29 de novembro de 2021

Franca

BLACK FRIDAY

Promoções com falsos descontos estão na mira do Procon

O Procon de Franca dá orientações de como consumidores podem evitar fraudes e problemas durante as compras da Black Friday nesta sexta-feira, 26.

Franca 4 dias atrás
Vinícius Nunes
da Redação
Vinícius Nunes/GCN
Populares andando pelo calçadão da rua Voluntários da Franca, no Centro
Com a chegada da Black Friday nesta sexta-feira, 26, o Procon de Franca, órgão de defesa do consumidor, dá algumas orientações aos consumidores para o momento de fazer as compras. Dentre as dicas, o órgão explica como verificar a veracidade de um link, como identificar falsas promoções, quais os prazos para devoluções e outras orientações.

O Procon orienta que é importante que o consumidor faça uma lista dos produtos que tem interesse, para estipular um limite de gasto para que evite futuras dívidas. Com a lista, é possível conferir a evolução dos preços, seja em folhetos ou sites, para que se identifique a veracidade dos descontos. Poderão ser denunciados ao órgão de defesa do consumidor, produtos com falsos descontos - quando a empresa afirma ser uma promoção, mas o produto teve apenas um aumento no preço dias antes da Black Friday.

Para compras online, é preciso verificar se o site é confiável, além de conferir se o site é nacional ou internacional. No caso de empresas estrangeiras, o Procon orienta que a compra seja feita com atenção, pois, em algumas ocasiões, despesas e taxas não são incluídas e divulgadas nos anúncios. Em casos de sites que não possuam representantes no Brasil, as regras do Código de Defesa do Consumidor não se aplicam.

O órgão alerta que, depois de concluída a compra online, o consumidor tem sete dias para cancelar, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta. Quando a compra é feita a distância, seja por telefone ou internet, o prazo para devoluções devem ser informados antecipadamente.

Quando promoções são recebidas por e-mail ou pelas redes sociais, o Procon orienta que é preciso ter cautela, consultando a página oficial da loja e sugere que a consulta seja feita digitando o endereço do site.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Local

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001