagar e sai, vai capinar cafe debaixo do sol do meio dia, kkk morrem na primeira semana.
Veja mais Polícia

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001