29 de novembro de 2021

Nossas Letras

ANA PAULA FONSECA

'Muito prazer, sou o Betinho'

A trajetória de Herbert de Souza, mais conhecido como Betinho, poderá ser desvendada em nova obra a ser lançada pela editora Moderna no próximo dia 3 de novembro, data em que o sociólogo completaria 86 anos. A transmissão (assista pela página do Youtube da Moderna) será realizada com a participação do filho do Betinho, Daniel Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania. Leia mais do artigo de Ana Paula Fonseca.

Nossas Letras 29/10/2021
Ana Paula Fonseca
especial para o GCN
A trajetória de Herbert de Souza, mais conhecido como Betinho, poderá ser desvendada em nova obra a ser lançada pela editora Moderna no próximo dia 3 de novembro, data em que o sociólogo completaria 86 anos. A transmissão (assista pela página do Youtube da Moderna) será realizada com a participação do filho do Betinho, Daniel Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania, do autor da obra, José Roberto Torero, e da Coordenadora pedagógica do Colégio E. Herbert de Souza, Deuscélia Rocha.

Dividida em sete capítulos, com um texto direto, explicativo e leve, a biografia, voltada para o público infanto-juvenil, mostra as diversas lutas que Betinho travou ao longo de sua vida, abordando sua história pessoal e seu envolvimento na luta por um país mais igualitário. Os leitores poderão conhecer como Betinho se tornou uma referência para muitas gerações no Brasil, ao mobilizar o país, no início dos anos 1990, na Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, mais conhecida popularmente como a Campanha contra a Fome.

Com a autoria do escritor José Roberto Torero, que assume a voz do biografado e escreve o texto em 1ª pessoa, e com ilustrações de Catarina Bessel, a obra "Muito prazer, sou o Betinho: a vida do sociólogo Herbert de Souza" conta importantes fatos como quando Betinho driblou por diversas vezes a morte. Ainda jovem, em sua cidade natal, Boicaiúva, MG, descobriu, em decorrência de um pequeno acidente, que era hemofílico, um distúrbio que impede a coagulação do sangue e requer transfusões para estancar os sangramentos. Dois de seus irmãos, o cartunista Henfil e músico Chico Mário, também sofriam da doença.

Desde a juventude em Minas Gerias, Betinho sempre foi muito dedicado à sua família e, desde cedo, integrou a Juventude Estudantil Católica (JEC). Cada vez mais conectado com causas sociais, Herbert avançou no campo democrático, o que o fez se aproximar das lideranças da União Nacional dos Estudantes (UNE) e que lhe renderam até um convite para a visita à União Soviética, em 1961.

As passagens dramáticas na luta pela vida e suas batalhas políticas são ponto alto da obra. Durante a ditadura militar, Betinho sofreu perseguição política e foi preso pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS). Buscou exílio em países como Chile, Uruguai, Canadá e França, até voltar ao Brasil em 1979, quando foi assinada a Lei de Anistia. Betinho se dedicou a lutar contra a miséria no Brasil até falecer, em 1997, vítima da aids, doença contraída após uma transfusão de sangue em uma época que pouco se sabia sobre o vírus.

A Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida virou um fenômeno nacional de mobilização da sociedade e até hoje realiza projetos em todo o país nas áreas de saúde, educação, cultura e geração de emprego e renda, beneficiando grupos de idosos, mulheres, crianças e jovens das comunidades. À época de sua fundação, uma pesquisa do Ibope mostrou que 95% da população apoiava a campanha. E 30% das pessoas participaram de alguma forma. Em 1994, a entidade lançou sua mais importante campanha, o Natal Sem Fome, que já levou alimentos para mais de 20 milhões de pessoas por todo o Brasil.

"Muito Prazer, sou o Betinho" convida todos os que nasceram nesse milênio a conhecer a trajetória do sociólogo, que desempenhou papel tão importante no passado do país, mas que se mantém referência para o futuro que almejamos.

Serviço

Título: Muito prazer, sou o Betinho

Lançamento: 3/11 às 19h

Transmissão: Youtube da Editora Moderna

Sobre a Editora Moderna

Atua há mais de 50 anos com o compromisso de educar para um mundo em constante movimento, compreendendo cada ecossistema formativo para ajudar a construir projetos de vida alinhados às expectativas de cada indivíduo. Com uma equipe de autores e especialistas que conhecem as necessidades do brasileiro e das instituições de ensino públicas e privadas, a Moderna investe em pesquisas, inovações e novas metodologias para criar e elaborar conteúdos didáticos, literários e projetos educacionais efetivos.

Desde 2001, como parte da Santillana, grupo editorial e de educação presente em 22 países, a Moderna contribui com projetos sociais de fomento à educação e à cultura, em parceria com a Fundação Santillana e outras entidades do setor. Também apoia a formação de professores e gestores, com a realização de cursos, oficinas e seminários gratuitos e a disponibilização de obras de referência para fomentar reflexões e políticas públicas em prol da melhoria da qualidade do ensino.

 



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Textos

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001