29 de novembro de 2021

Nossas Letras

ZELITA VERZOLA

Consciência

Muitos tentaram, muitos tentam defini-la. O que parece mais plausível é tentar compreender o que é ter consciência. Enquanto pensadores admiráveis dizem que é ter consciência de si, outros tantos, não menos admiráveis, dizem que é ter consciência do outro. Talvez seja a junção das duas abordagens a desatadora do nó.

Nossas Letras 22/10/2021
Zelita Verzola
especial para o GCN
Muitos tentaram, muitos tentam defini-la. O que parece mais plausível é tentar compreender o que é ter consciência. Enquanto pensadores admiráveis dizem que é ter consciência de si, outros tantos, não menos admiráveis, dizem que é ter consciência do outro. Talvez seja a junção das duas abordagens a desatadora do nó. Por quê? Será que é possível ter consciência do outro sem a ter de si mesmo? Ou vice-versa? Partindo dessas considerações chega-se inevitavelmente a uma macro questão. Quem não tem consciência do que é tê-la pode dirigir outros? Pode. Quando muitos são mantidos na ignorância, mais fácil para a mesma assumir comandos. Um drama que a humanidade precisaria transformar em um enredo mais feliz.

 

 

 



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Textos

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001