29 de novembro de 2021

Nossas Letras

JÚLIA NASCIMENTO

Alfabetização

Comemorado em 14 de novembro, o Dia Nacional da Alfabetização tem significado importante, principalmente em tempos de tanta discussão sobre a educação no Brasil. Geralmente iniciado aos seis anos de idade, o processo de alfabetização vai além de ensinar a escrita e a leitura. Leia mais no artigo de Júlia Nascimento.

Nossas Letras 12/11/2021
Júlia Nascimento
especial para o GCN
Comemorado em 14 de novembro, o Dia Nacional da Alfabetização tem significado importante, principalmente em tempos de tanta discussão sobre a educação no Brasil. Geralmente iniciado aos seis anos de idade, o processo de alfabetização vai além de ensinar a escrita e a leitura. A doutora em Neurociência Educacional Thais Faria destaca que os estímulos para o desenvolvimento do cérebro ainda no início da vida são responsáveis por um bom processo de alfabetização e também de interpretação, que pode ser levado por toda a vida.

Thais é neurocientista, mestre em educação e pós doutoranda em Neurociência Educacional. Em sua especialização, ela adaptou a metodologia da neurociência da medicina para a educação. Professora de ensino superior e diretora do Instituto Thais Faria Coelho, já formou mais de 30 turmas em seu curso de pós-graduação.

O processo de preparação do cérebro para a alfabetização é essencial para o desenvolvimento da criança. Atividades como colagem, argila e até mesmo engatinhar estimulam o cérebro, como aponta Thais. "O precursor da neurociência, Dr. Glenn Doman, descobriu que movimentos simples, como o movimento pinça, são essenciais para o desenvolvimento de determinadas habilidades que serão utilizadas por toda existência. Para treinar e desenvolver o movimento de pinça nas crianças, podemos oferecer ferramentas que trabalhem com essa atividade, como argila e massinhas de modelar, por exemplo", explica Thais.

O desenvolvimento motor passa por diversas etapas ao longo da vida, de acordo com a fase que o indivíduo se encontra. Esse estímulo de aprendizado antes do processo de alfabetização é benéfico e pode ser feito desde muito cedo, com bebês.

Ainda de acordo com estudos do Dr. Glenn, o engatinhar é importantíssimo para ativar as áreas de leitura, interpretação de texto e alfabetização. "O incentivo à leitura também é um importante passo no processo de alfabetização. Desde cedo, até mesmo antes de entenderem as palavras, as crianças devem criar hábitos de leitura. A alfabetização é um passo da liberdade. Ao aprender a ler, aprende-se a compreender o mundo e tudo o que ele pode oferecer", completa a neurocientista.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Textos

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001